Primavera




              

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão.

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

Apresentar a Primavera como uma das estações do ano e suas principais características às crianças
destacando a presença de flores coloridas e perfumadas bem como a presença de diferentes bichos que a embelezam evidenciando a importância da preservação e respeito pelas coisas da natureza é fundamental no processo de aprendizagem.

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite.

 
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm



1 BRINCANDO COM CATAVENTOS

         

M - Cataventos confeccionados com papel colorido e varinha de madeira.

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.

D - A Professora distribuirá um Catavento para cada criança e solicitará que as  mesmas se desloquem pela ambiente da aula fazendo seus Cataventos girarem. 

Dica: Dialogar com as crianças a respeito do vento.



2 PASSEANDO PELO JARDIM

http://thumbs.dreamstime.com/x/ajuste-pequenas-mercadorias-multi-coloridas-sob-forma-das-cores-30275203.jpg   

 
M -  Flores confeccionadas com papel colorido e varinhas de madeira; e, PET's com água e papel crepom dentro. Obs.: Fixar com fita adesiva as flores nas PET's.

F -  Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.

D -  A Professora distribuirá as PET's com flores pelo ambiente da aula e dirá aos alunos que elas representam um Jardim. Após, solicitará que caminhem pelo mesmo observando as cores das flores. No decorrer do passeio a mesma dará comandos variados para que as crianças executem.

Por exemplo:
  • Meninas caminhem até a flor vermelha.
  • Meninos caminhem até a flor amarela.
  • Todos corram até a flor rosa.
  • Cada um escolha uma flor e fique ao lado da mesma.
  • Quem está ao lado da flor amarela, troca com quem está ao lado da flor laranja. 
  • Quem está ao lado da flor vermelha, troca com quem está ao lado da flor lilás.
  • Todos trocando de flores.


3 MAL ME QUER ... BEM ME QUER



M -  Margaridas (em tamanho grande) confeccionadas com papel ou papelão.

F -  Alunos em círculo de testa, sentados.

D -  A Professora colocará a Margarida no centro do círculo e chamará uma criança para puxar uma pétala da mesma, dizendo: Bem me quer! Após, chamará outra, que fará o mesmo dizendo, Mal me quer!  Assim, até que não reste nenhuma pétala. Observar se foi Bem ou Mal me quer que foi dito na última pétala. Montar a Margarida e repetir a brincadeira.

Observação: A Margarida é um quebra-cabeça. Portanto, as partes não poderão ser presas, apenas encostadas.



4 COLHENDO FLORES

   

M -  Flores de diferentes tamanhos, formatos e cores confeccionadas com EVA.

F -  Alunos em círculo de testa, em pé.

D -  A Professora esconderá pelo ambiente da aula as flores. Ao seu comando os alunos sairão correndo para procurá-las. Desafiar o grupo para ver quem consegue colher mais flores.




4 CORES E FLORES
 

M - Papel crepom colorido, cola e desenhos de flores para colorir.  

F -  Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.

D -  Cada aluno receberá uma folha com desenho de uma flor e pedaços de papel crepom de uma determinada cor. A professora solicitará aos alunos que rasguem pequenos pedaços do papel crepom e façam bolinhas, as quais serão colocadas nas flores para as deixarem coloridas. Após o preenchimento dos desenhos a Professora fixará com fita adesiva as flores em diferentes pontos da sala de aula (porta, quatro paredes, armário, mesas ...) e solicitará às crianças variadas formas de deslocamentos até as mesmas explorando suas cores.
 

5 O CRAVO E A ROSA


O Cravo brigou com a Rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo saiu ferido
E a Rosa despedaçada

O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
E a Rosa pôs-se a chorar

F -  Alunos em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.

D - Inicialmente, a Professora cantará para os alunos. Após, os convidará para cantarem e dançarem a Cantiga de Roda explorando diferentes movimentos sugeridos na letra da mesma.
Dica: Apresentar o vídeo da Cantiga para os alunos.

 



6 BORBOLETINHA
Resultado de imagem para borboletinha tá na cozinha
Borboletinha 
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti 
Perna de pau
Olho de vidro, 
E nariz de pica-pau
Pau, pau!
 
F -  Alunos  dispersos na sala, em pé. 

D - Inicialmente, a Professora cantará para os alunos. Após, os convidará para cantarem e dançarem explorando diferentes movimentos sugeridos na letra da mesma. 

Dica: Apresentar o vídeo da música para os alunos. Brincar de voar como borboletas pela ambiente: abrir os braços, balançá-los para baixo e para cima, deslocando-se pela sala.

 


7 FLORES DE TAMPAS DE PET  

M - Tampinhas de garrafas PET.

F -  Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.

D -  A Professora distribuirá as tampas sobre a mesa e convidará os alunos a brincarem com as mesmas, tentando montar flores, árvores, pássaros ...

Dica: As criações poderão ser colocadas com cola quente no papel pardo ou banner forrado para construir um cartaz sobre a primavera para expor na sala ou Escola.




8 FLORES DE PAPEL
 

M - Quadrados de folhas coloridas e xérox com modelos de flores.

F -  Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.

D -  A Professora distribuirá o xérox e os quadrados aos alunos e os ajudará demonstrando como fazer as flores.

DicaOs próprios alunos podem recortar os quadrados; as flores podem ser utilizadas para decorar a sala ou para construir cartazes. 


9 DANCE COM A FLOR   

A florzinha estava nascendo (levantar-se devagar e estender os braços acima da cabeça)
A chuva quebrou o galho (abaixar um dos braços)
Rebola chuchu (colocar as mãos na cintura e rebolar)
Rebola chuchu
Rebola senão eu caio! (agachar)

F -  Alunos em círculo de testa, agachados.

D -  Inicialmente a Professora ensinará a letra da música para as crianças. Após, cantará e realizará movimentos conforme a mesma sugere, criando uma coreografia. Então, o grupo cantará e dançará até que haja interesse.


10 BUSCANDO AS LETRAS  https://euevcfazendoarte.files.wordpress.com/2010/09/primavera.jpg

M -  Uma Flor (em tamanho grande) confeccionada com papel ou papelão. Em cada pétala será escrita, em cores diferentes, uma letra da palavra PRIMAVERA. Construir mais duas ou três pétalas de cada letra para distribuir no ambiente da aula.

F -  Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora colocará a Flor no centro do círculo para as crianças a observarem. Dialogará com as mesmas explorando a palavra PRIMAVERA: as diferentes letras, cores, formas e quantidade de pétalas. Na sequência distribuirá as pétalas soltas com as letras da palavra pelo ambiente da aula. Após, solicitará que as crianças as procurem e quando encontrarem as coloquem nas pétalas correspondentes.




11 A JANELINHA   
 

A janelinha fecha

Quando está chovendo


A janelinha abre
Se o sol está aparecendo

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu

F - Crianças dispersas pela sala com os braços abertos à altura dos ombros, em pé.

D - Cantar a música executando os movimentos de abrir e fechar com os braços. Você pode substituir a palavra "janelinha" por "florzinha" ou "guarda-chuva".



A florzinha fecha
Quando está chovendo

A florzinha abre
Se o sol está aparecendo!

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu

D - Realizar os movimentos de abrir e fechar apenas com as mãos aproximadas e à altura do peito.



 

O guarda-chuva abre 
Quando está está chovendo

O guarda-chuva fecha
Se o sol está aparecendo

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou

D - Realizar os movimentos de abrir e fechar simulando a abertura e o fechamento de um guarda-chuva. Posicionar os braços flexionados à frente do tronco. Estender um dos braços acima da cabeça e flexioná-lo novamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário