Dá para pular corda sozinho ou em turma.
Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo.
Mas, também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música.
Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.
Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo.
Mas, também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música.
Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.
1.1 Passando
pela corda
M - Uma corda grande.
F - Duas colunas de frente para a corda, em pé.
D - A Professora e um aluno segurarão a corda pelas extremidades e com os braços estendidos acima da cabeça. Os primeiros alunos das colunas iniciarão a brincadeira passando por baixo da corda e retornarão para o final das colunas. Os segundos darão continuidade e assim sucessivamente até todos passarem pela corda. A corda irá baixar sempre que as colunas estiveram na formação inicial. O desafio é conseguir passar pela mesma sem tocá-la.
Variação: Iniciar com a corda no chão e solicitar que os alunos saltem por cima da corda. Ir subindo a mesma sempre que as colunas estiverem na formação inicial. O desafio é conseguir saltar o mais alto possível, sem tocar a corda.
F - Duas colunas de frente para a corda, em pé.
D - A Professora e um aluno segurarão a corda pelas extremidades e com os braços estendidos acima da cabeça. Os primeiros alunos das colunas iniciarão a brincadeira passando por baixo da corda e retornarão para o final das colunas. Os segundos darão continuidade e assim sucessivamente até todos passarem pela corda. A corda irá baixar sempre que as colunas estiveram na formação inicial. O desafio é conseguir passar pela mesma sem tocá-la.
Variação: Iniciar com a corda no chão e solicitar que os alunos saltem por cima da corda. Ir subindo a mesma sempre que as colunas estiverem na formação inicial. O desafio é conseguir saltar o mais alto possível, sem tocar a corda.
1.2 Pulando
corda em grupo
M - Uma corda grande.
F - Uma coluna de frente para a corda, em pé.
D - A Professora e um aluno trilharão a corda. Os demais alunos serão chamados para pular corda individualmente. Iniciarão parados ao lado da mesma.
Variação: Os alunos que desejarem poderão tentar "entrar na corda". Oportunizar a brincadeira em duplas ou trios.
F - Uma coluna de frente para a corda, em pé.
D - A Professora e um aluno trilharão a corda. Os demais alunos serão chamados para pular corda individualmente. Iniciarão parados ao lado da mesma.
Variação: Os alunos que desejarem poderão tentar "entrar na corda". Oportunizar a brincadeira em duplas ou trios.
1.3 Pulando
corda individualmente
M - Cordas pequenas.
F - Dispersos pelo pátio, em pé.
D - Cada aluno tentará pular corda, individualmente. A Professora orientará a forma como a corda deve ser segura bem como os movimentos realizados com os braços e pernas.
F - Dispersos pelo pátio, em pé.
D - Cada aluno tentará pular corda, individualmente. A Professora orientará a forma como a corda deve ser segura bem como os movimentos realizados com os braços e pernas.
1.4 Pulando a cobrinha
M - Cordas pequenas.
F - Alunos em duplas. Um em pé e outro agachado segurando a corda.
D - O aluno que está segurando a corda fará movimentos de punho (para cima e para baixo/vertical ou para direita e esquerda/horizontal) fazendo a mesma se movimentar. O colega tentará saltar, de um lado para o outro, por cima da corda (a cobrinha) sem tocá-la. Caso a toque, as posições serão invertidas.
Variação: Realizar a brincadeira com uma corda grande onde as crianças saltem em grupos.
F - Alunos em duplas. Um em pé e outro agachado segurando a corda.
D - O aluno que está segurando a corda fará movimentos de punho (para cima e para baixo/vertical ou para direita e esquerda/horizontal) fazendo a mesma se movimentar. O colega tentará saltar, de um lado para o outro, por cima da corda (a cobrinha) sem tocá-la. Caso a toque, as posições serão invertidas.
Variação: Realizar a brincadeira com uma corda grande onde as crianças saltem em grupos.
1.5 Girando a
corda
M - Uma corda grande.
F - Turma em círculo de testa com um aluno destacado no centro, em pé.
D - O aluno destacado ficará com a corda. Ao comando da Professora, irá girar fazendo a mesma ficar estendida. Os colegas terão que saltar por cima da corda quando se aproximar. Àquele que não conseguir, trocará de lugar e dará continuidade à brincadeira girando a corda.
1.6 Domínios e Fronteiras
M - Cordas médias.
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora organizará as cordas paralelamente umas as outras e convidará os alunos para que fiquem sobre as mesmas. Serão dados comandos, os quais deverão ser executados rapidamente, cuidando para não trocá-los e permanecer nos locais solicitados. Então, quando a Professora pronunciar a palavra DOMÍNIOS, os alunos deverão ficar em cima das cordas. Quando for pronunciado FRONTEIRAS, os alunos deverão ficar entre as cordas.
Variação: Utilizar tiras de TNT (podem ser trançadas) de cores variadas. Assim, comandos diferentes poderão ser dados. Por exemplo: caminhar até o vermelho; saltar até o amarelo; correr na ponta dos pés até o verde.
F - Turma em círculo de testa com um aluno destacado no centro, em pé.
D - O aluno destacado ficará com a corda. Ao comando da Professora, irá girar fazendo a mesma ficar estendida. Os colegas terão que saltar por cima da corda quando se aproximar. Àquele que não conseguir, trocará de lugar e dará continuidade à brincadeira girando a corda.
1.6 Domínios e Fronteiras
M - Cordas médias.
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora organizará as cordas paralelamente umas as outras e convidará os alunos para que fiquem sobre as mesmas. Serão dados comandos, os quais deverão ser executados rapidamente, cuidando para não trocá-los e permanecer nos locais solicitados. Então, quando a Professora pronunciar a palavra DOMÍNIOS, os alunos deverão ficar em cima das cordas. Quando for pronunciado FRONTEIRAS, os alunos deverão ficar entre as cordas.
Variação: Utilizar tiras de TNT (podem ser trançadas) de cores variadas. Assim, comandos diferentes poderão ser dados. Por exemplo: caminhar até o vermelho; saltar até o amarelo; correr na ponta dos pés até o verde.
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