Semana Pátria

       7  de Setembro - Independência do Brasil   
 

Independência do Brasil A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.

Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal, portanto é importante entender a história desde o começo: 


A Família Real chega ao Brasil 

Com a chegada da Família Real ao Brasil, começa a se delinear uma nova condição econômica, pois, em 1808 com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia, atendendo assim aos interesses da elite agrária brasileira. Apesar de ainda ser um momento inicial da história, esse episódio, que marca a política de D. João VI no Brasil, é considerada a primeira medida formal em direção à independência. 


Revolução Constitucionalista e Revolução Liberal do Porto 

É claro que os aristocratas portugueses não gostaram nada dessa situação, pois perdiam cada vez mais espaço no cenário político, assim, passam a alimentar um movimento de mudanças que culminou em uma revolução constitucionalista em Portugal.

A Revolução Liberal do Porto foi outro movimento marcante da época que tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil novamente à condição de colônia.

Decorrente desse movimento os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de “Cortes” que tem como protagonistas as principais figuras políticas lusitanas exigindo que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para e legitimasse as transformações políticas em andamento.

Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. 


Príncipe Regente e novas diretrizes 

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.

Então pouco depois que assumiu, Dom Pedro I passou a tomar medidas em favor da população e começou a ganhar prestígio. Suas primeiras medidas foram baixar os impostos e equipar as autoridades militares nacionais às lusitanas. Inicia-se um dos momentos mais conturbados desse período, pois essas ações desagradaram muito as Cortes de Portugal que exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.

A pressão portuguesa despertou a elite econômica brasileira para o risco que de um novo domínio e o retorno ao estado de colônia. Assim, os grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I e incentivá-lo a ser líder da independência brasileira.

No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram seu auge, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado solicitando a permanência e Dom Pedro no Brasil.

Neste contexto e atendendo a demonstração de apoio, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico". Dom Pedro I reafirmou sua permanência no cenário político brasileiro e atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros e esse dia passou a ser conhecido em nossa história como o Dia do Fico. 


Finalmente a Independência! 

Dom Pedro I logo teve a iniciativa de incorporar figuras políticas brasileiras que eram a favor da independência aos quadros administrativos de seu governo. Ele também decretou que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.

Foi justamente essa medida que tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável e, em uma última tentativa, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.

Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I fez uma declaração oficial afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. 

D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I. O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.


Curiosidade 

Um dos primeiros a reconhecer o Brasil como uma nação foram os Estados Unidos. O reconhecimento de Portugal só veio em 1825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.
 
http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html


 







1 MARCHA SOLDADO

M - Chapéus confeccionados com folhas de jornal ou folhas coloridas.

F - Alunos em duas colunas, em pé.

D - A Professora distribuirá um chapéu para cada aluno e os convidará para marcharem cantando a música Marcha Soldado. Inicialmente, marcharão parados e, após, deslocando-se pelo ambiente da aula em diferentes direções.

Letra da Música:


Marcha Soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro Quartel

O Quartel pegou fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode
A Bandeira Nacional



Obs.: No dia 25 de agosto comemora-se o Dia do Soldado! 



2 CORRA ATÉ A BANDEIRA




M - Bandeiras coloridas (verde, amarelo, azul e branco) presas num palito de madeira. Podem ser utilizadas PET's para colocar as Bandeiras, servindo como suporte para as mesmas.

F - Alunos dispersos pelo ambiente, em pé,

D - A Professora distribuirá as Bandeiras pelo ambiente antes da aula iniciar. Ao seu comando as crianças se deslocarão de diferentes maneiras até a Bandeira solicitada.






Por exemplo:
  • Corram até a Bandeira Amarela. 
  • Saltitem até a Bandeira Branca;
  • Caminhem até a Bandeira Azul;
  • Marchem até a Bandeira Verde.



3 QUEM CHEGA PRIMEIRO?

M - Uma Bandeira do Brasil (de papel ou tecido em tamanho pequeno).

F - Alunos organizados em fileiras, frente a frente, sentados.

D - A Professora dará um número a cada integrante de uma das fileiras e os repetirá na outra. Esses, ao serem chamados, deverão se levantar e correr rapidamente em direção à Bandeira, a qual estará localizada entre as fileiras. O objetivo de cada aluno é chegar e tocar a Bandeira do Brasil primeiramente.

  1   2   3   4   5   6   7   8   9  




  1   2   3   4   5   6   7   8   9



4 TREINANDO O SOLDADO PARA PROTEGER A PÁTRIA!




M - Escada pedagógica, túnel de TNT (minhocão), espaguetes (flutuador/boia de piscina) e garrafas PET's.

F - Alunos em coluna, em pé.

D - A Professora organizará os materiais em forma de circuito desafiando os alunos a um treinamento físico onde cada um passará pela estação e realizará o exercício proposto. Repetir a passagem pelo circuito.

1ª Estação: Subir e descer a escada pedagógica.

2º Estação: Engatinhar (quadrupedar) dentro do túnel.

3ª Estação: Saltitar pelos espaguetes.

4ª Estação: Ziguezaguear pelas PET's.


Dica: Propor exercícios considerando e adequando à idade dos alunos. As Estações variam conforme os objetivos da Professora para a Turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário