A Literatura Infantil é variada e
oportuniza aprendizagens significativas às crianças através de diferentes
histórias levando-as a descoberta do mundo de forma lúdica e encantadora onde
sonhos, realidade, magia e fantasia se incorporam e inter-relacionam tornando o
processo de aprendizagem prazeroso.
A Literatura infantil é, antes de
tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo,
o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o
imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.
(Cagneti,1996 p.7)
A contação de histórias mexe com as emoções e faz vivenciar diferentes sentimentos como alegria, medo, tristeza, curiosidade, euforia ... E, pode também, levar a prática de diferentes movimentos, pois as história trazem consigo personagens, enredos e contextos que podem ser explorados e associados de forma criativa e divertida com brincadeiras, as quais contribuem para a compreensão dos fatos apresentados e também no desenvolvimento das crianças. Então, contar e brincar com as histórias infantis enriquece o processo de aprendizagem no contexto escolar.
1 DE CARONA!
M - Um
pedaço de pano grande comprido, largo e resistente.
F - Um ou
dois alunos destacados, sentados no pano. Os demais, próximos à Professora, em
pé segurando na ponta do pano.
D - Os alunos destacados serão puxados pelos colegas e
Professora pela sala de aula. Explorar diferentes direções. Trocar os
"passageiros" e oportunizar a carona a todos que desejarem. Atenção:
cuidar o piso no qual será realizada a brincadeira, pois alguns não a
possibilitam. É preciso pensar sempre em segurança na hora de brincar.
2 FUJA DO LOBO!
M - Uma máscara de Lobo.
F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo. Esse correrá atrás dos colegas tentando pegá-los. Quando conseguir pegar alguém passará a máscara e esse aluno então será o novo pegador.
3 ACORDA SEU LOBO!
M - Uma máscara de Lobo.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo. Esse ficará num espaço determinado fazendo de conta que está dormindo. Os colegas e a Professora ficarão no lado oposto do Lobo e quando decidirem sairão caminhando devagar, sem fazer barulho em sua direção para acordá-lo. Quando chegarem perto falarão em voz alta: Acorda, seu Lobo! Esse sairá correndo em direção ao grupo tentando capturar alguém. Se conseguir, o colega que foi pego ocupará o lugar do Lobo.
4 SEU LOBO!
F - Alunos em círculos de testa, de mãos dadas, em pé.
D - Um aluno será escolhido para representar o Seu Lobo. Os demais permanecerão na roda, cantando e interagindo com o mesmo. Quando ele estiver pronto dirá: Estou atrás de vocês! E, sairá correndo atrás dos integrantes do círculo que fugirão pelo ambiente da aula. O aluno que for pego, passará a ser o Seu Lobo.
2 FUJA DO LOBO!
M - Uma máscara de Lobo.
F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo. Esse correrá atrás dos colegas tentando pegá-los. Quando conseguir pegar alguém passará a máscara e esse aluno então será o novo pegador.
3 ACORDA SEU LOBO!
M - Uma máscara de Lobo.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo. Esse ficará num espaço determinado fazendo de conta que está dormindo. Os colegas e a Professora ficarão no lado oposto do Lobo e quando decidirem sairão caminhando devagar, sem fazer barulho em sua direção para acordá-lo. Quando chegarem perto falarão em voz alta: Acorda, seu Lobo! Esse sairá correndo em direção ao grupo tentando capturar alguém. Se conseguir, o colega que foi pego ocupará o lugar do Lobo.
4 SEU LOBO!
F - Alunos em círculos de testa, de mãos dadas, em pé.
D - Um aluno será escolhido para representar o Seu Lobo. Os demais permanecerão na roda, cantando e interagindo com o mesmo. Quando ele estiver pronto dirá: Estou atrás de vocês! E, sairá correndo atrás dos integrantes do círculo que fugirão pelo ambiente da aula. O aluno que for pego, passará a ser o Seu Lobo.
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou tomando banho!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou me enxugando!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou vestindo a calça!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou vestindo a camisa!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou calçando os sapatos!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou botando a gravata!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou penteando o cabelo!
Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?
Seu Lobo
Estou atrás de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário