Histórias

        A Literatura Infantil é variada e oportuniza aprendizagens significativas às crianças através de diferentes histórias levando-as a descoberta do mundo de forma lúdica e encantadora onde sonhos, realidade, magia e fantasia se incorporam e inter-relacionam tornando o processo de aprendizagem prazeroso.

A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (Cagneti,1996 p.7)
          
         A contação de histórias mexe com as emoções e faz vivenciar diferentes sentimentos como alegria, medo, tristeza, curiosidade, euforia ... E, pode também, levar a prática de diferentes movimentos, pois as história trazem consigo personagens, enredos e contextos que podem ser explorados e associados de forma criativa e divertida com brincadeiras, as quais contribuem para a compreensão dos fatos apresentados e também no desenvolvimento das crianças. Então, contar e brincar com as histórias infantis enriquece o processo de aprendizagem no contexto escolar.


        



1 DE CARONA!    

   
M - Um pedaço de pano grande comprido, largo e resistente.

F - Um ou dois alunos destacados, sentados no pano. Os demais, próximos à Professora, em pé segurando na ponta do pano.

D - Os alunos destacados serão puxados pelos colegas e Professora pela sala de aula. Explorar diferentes direções. Trocar os "passageiros" e oportunizar a carona a todos que desejarem. Atenção: cuidar o piso no qual será realizada a brincadeira, pois alguns não a possibilitam. É preciso pensar sempre em segurança na hora de brincar.


2 FUJA DO LOBO! 

M - Uma máscara de Lobo. 

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo.  Esse correrá atrás dos colegas tentando pegá-los. Quando conseguir pegar alguém passará a máscara e esse aluno então será o novo pegador. 



3 ACORDA SEU LOBO!


M - Uma máscara de Lobo. 

F - Alunos em fileira, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para colocar a máscara do Lobo.  Esse ficará num espaço determinado fazendo de conta que está dormindo. Os colegas e a Professora ficarão no lado oposto do Lobo e quando decidirem sairão caminhando devagar, sem fazer barulho em sua direção para acordá-lo. Quando chegarem perto falarão em voz alta: Acorda, seu Lobo! Esse sairá correndo em direção ao grupo tentando capturar alguém. Se conseguir, o colega que foi pego ocupará o lugar do Lobo.  


4 SEU LOBO!  

F - Alunos em círculos de testa, de mãos dadas, em pé.

D -  Um aluno será escolhido para representar o Seu Lobo. Os demais permanecerão na roda, cantando e interagindo com o mesmo. Quando ele estiver pronto dirá: Estou atrás de vocês! E, sairá correndo atrás dos integrantes do círculo que fugirão pelo ambiente da aula. O aluno que for pego, passará a ser o Seu Lobo.

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou tomando banho!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou me enxugando!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou vestindo a calça!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou vestindo a camisa!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou calçando os sapatos!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou botando a gravata!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou penteando o cabelo!

Alunos
Vamos passear na floresta
Enquanto o Seu Lobo não vem.
Está pronto Seu Lobo?

Seu Lobo
Estou atrás de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário