Sentidos






 

Brincadeiras que envolvam as Percepções Simples - 5 Sentidos:
Olfato, Tato, Paladar, Visão e Audição!




1 ONDE ESTÁ?    

 
F - Alunos em círculo de costas, sentados.

D - A Professora solicitará que os alunos tirem um dos tênis (calçados). Ao sinal combinado, todos lançarão devagar seu calçado para o centro do círculo e permanecerão na posição inicial. Quando a Professora solicitar, os alunos terão que virar-se e procurar seu calçado junto aos demais. O desafio consiste em procurar, pegar, voltar ao seu lugar e calçar o seu tênis o mais depressa possível.

Variação:
Poderão ser utilizadas tiras de TNT ou bolinhas coloridas, entre outros objetos. Cuidar para que cada aluno tenha cores ou objetos diferenciados. 




2 NÃO DEIXE O BASTÃO CAIR!


 

M - Bastões (cabos de vassouras). 

F - Turma em círculo, em pé. 

D - Será distribuído um bastão para cada aluno, o qual deverá ser seguro pela mão direita. A Professora dará um comando indicando que é o momento de trocar de lugar e de bastão com o colega da direita. Por exemplo: TROCAR. Ao trocar de lugar o aluno deixará o seu bastão e tentará pegar o do colega. Se não conseguir, não tem problema. O grupo se reorganizará e continuará a brincadeira tentando não deixar nenhum bastão cair. 

Variação: A Professora poderá solicitar a troca de lugar e bastão para ambos os lados, alternando o comando para ESQUERDA ou DIREITA.




3 ATENTOS AO COMANDO  




M - Duas bolas.

F - Duas fileiras paralelas, frente a frente, em pé.

D - Cada fileira receberá uma bola, a qual será passada de mão em mão. Enquanto a bola é passada, a Professora dará diferentes comandos, os quais deverão ser realizados pelos alunos que estão sem a bola. 

Por exemplo: Correr no lugar, saltitar, girar, bater palmas, etc. A bola vai e vem de uma ponta a outra da fileira, sem parar.




4 PROTEGENDO O COLEGA...   


 
F - Turma em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.
D - A Professora escolherá dois alunos do grupo para iniciar a brincadeira. Um será o pegador e o outro o fugitivo. Ambos deverão correr em volta do círculo e poderão entrar no mesmo quando seus integrantes estiverem com os braços levantados. O fugitivo entrará no círculo para se proteger. Então, quando isso acontecer, seus colegas deverão abaixar os braços rapidamente, impedindo a entrada do pegador e assim protegendo o colega fugitivo.
 
 

5 QUEM ESTÁ NO COMANDO?      






F - Turma em círculo de testa, sentados. 

D - Um aluno será retirado do grupo e ficará de costas para o mesmo. A Professora apontará um colega do círculo para comandar a Turma. Após, chamará o aluno destacado, o qual ficará no centro do círculo observando seus colegas. O aluno escolhido pela Professora deverá olhar para alguém e piscar discretamente, sendo que esse deverá se deitar rapidamente sem deixar que o colega que os observa perceba quem está no comando.
 

6 QUEM É O CHEFE?   






F - Turma em círculo de testa, em pé 

D - Um aluno será retirado do grupo e ficará de costas para o mesmo. A Professora apontará um colega do círculo para ser o Chefe, o qual terá que fazer diferentes movimentos que terão que ser repetidos por seus colegas. A troca desses movimentos deverá ser realizada discreta e rapidamente. O aluno destacado será chamado e ficará no centro do círculo observando seus colegas para tentar descobrir quem é o chefe.


7 CARREGUE A BOLA COM CORDÕES   
  
    

M - Uma bola de tênis ou de borracha, um pote de plástico pequeno e pedaços de cordões.
 
F - Fileiras frente a frente.

D - Dividir a Turma em dois grupos com o mesmo número de integrantes e posicioná-los em duas fileiras frente a frente. Distribuir um pedaço de cordão para cada aluno de uma das fileiras e solicitar que os mesmos o segurem numa ponta. Os alunos da outra fileira segurarão a outra ponta. O cordão deverá ser estendido. Entre as fileiras será colocado o pote com a bola apoiada encima do mesmo. Ao comando da Professora os alunos terão que utilizar os cordões para carregar a bola até um ponto demarcado. Os alunos não poderão tocar o cordão com a mão que ficou livre. Pode-se sugerir que posicionem o braço nas costas. A bola só poderá ser pega com os cordões quando estiver encima do pote. Quando a bola cair, deverá ser pega por alguém com a mão e colocada novamente no pote.

 



8 PRESTE ATENÇÃO!






M - Bambolês. 

F -  Alunos dispostos, individualmente, dentro dos bambolês organizados no ambiente da aula, em pé.  

D - A Professora iniciará a brincadeira pedindo aos alunos que procurem um bambolê e fiquem ao lado do mesmo, atentos ao seu comando. Quando todos estiverem posicionados dará os seguintes comandos:


·        Dentro (saltar para dentro do bambolê);

·        Fora (saltar para fora do bambolê);

·        Para cima (ficar em pé);

·        Para baixo (agachar).


Obs.: Alternar os comandos no decorrer da brincadeira e repeti-los várias vezes.

Dica: Se por acaso um aluno não executar o comando solicitado, permanecerá brincando.

Variação: Você poderá realizar a brincadeira de forma competitiva, retirando o aluno que errar o comando. O objetivo será verificar qual o aluno que está mais atento. Então, a brincadeira continuará até que restem dois alunos e vencerá àquele que não errar os comandos. Os alunos retirados não poderão ficar sem fazer nada. Por isso, a sugestão de que os mesmos continuem realizando a brincadeira ao lado da Professora. 


9 PISCADELA 


F -  Alunos em duplas, em pé. Um aluno será escolhido para ficar sozinho.

D - A Professora solicitará que as duplas organizem um círculo concêntrico sendo que os alunos de dentro ficarão sentados e os de fora em pé, todos olhando para o centro do círculo. O aluno destacado iniciará a brincadeira. O mesmo piscará para um aluno que estará sentado. Esse, ao perceber, imediatamente terá que levantar-se e sair correndo em direção ao colega que piscou. Porém, o aluno que está em pé, nas suas costas, tentará evitar a fuga. Se conseguir o colega permanecerá fazendo dupla. Caso não consiga evitar a fuga, dará continuidade à brincadeira, piscando para alguém.




10 MORTO ... VIVO

 

F -  Alunos em fileira, em pe.

D - A Professora iniciará a brincadeira solicitando aos alunos que executem um dos comandos - Morto (agachado) ou Vivo (em pe). No decorrer da brincadeira ira alterna-los e repeti-los várias vezes. Os alunos tentarao executa-los sem errar.

Dica: Se por acaso um aluno não executar o comando solicitado, deixe-o brincando.

Variação: Você poderá realizar a brincadeira de forma competitiva, retirando o aluno que errar o comando. O objetivo será verificar qual o aluno que está mais atento. Então, a brincadeira continuará até que restem dois alunos e vencerá àquele que não errar os comandos. Os alunos retirados não poderão ficar sem fazer nada. Por isso, a sugestão de que os mesmos continuem realizando a brincadeira ao lado da Professora.




11 ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!

Atenção! (bater palmas três vezes) 
Concentração! (bater palmas três vezes)

Atenção! (bater palmas três vezes) 
Concentração! (bater palmas três vezes)

Atenção! (bater palmas três vezes) 
Concentração! (bater palmas três vezes)

D - A Professora cantará e baterá palmas para chamar a atenção dos alunos quando esses estiverem dispersos. Repetirá a música até que todos estejam cantando e batendo palmas juntos, ou seja, atentos e concentrados.


12 CAMPO MINADO  Resultado de imagem para GARRAFA PET



M - Uma venda de TNT, PET's e giz.

F - Alunos em fileira, em pé.

D - A Professora organizará as PET's à frente da fileira, fazendo assim o CAMPO MINADO. Convidará um aluno para iniciar a brincadeira. Esse será vendado e terá que deslocar-se pelo trajeto sem tocar nas PET's, as quais serão as BOMBAS e alcançar o ponto determinado, a chegada (marcar um X no chão com giz). Para tal, será orientado pelos colegas, os quais deverão dar comandos para que o mesmo se desloque em segurança passando pelo trajeto sem "ser explodido". Caso toque em uma PET, retornará para a fileira e outro colega dará continuidade à brincadeira. Se passar pelo percurso, terá o direito de escolher-desafiar um colega para passar pelo CAMPO MINADO.




13 CONFIE NO COLEGA  Resultado de imagem para vendas de olhos


M - Vendas de TNT.

F - Alunos em duplas, em pé.

D - Um dos alunos será vendado e a sua frente ficará o seu colega. Ao comando da Professora o aluno vendado colocará sua mão esquerda no ombro direito do colega, o qual o guiará pelo ambiente da aula explorando os obstáculos nele existentes. Confiar um no outro é primordial para o deslocamento.  Inverter as posições para que ambos experimentem e sintam a diferença de realizar a proposta de trabalho usufruindo da visão e sem a mesma.




14 O QUE ESTÁ FALTANDO?   Imagem relacionada



M - Objetos utilizados pelos alunos (caneta, lápis, borracha, garrafa PET, tesoura, apontador, estojo...) e um pedaço de TNT.

F - Alunos em círculo de testa, sentados.

D - A Professora organizará os objetos no centro do círculo e pedirá aos alunos que os observem. Após, os cobrirá com o TNT.  Na sequência, convidará  um aluno para ficar de costas para o centro do círculo. Então, retirará um objeto e o esconderá. Quando solicitado, o aluno destacado retornará a posição inicial e tentará descobrir o que está faltando. Terá três oportunidades para perceber o que foi retirado. Se conseguir, escolherá um colega para dar continuidade à brincadeira. Caso não consiga, a Professora escolherá outro colega.

Observação: Escolha objetos de diferentes tamanhos.



15 O QUE MUDOU? Resultado de imagem para bonecos palito


M - Todos os objetos que estão na sala de aula e também os alunos e seus acessórios.


F - Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.


D - A Professora escolherá um aluno, o qual sairá da sala e aguardará enquanto os colegas fazem três mudanças na sala de aula. Quando solicitado, o aluno destacado retornará a sala de aula e tentará descobrir o que mudou. Se conseguir, escolherá um colega para dar continuidade à brincadeira. Caso não consiga, a Professora escolherá outro colega.




16 QUEM ESTÁ FALTANDO?  Resultado de imagem para bonecos palito


M - Um lençol de casal.


F - Alunos em círculo de testa, sentados.


D - A Professora solicitará que os alunos fechem os olhos e fiquem em círculo de costas. Então escolherá um dos alunos e o esconderá sob o lençol. Ao seu comando o grupo retornará a formação inicial e tentará descobrir quem está faltando.

Variação:  A Professora poderá escolher dois ou três alunos para ficarem sob o lençol.




17 CAIXA DAS SENSAÇÕES

M - Uma caixa de papelão com dois furos (círculos) para colocar as mãos e diferentes objetos (bolinhas, colher, escova, etc).

F - Alunos em fileiras, sentados.

D - Será oportunizado a participação de cada aluno. Os mesmos deverão colocar suas mãos nos furos da caixa, escolher um objeto e tentar descobrir o que é.



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