Valores



AMOR

AMIZADE

COLEGUISMO

COMPANHEIRISMO

FÉ 

PAZ

RESPEITO

SOLIDARIEDADE



SENTIMENTOS POSITIVOS QUE FAZEM DIFERENÇA!



1  LAÇOS E ABRAÇOS...    

                
 
M - Laços coloridos de TNT. 

F - Dispersos no ambiente, em pé. 

D - Os laços serão distribuídos sobre as classes da sala de aula antes da chegada dos alunos. Quando os mesmos entrarem na sala, a Professora solicitará que escolham uma cor de laço e se posicionem ao lado da classe correspondente. Ao sinal da educadora, os alunos pegarão seus laços e terão que formar grupos com os colegas que escolheram a mesma cor para executarem os comandos que serão dados. 

Por exemplo: 

  • Abraçar os colegas que têm laços da mesma cor; 

  • Abraçar os colegas que têm laços de cores diferentes;

  • Apertar a mão dos colegas que têm laços de uma determinada cor;

  • Dar 3 beijinhos nos colegas que têm laços de uma determinada cor.

Obs.: Não esqueça de solicitar a participação dos alunos oportunizando aos mesmos sugerirem ações diferentes para serem executadas.




2 APRESENTANDO O COLEGA  

 
 

M - Pedaços de papéis em branco e canetas. 

F - Alunos em círculo de testa, sentados. 

D - Distribuir um pedaço de papel e uma caneta para cada aluno. Solicitar que escrevam seus nomes, suas idades e uma qualidade sua. Os alunos poderão acrescentar mais informações pessoais se quiserem. Os papeis deverão ser organizados no centro do círculo. A Professora convidará um aluno para iniciar a brincadeira, o qual deverá pegar um dos papeis e ler em voz alta. O aluno que escreveu então se levanta e vai ao encontro do colega trocar um abraço. Após, escolherá um outro papel e apresentará o próximo colega.
 

3 LEGAL, LEGAL, LEGAL
   

Olá, como vai? (aperto de mãos - lado direito)

Olá, como vai? (aperto de mãos - lado esquerdo)

Eu vou bem! (tocar o seu peito com as mãos e fazer sinal de positivo)

Eu vou bem! (tocar o seu peito com as mãos e fazer sinal de positivo)

E você vai bem também! (apontar com os dedos indicadores para o colega que está à frente e fazer sinal de positivo)

Legal, legal, legal, legal, legal, legal, legal ... 2x (cruzar um dos braços com o colega e deslocar-se rodando para um lado e outro; repetir com o braço oposto



F - Alunos em duplas dispersas pelo ambiente da aula, em pé. 

D - Inicialmente a Professora cantará e mostrará os movimentos descritos na letra acima para os alunos. Após, o grupo cantará e executará os mesmos. 

Dica: Construir uma coreografia explorando diferentes movimentos com os alunos.




4 O GALO
 
O Galo quebrou o bico
O Galo não pode bicar
O Galo quebrou o bico, quebrou o bico e não bicar! 

O Galo furou um olho
O Galo não pode enxergar
O Galo furou um olho, furou um olho e não pode enxergar!

O Galo furou outro olho
O Galo não pode enxergar
O Galo furou outro olho, furou outro olho e não pode enxergar!

O Galo quebrou uma asa
O Galo não pode voar
O Galo quebrou uma asa, quebrou uma asa e não pode voar!

O Galo quebrou outra asa
O Galo não pode voar
O Galo quebrou outra asa, quebrou outra asa e não voar!

O Galo quebrou uma perna
O Galo não pode andar
O Galo quebrou uma perna, quebrou uma perna e não andar!

O Galo quebrou outra perna
O Galo não pode andar
O Galo quebrou outra perna, quebrou outra perna e não andar!

O Galo quebrou bico
Furou um olho
Furou outro olho
Quebrou uma asa
Quebrou outra asa
Quebrou uma perna
Quebrou outra perna

Ele não pode bicar
Não pode olhar
Não pode voar 
E não andar

Vamos cuidar do Galo?

F -  Alunos em círculo de testa, em pé. 

D - A Professora cantará e dançará com os alunos a música explorando os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma. Após, cantar e dançar conversará com os alunos sobre a importância de cuidar dos bichos e também de respeitar as diferenças entre as pessoas.


5 SILÊNCIO


Silêncio, silêncio (tocar o indicador na boca fazendo movimentos para frente e para trás)

A Profe quer falar (substituir a palavra Profe pelo nome da pessoa que vai falar)

Se não houver silêncio (movimento de negação)

Ninguém vai escutar! (duas mãos à frente do corpo com as palmas voltadas para cima)



D - A Professora ensinará a música às crianças destacando a importância do escutar, principalmente quando outras pessoas desejam falar. Iniciar a música quando houver a necessidade de chamar a atenção da Turma nesse sentido.




6 PARABÉNS PRA VOCÊ!
       
Parabéns pra você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida!



Cantar o "Parabéns pra você!" se traduz em momento de alegria e homenagem a uma determinada pessoa ou data comemorativa.  Por exemplo: Aniversários dos alunos, Aniversário da Escola, Dia das Crianças...

Lembre-se de cantá-lo para todas as crianças! Elas adoram.       


7 PALAVRAS MÁGICAS

Bom dia, com licença, desculpe, por favor

Obrigado, obrigado pelo gesto de amor!


Bom dia, com licença, desculpe, por favor

Obrigado, obrigado pelo gesto de amor!


Vamos usar as palavras mágicas, mágicas, mágicas, mágicas...

Vamos usar as palavras mágicas, mágicas, mágicas, mágicas...


Essas palavras mágicas

São as chaves do coração

Pois elas fazem parte da boa educação


F -  Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora cantará e construirá diferentes movimentos explorando a letra da música com as crianças.


8 DESLOCANDO-SE EM DUPLAS  Resultado de imagem para brincadeiras de correr


M -  Tiras de TNT.

F -  Alunos em duplas, em pé.

D - A Professora distribuirá uma fita para cada dupla. Os alunos ficarão lado a lado, aproximarão seus pés (direito e esquerdo) e amarrarão as fitas nos tornozelos. Ao comando, as duplas tentarão deslocar-se pelo ambiente da aula livremente. Quando solicitado, os alunos deverão parar e formar novas duplas.



9 PASSANDO PELO BAMBOLÊ  Imagem relacionada




M -  1 bambolê.


F -  Alunos em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.

D - A Professora colocará o bambolê entre dois alunos. Ao seu comando, um deles iniciará a brincadeira tendo que passar por dentro do mesmo, sem soltar as mãos. E, assim continuará até que todos tenham participado.


Variação:  Disponibilizar dois bambolês para a  brincadeira. Assim a mesma ficará mais divertida e os alunos terão que estar mais atentos aos movimentos cooperando uns com os outros para que todos consigam vencer o desafio.



10 EQUILIBRANDO O BASTÃO  Resultado de imagem para imagem de bastao de madeira


M -  Bastões de madeira (feitos com cabos de vassouras).

F -  Alunos em duplas, de mãos dadas, em pé.


D - A Professora dará para cada dupla 1 bastão. As mesmas estarão sobre a linha lateral da quadra. Ao comando, terão que colocar o bastão sobre seus pés (pé direito de um e esquerdo de outro) e o carregar até a outra linha lateral da quadra, cooperando para não deixá-lo cair. Caso caia, a dupla colocará o bastão novamente sobre seus pés tentando atingir o objetivo traçado, que é atravessar a quadra equilibrando o bastão.

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