AMOR
AMIZADE
COLEGUISMO
COMPANHEIRISMO
FÉ
PAZ
RESPEITO
SOLIDARIEDADE
SENTIMENTOS POSITIVOS QUE FAZEM
DIFERENÇA!
M - Laços coloridos de TNT.
F - Dispersos no ambiente, em pé.
D - Os laços serão distribuídos sobre as classes da sala de aula antes da chegada dos alunos. Quando os mesmos entrarem na sala, a Professora solicitará que escolham uma cor de laço e se posicionem ao lado da classe correspondente. Ao sinal da educadora, os alunos pegarão seus laços e terão que formar grupos com os colegas que escolheram a mesma cor para executarem os comandos que serão dados.
Por exemplo:
F - Dispersos no ambiente, em pé.
D - Os laços serão distribuídos sobre as classes da sala de aula antes da chegada dos alunos. Quando os mesmos entrarem na sala, a Professora solicitará que escolham uma cor de laço e se posicionem ao lado da classe correspondente. Ao sinal da educadora, os alunos pegarão seus laços e terão que formar grupos com os colegas que escolheram a mesma cor para executarem os comandos que serão dados.
Por exemplo:
- Abraçar os colegas que têm laços da mesma cor;
- Abraçar os colegas que têm laços de cores diferentes;
- Apertar a mão dos colegas que têm laços de uma determinada cor;
- Dar 3 beijinhos nos colegas que têm laços de uma determinada cor.
Obs.: Não esqueça de solicitar a
participação dos alunos oportunizando aos mesmos sugerirem ações diferentes
para serem executadas.
3 LEGAL, LEGAL, LEGAL
O Galo quebrou uma perna
O Galo quebrou outra perna
O Galo quebrou bico
2 APRESENTANDO
O COLEGA
M - Pedaços de papéis em branco e canetas.
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - Distribuir um pedaço de papel e uma caneta para cada aluno. Solicitar que escrevam seus nomes, suas idades e uma qualidade sua. Os alunos poderão acrescentar mais informações pessoais se quiserem. Os papeis deverão ser organizados no centro do círculo. A Professora convidará um aluno para iniciar a brincadeira, o qual deverá pegar um dos papeis e ler em voz alta. O aluno que escreveu então se levanta e vai ao encontro do colega trocar um abraço. Após, escolherá um outro papel e apresentará o próximo colega.
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - Distribuir um pedaço de papel e uma caneta para cada aluno. Solicitar que escrevam seus nomes, suas idades e uma qualidade sua. Os alunos poderão acrescentar mais informações pessoais se quiserem. Os papeis deverão ser organizados no centro do círculo. A Professora convidará um aluno para iniciar a brincadeira, o qual deverá pegar um dos papeis e ler em voz alta. O aluno que escreveu então se levanta e vai ao encontro do colega trocar um abraço. Após, escolherá um outro papel e apresentará o próximo colega.
3 LEGAL, LEGAL, LEGAL
Olá, como vai? (aperto de mãos - lado direito)
Olá, como vai? (aperto de mãos -
lado esquerdo)
Eu vou bem! (tocar o seu peito com as mãos e fazer
sinal de positivo)
Eu vou bem! (tocar o seu peito com as mãos e fazer sinal de
positivo)
E você vai bem também! (apontar com
os dedos indicadores para o colega que está à frente e fazer sinal
de positivo)
Legal, legal, legal, legal, legal, legal, legal ... 2x (cruzar
um dos braços com o colega e deslocar-se
rodando para um lado e outro; repetir com o braço oposto
F - Alunos em duplas dispersas pelo ambiente da aula, em
pé.
D - Inicialmente a Professora cantará e mostrará os movimentos descritos na letra acima para os alunos. Após, o grupo cantará e executará os mesmos.
Dica: Construir uma coreografia explorando diferentes movimentos com os alunos.
D - Inicialmente a Professora cantará e mostrará os movimentos descritos na letra acima para os alunos. Após, o grupo cantará e executará os mesmos.
Dica: Construir uma coreografia explorando diferentes movimentos com os alunos.
4 O GALO
O Galo
quebrou o bico
O Galo não
pode bicar
O Galo
quebrou o bico, quebrou o bico e não bicar!
O Galo furou
um olho
O Galo não
pode enxergar
O Galo furou
um olho, furou um olho e não pode enxergar!
O Galo furou
outro olho
O Galo não
pode enxergar
O Galo furou
outro olho, furou outro olho e não pode enxergar!
O Galo
quebrou uma asa
O Galo não
pode voar
O Galo
quebrou uma asa, quebrou uma asa e não pode voar!
O Galo
quebrou outra asa
O Galo não
pode voar
O Galo quebrou
outra asa, quebrou outra asa e não voar!
O Galo quebrou uma perna
O Galo não
pode andar
O Galo
quebrou uma perna, quebrou uma perna e não andar!
O Galo quebrou outra perna
O Galo não
pode andar
O Galo
quebrou outra perna, quebrou outra perna e não andar!
O Galo quebrou bico
Furou um olho
Furou outro
olho
Quebrou uma
asa
Quebrou outra
asa
Quebrou uma
perna
Quebrou outra
perna
Ele não pode
bicar
Não pode
olhar
Não pode
voar
E não andar
Vamos cuidar
do Galo?
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora cantará e dançará com os alunos a música
explorando os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma. Após, cantar
e dançar conversará com os alunos sobre a importância de cuidar dos bichos e
também de respeitar as diferenças entre as pessoas.
Silêncio,
silêncio (tocar o indicador na boca
fazendo movimentos para frente e para trás)
A Profe quer
falar (substituir a palavra Profe
pelo nome da pessoa que vai falar)
Se não
houver silêncio (movimento de
negação)
Ninguém vai
escutar! (duas mãos à frente do corpo
com as palmas voltadas para cima)
D - A Professora ensinará a música às crianças destacando
a importância do escutar, principalmente quando outras pessoas desejam falar.
Iniciar a música quando houver a necessidade de chamar a atenção da Turma nesse
sentido.
6 PARABÉNS PRA VOCÊ!
Parabéns pra
você
Nesta data
querida
Muitas
felicidades
Muitos anos
de vida!
Cantar o
"Parabéns pra você!" se traduz em momento de alegria e homenagem a
uma determinada pessoa ou data comemorativa. Por exemplo: Aniversários
dos alunos, Aniversário da Escola, Dia das Crianças...
Lembre-se de
cantá-lo para todas as crianças! Elas adoram.
8 DESLOCANDO-SE EM DUPLAS
M - Tiras de TNT.
F - Alunos em duplas, em pé.
7 PALAVRAS MÁGICAS
Bom dia, com licença, desculpe, por favor
Obrigado, obrigado pelo gesto de amor!
Bom dia, com licença, desculpe, por favor
Obrigado, obrigado pelo gesto de amor!
Vamos usar as palavras mágicas, mágicas, mágicas,
mágicas...
Vamos usar as palavras mágicas, mágicas, mágicas,
mágicas...
Essas palavras mágicas
São as chaves do coração
Pois elas fazem parte da boa educação
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora cantará e construirá diferentes
movimentos explorando a letra da música com as crianças.
M - Tiras de TNT.
F - Alunos em duplas, em pé.
D - A Professora distribuirá uma fita para cada dupla. Os alunos ficarão lado a lado, aproximarão seus pés (direito e esquerdo) e amarrarão as fitas nos tornozelos. Ao comando, as duplas tentarão deslocar-se pelo ambiente da aula livremente. Quando solicitado, os alunos deverão parar e formar novas duplas.
9 PASSANDO PELO BAMBOLÊ
M - 1 bambolê.
F - Alunos em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.
Variação: Disponibilizar dois bambolês para a brincadeira. Assim a mesma ficará mais divertida e os alunos terão que estar mais atentos aos movimentos cooperando uns com os outros para que todos consigam vencer o desafio.
10 EQUILIBRANDO O BASTÃO
9 PASSANDO PELO BAMBOLÊ
M - 1 bambolê.
F - Alunos em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.
D - A Professora colocará o bambolê entre dois alunos. Ao seu comando, um deles iniciará a brincadeira tendo que passar por dentro do mesmo, sem soltar as mãos. E, assim continuará até que todos tenham participado.
Variação: Disponibilizar dois bambolês para a brincadeira. Assim a mesma ficará mais divertida e os alunos terão que estar mais atentos aos movimentos cooperando uns com os outros para que todos consigam vencer o desafio.
10 EQUILIBRANDO O BASTÃO
M - Bastões de madeira (feitos com cabos de vassouras).
F - Alunos em duplas, de mãos dadas, em pé.
D - A Professora dará para cada dupla 1 bastão. As mesmas estarão sobre a linha lateral da quadra. Ao comando, terão que colocar o bastão sobre seus pés (pé direito de um e esquerdo de outro) e o carregar até a outra linha lateral da quadra, cooperando para não deixá-lo cair. Caso caia, a dupla colocará o bastão novamente sobre seus pés tentando atingir o objetivo traçado, que é atravessar a quadra equilibrando o bastão.
F - Alunos em duplas, de mãos dadas, em pé.
D - A Professora dará para cada dupla 1 bastão. As mesmas estarão sobre a linha lateral da quadra. Ao comando, terão que colocar o bastão sobre seus pés (pé direito de um e esquerdo de outro) e o carregar até a outra linha lateral da quadra, cooperando para não deixá-lo cair. Caso caia, a dupla colocará o bastão novamente sobre seus pés tentando atingir o objetivo traçado, que é atravessar a quadra equilibrando o bastão.
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