Corpo Humano




 Conhecer e reconhecer as diferentes partes do corpo para respeitar e valorizar!





1 ANDA, ANDA...

Anda, anda, anda
Anda, vai andando
Anda, anda, anda
Até mandar parar...
Parou!

Corre, corre, corre
Corre, vai correndo
Corre, corre, corre
Até mandar parar...
Parou!

F - Crianças dispersas pelo ambiente da aula, em pé.

D - Primeiramente, cantar às crianças e solicitar que as mesmas realizem os movimentos propostos na música. Após cantar, Parou! você pode pedir que as mesmas identifiquem e aproximem diferentes partes do corpo. Por exemplo: pé com pé; mão com mão; cabeça com cabeça... Ou, apenas pedir que mantenham o movimento por um tempo determinado.



2 CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ!
 
Cabeça, ombro, joelho e pé!  Joelho e pé!
Cabeça, ombro, joelho e pé! Joelho e pé!
Olhos, ouvidos, boca e nariz!
Cabeça, ombro, joelho e pé! Joelho e pé!

F - Crianças em círculo de testa, em pé.

D - Cantar solicitando às crianças que apontem ou toquem as diferentes partes do corpo citadas na música. Para aumentar o grau de dificuldade, apenas apontar uma parte do corpo e cantar a próxima. Por exemplo: (cabeça: apenas aponta ou toca) e inicie cantando em (ombro). Utilize a sequência da letra e some as palavras (cabeça, ombro: apenas aponta ou toca) e inicie cantando em (joelho). Você pode também trabalhar apenas cantando a música e variar a velocidade na qual ela é cantada. Inicie de forma lenta e vá acelerando...




 



3 ESTÁTUA



Mão na cabeça

Mão na cintura

Um pé na frente

O outro atrás

Agora ninguém pode se mexer...

Estátua!



Um braço pra cima

Um braço pra frente

Cruzando as pernas
Bumbum para trás
Agora ninguém pode se mexer...
Estátua!

Rodando, rodando
Braços esticados

Não pode parar
Continue rodando

Quero saber quem é que consegue ficar parado...

Mexendo a cabeça
Mexendo as mãos

Faz um chique cheique
Até o show

Quero saber quem é que consegue ficar parado...

A gente vai ter que rodar
Roda, roda no lugar

Ninguém aqui pode cair
Eu vou contar pra terminar...

3, 2, 1 ... Estátua


F - 
Crianças dispersas pela sala, em pé.

D - Cantar a música executando movimentos que a letra solicita. Quando o grupo cantar "Estátua!" todos deverão ficar imóveis. Se for cantada sem o acompanhamento de CD, a professora poderá comandar a brincadeira determinando o tempo no qual as crianças sustentarão o movimento.
 


4 LEVANTAR UM BRAÇO ...

Levantar um braço,
Levantar o outro,
Bater uma palma,
Mexer o pescoço!

Põe as mãos na cintura,
Dá uma rebolinha,
Agora uma voltinha!

Olha para um lado,
Olha para o outro...

Procura um colega
E dá um abraço!

F - 
Crianças dispersas pela sala, em pé.

D - Cantar a música executando os movimentos que a letra solicita. Você pode interferir na letra e solicitar outros movimentos para serem executados e oportunizar a participação das crianças pedindo que as mesmas também sugiram diferentes movimentos para serem realizados pelos colegas. Por exemplo: colocar as mãos na cabeça; dar uma sambadinha; procurar um amigo e dar um beijo, um aperto de mãos..




5 EU CONHEÇO UM JACARÉ    

Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam seu nariz
Se não o jacaré
Come seu nariz e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam seus olhinhos
Se não o jacaré
Come seus olhinhos e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam suas orelhas
Se não o jacaré
Come suas orelhas e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam sua boca
Se não o jacaré
Come sua boca e o dedão do pé



F - Alunos em círculo, em pé.



D - Cantar a música executando os movimentos que a letra solicita. Citar diferentes partes do corpo para serem escondidas evitando que o jacaré as encontre para comer.




6 SIMON DISSE PARA TOCAR ... Resultado de imagem para brincadeiras


F - Alunos em fileira, em pé.


D - A Professora escolherá um aluno para ser o SIMON.  Esse iniciará a brincadeira dizendo para os colegas tocarem uma determinada parte de seu corpo. Para tal utilizará a seguinte frase para dar o comando: SIMON DISSE PARA TOCAR O NARIZ! Após, os colegas identificarem e tocarem a parte sugerida, o Simon dará um novo comando. A Professora substituirá o SIMON oportunizando às crianças  que desejarem o comando da brincadeira.



7 PEGUE A BOLA!
Resultado de imagem para GIF NUMERO 1

M - Bolas coloridas (de plástico ou papel). 


F - Alunos em duas fileiras, frente a frente, sentados.



D - A Professora organizará duplas entre as fileiras e dará uma bola para que as mesmas a coloquem entre si. Iniciará a brincadeira sugerindo que os alunos toquem diferentes partes do corpo e na sequência citará BOLA, a qual deverá ser pega primeiramente por um dos alunos. Por exemplo: Mãos na cabeça; Mãos nas pernas; Mãos na barriga; Mãos nas orelhas; Mãos nos joelhos; BOLA.  E, assim, continuará citando as diferentes partes do corpo para que as crianças as identifiquem rapidamente e fiquem atentas à palavra BOLA para pegá-la  antes do seu colega.

Variação: entre as partes do corpo, você poderá dizer CÉU (alunos deverão levantar os braços acima da cabeça) ou CHÃO (alunos deverão tocar as mãos no chão).




                   

 
8 ALONGUE SEU CORPO!
Imagem relacionada

F - Alunos em fileira, em pé.


D - A Professora comandará o alongamento solicitando aos alunos que realizem diferentes movimentos.

Com as pernas afastadas e estendidas:

1. Estender os dois braços acima da cabeça;
2. Estender os dois braços à frente do tronco, entrelaçando os dedos e aproximando as palmas das mãos;
3. Projetar o tronco para frente com os braços estendidos, tentar tocar as pontas dos pés;


Com as pernas unidas e estendidas:

1. Apoiar-se na perna direita e flexionar a perna esquerda segurando-a pelo pé com a mão esquerda. Repetir o exercício apoiando-se na perna esquerda;
2. Ficar na ponta dos pés e estender os braços acima da cabeça;
3. Braços ao longo do corpo, inclinar a cabeça em direção ao ombro direito e depois  para o lado esquerdo. Na sequência, inclinar para frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário