Conhecer e reconhecer as diferentes partes do corpo para respeitar e valorizar!
1 ANDA,
ANDA...
Anda, anda, anda
Anda, vai andando
Anda, anda, anda
Até mandar parar...
Parou!
Corre, corre, corre
Corre, vai correndo
Corre, corre, corre
Até mandar parar...
Parou!
F - Crianças dispersas pelo ambiente da aula, em pé.
D - Primeiramente, cantar às crianças e solicitar
que as mesmas realizem os movimentos propostos na música. Após cantar, Parou! você pode pedir que as mesmas
identifiquem e aproximem diferentes partes do corpo. Por exemplo: pé com pé;
mão com mão; cabeça com cabeça... Ou, apenas pedir que mantenham o movimento
por um tempo determinado.
2 CABEÇA, OMBRO,
JOELHO E PÉ!
Cabeça, ombro, joelho e pé! Joelho e pé!
Cabeça, ombro, joelho e pé! Joelho e pé!
Olhos, ouvidos, boca e nariz!
Cabeça, ombro, joelho e pé! Joelho e pé!
F - Crianças em círculo de testa, em pé.
D - Cantar solicitando às crianças que apontem ou toquem
as diferentes partes do corpo citadas na música. Para aumentar o grau de
dificuldade, apenas apontar uma parte do corpo e cantar a próxima. Por exemplo:
(cabeça: apenas aponta ou toca) e inicie cantando em (ombro). Utilize a
sequência da letra e some as palavras (cabeça, ombro: apenas aponta ou toca) e
inicie cantando em (joelho). Você pode também trabalhar apenas cantando a
música e variar a velocidade na qual ela é cantada. Inicie de forma lenta e vá
acelerando...
3 ESTÁTUA
Mão na cabeça
Mão na cintura
Um pé na frente
O outro atrás
Agora ninguém pode se mexer...
Estátua!
Um braço pra cima
Um braço pra frente
Cruzando as pernas
Bumbum para trás
Agora ninguém pode se mexer...
Estátua!
Rodando, rodando
Braços esticados
Não pode parar
Continue rodando
Quero saber quem é que consegue ficar parado...
Mexendo a cabeça
Mexendo as mãos
Faz um chique cheique
Até o show
Quero saber quem é que consegue ficar parado...
A gente vai ter que rodar
Roda, roda no lugar
Ninguém aqui pode cair
Eu vou contar pra terminar...
3, 2, 1 ... Estátua
F - Crianças dispersas pela sala, em pé.
D - Cantar a música executando movimentos que a letra
solicita. Quando o grupo cantar "Estátua!" todos deverão ficar
imóveis. Se for cantada sem o acompanhamento de CD, a professora poderá
comandar a brincadeira determinando o tempo no qual as crianças sustentarão o
movimento.
4 LEVANTAR UM BRAÇO ...
Levantar um braço,
Levantar o outro,
Bater uma palma,
Mexer o pescoço!
Põe as mãos na cintura,
Dá uma rebolinha,
Agora uma voltinha!
Olha para um lado,
Olha para o outro...
Procura um colega
E dá um abraço!
F - Crianças dispersas pela sala, em pé.
D - Cantar a música executando os movimentos que a letra
solicita. Você pode interferir na letra e solicitar outros movimentos para
serem executados e oportunizar a participação das crianças pedindo que as
mesmas também sugiram diferentes movimentos para serem realizados pelos
colegas. Por exemplo: colocar as mãos na cabeça; dar uma sambadinha; procurar
um amigo e dar um beijo, um aperto de mãos..
5 EU CONHEÇO UM
JACARÉ
Eu conheço um
jacaré
Que gosta de
comer
Escondam seu
nariz
Se não o
jacaré
Come seu
nariz e o dedão do pé
Eu conheço um
jacaré
Que gosta de
comer
Escondam seus
olhinhos
Se não o
jacaré
Come seus
olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um
jacaré
Que gosta de
comer
Escondam suas
orelhas
Se não o
jacaré
Come suas
orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um
jacaré
Que gosta de
comer
Escondam sua
boca
Se não o
jacaré
Come sua boca
e o dedão do pé
8 ALONGUE SEU CORPO!
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora comandará o alongamento solicitando aos alunos que realizem diferentes movimentos.
Com as pernas afastadas e estendidas:
1. Estender os dois braços acima da cabeça;
2. Estender os dois braços à frente do tronco, entrelaçando os dedos e aproximando as palmas das mãos;
3. Projetar o tronco para frente com os braços estendidos, tentar tocar as pontas dos pés;
Com as pernas unidas e estendidas:
F - Alunos em
círculo, em pé.
D - Cantar a música executando os
movimentos que a letra solicita. Citar diferentes partes do corpo para serem
escondidas evitando que o jacaré as encontre para comer.
6 SIMON DISSE PARA TOCAR ...
F - Alunos em fileira, em pé.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para ser o SIMON. Esse iniciará a brincadeira dizendo para os colegas tocarem uma determinada parte de seu corpo. Para tal utilizará a seguinte frase para dar o comando: SIMON DISSE PARA TOCAR O NARIZ! Após, os colegas identificarem e tocarem a parte sugerida, o Simon dará um novo comando. A Professora substituirá o SIMON oportunizando às crianças que desejarem o comando da brincadeira.
7 PEGUE A BOLA!
M - Bolas coloridas (de plástico ou papel).
F - Alunos em duas fileiras, frente a frente, sentados.
7 PEGUE A BOLA!
M - Bolas coloridas (de plástico ou papel).
F - Alunos em duas fileiras, frente a frente, sentados.
D - A Professora organizará duplas entre as fileiras e dará uma bola para que as mesmas a coloquem entre si. Iniciará a brincadeira sugerindo que os alunos toquem diferentes partes do corpo e na sequência citará BOLA, a qual deverá ser pega primeiramente por um dos alunos. Por exemplo: Mãos na cabeça; Mãos nas pernas; Mãos na barriga; Mãos nas orelhas; Mãos nos joelhos; BOLA. E, assim, continuará citando as diferentes partes do corpo para que as crianças as identifiquem rapidamente e fiquem atentas à palavra BOLA para pegá-la antes do seu colega.
Variação: entre as partes do corpo, você poderá dizer CÉU (alunos deverão levantar os braços acima da cabeça) ou CHÃO (alunos deverão tocar as mãos no chão).
Variação: entre as partes do corpo, você poderá dizer CÉU (alunos deverão levantar os braços acima da cabeça) ou CHÃO (alunos deverão tocar as mãos no chão).
8 ALONGUE SEU CORPO!
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora comandará o alongamento solicitando aos alunos que realizem diferentes movimentos.
Com as pernas afastadas e estendidas:
1. Estender os dois braços acima da cabeça;
2. Estender os dois braços à frente do tronco, entrelaçando os dedos e aproximando as palmas das mãos;
3. Projetar o tronco para frente com os braços estendidos, tentar tocar as pontas dos pés;
Com as pernas unidas e estendidas:
1. Apoiar-se na perna direita e flexionar a perna esquerda segurando-a pelo pé com a mão esquerda. Repetir o exercício apoiando-se na perna esquerda;
2. Ficar na ponta dos pés e estender os braços acima da cabeça;
3. Braços ao longo do corpo, inclinar a cabeça em direção ao ombro direito e depois para o lado esquerdo. Na sequência, inclinar para frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário