Cores

 

Conhecer e reconhecer as cores é importante para as crianças 
bem como relacioná-las com as coisas que fazem parte da sua vida. 

Você pode apresentá-las através de poesias, histórias, brincadeiras,
 brinquedos e jogos para facilitar o aprendizado. 



 


 








1 ESTOU VENDO UMA COISA ... 
            
   

M - Objetos disponíveis na sala de aula.

F - Alunos dispersos pela sala, em pé.

D - A Professora dirá: Estou vendo uma coisa!
      A Turma perguntará: Que cor?
      A Professora responderá: Azul! 

Quando falar a Professora fixará o olhar num determinado objeto e os alunos terão que descobri-lo. Então, se deslocarão pela sala para apontar ou tocar no objeto que acreditam ser o que a Professora viu/olhou. A Professora comandará a brincadeira solicitando a participação de cada aluno.




2 BRINCANDO COM BALÕES COLORIDOS  
  



2.1 Brincando com meu balão

M - Balões coloridos. 

F - Alunos dispersos pela sala, em pé. 

D - A Professora distribuirá um balão para cada aluno e iniciará a atividade solicitando que os alunos caminhem pela sala de aula balançando seus balões coloridos. Após, que segurem seus balões com as duas mãos acima da cabeça e continuem a caminhar; que parem e encostem os balões no chão ou pés; na barriga e costas; que os prendam entre as pernas e tentem caminhar. Variar as partes do corpo a serem tocadas. Ora possibilitando deslocamento, ora realizando a proposta parados.





2.2 Encontrando meus Colegas 

M -  Balões coloridos. 

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé. 

D - A Professora distribuirá um balão para cada aluno e solicitará que os mesmos cantem diferentes músicas conhecidas enquanto dançam/deslocam com seus balões. Quando pedir para parar, a Turma terá que encontrar os colegas que estão com os balões da mesma cor. Solicitar que troquem os balões entre si, variando assim alunos e cores.





2.3 Dançando com balões


M - Aparelho de som, CD com músicas infantis e balões coloridos. 

F - Alunos em duplas, em pé e dispersos pela sala de aula. 

D - A Professora distribuirá um balão para cada dupla e solicitará que a mesma o coloque entre as barrigas (região abdominal). Quando a música tocar terão que dançar tentando não deixar o balão cair. Caso caia, poderão juntá-lo e continuar brincando. Variar trocando o balão de lugar.

Por exemplo: entre as testas, entre as mãos, entre as costas...





2.4 Balões ao alto


M - Aparelho de som e CD com músicas infantis. 

F - Alunos dispersos pela sala, em pé. 

D - Solicitar que os alunos lancem seus balões para cima e toquem com diferentes partes do corpo: mão D, mão E, pé D, pé E, cabeça, ombros, rosto...


Variação: Solicitar que escolham um colega e brinquem em duplas lançando os balões um para o outro.





DICAS



  • Sempre ter balões extras, pois os mesmos podem furar durante a brincadeira ou até antes da mesma iniciar. 

  • Quando distribuir os balões, explore a questão das cores e quantidades.

  • Atenção quando optar por estourar os balões, pois muitas crianças, principalmente as menores, demonstram medo e choram. Muitas pedem para ficar com os mesmos e levar para casa. Então, analise as características de sua Turma e planeje conforme sua realidade.

  • Se desejar realizar a aula na rua, observe o vento! 
 

3 BANDEIRAS COLORIDAS 
   
 

3.1 Cor e movimento

M - Bandeiras confeccionadas de TNT ou papel colorido, presas a um palito de madeira.

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula.

D - A Professora mostrará as bandeiras para a Turma e combinará com os alunos um movimento para cada cor. Iniciará levantando apenas uma bandeira sendo que os alunos terão que realizar o movimento combinado para a mesma.

Por exemplo:
Bandeira azul = correr no lugar;
Bandeira vermelha = fazer polichinelos;
Bandeira verde = caminhar;
Bandeira rosa = bater palmas.


3.2 Vá até a cor...

M - Bandeiras confeccionadas de TNT ou papel colorido, presas a um palito de madeira.

F - Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora distribuirá as bandeirinhas pelo pátio da Escola e iniciará a brincadeira solicitando aos alunos que se desloquem caminhando a uma determinada cor. Quando todos estiverem no local solicitado, uma nova cor será dita e os alunos terão que ir para a bandeira da cor correspondente. Variar o deslocamento com corridas, saltitos...
 


4 VAMOS BRINCAR DA COR?


Vamos brincar da cor
Da cor que eu disser


A cor que eu falar


Você vai ter que encostar


Amarelo; azul; verde, vermelho; branco ...

F - Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora ensinará a música às crianças solicitando que batam palmas enquanto cantam. Quando a música  terminar citará uma cor desafiando as crianças a procurarem e tocarem algo correspondente no ambiente onde a brincadeira está sendo realizada. Oportunizar também aos alunos a participação no momento de citar uma cor.




5 TWISTER 
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M - Kit Twister


F - Quatro alunos ao redor do tapete do Twister, em pé.


D - A Professora escolherá um aluno para iniciar a brincadeira, primeira rodada.  Esse fará  a seta girar e executará o movimento na qual a mesma parar. Por exemplo: colocar a mão esquerda no círculo azul. Após, outro colega jogará e executará outro movimento. E, assim até que todos tenham jogado. Na segunda rodada, a Professora comandará a brincadeira fazendo a seta girar, pois os alunos estarão imóveis no tapete do Twister. A brincadeira continuará até que todos tenham entrelaçado braços e pernas. Poderá continuar trocando de posições.


Variação: O Twister poderá ser confeccionado utilizando papelão e tinta têmpera. O círculo de comandos, poderá ser substituído por um dado de PET`s.



 

6 LAÇOS COLORIDOS Resultado de imagem para cores

M - Laços de TNT coloridos (amarelo, azul, vermelho e verde)
F - Alunos organizados em quatro grupos, em pé.

D - A Professora distribuirá para cada aluno um laço, o qual deverá ser amarrado no braço. Após, solicitará que os mesmos formem os grupos reunindo-se conforme as cores. Na sequência ,os alunos deverão executar os comandos da Professora.

Por exemplo:
1. Todos as cores caminhando pela quadra;
2. Integrantes do grupo VERMELHO procurem os integrantes do grupo AZUL e se abracem;
3. Integrantes do grupo VERDE procurem os integrantes do grupo AMARELO e apertem as mãos;
4. Todos os grupos dançando;
5. Grupo AMARELO elogia o AZUL;
6. Grupo VERMELHO elogia o VERDE;
7. Grupo AMARELO abraça o grupo VERMELHO;
8. Grupo AZUL de mãos dadas com o grupo VERDE.



7 TAPETE DAS CORES
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M - Um TAPETE (pedaço de TNT), figuras dos PÉS em EVA em diferentes cores (06), e DADO com as cores correspondentes a dos PÉS. Colar as figuras dos PÉS no TNT em linha reta (4 linhas).
F - Alunos organizados em quatro colunas, em pé.

D -  A Professora lançará o DADO de cores. O primeiro aluno de cada coluna deverá saltar sobre os pés que tem a cor correspondente a que ficou para cima no DADO. E assim segure a brincadeira até os quatro alunos terem saltado em todas as cores.

OBS.: Brincarão quatro alunos de cada vez. Porém, você poderá fazer mais PÉS (linhas) e oportunizar que mais crianças brinquem ao mesmo tempo. Ao invés de colar os PÉS no TNT, você poderá colá-los no chão com fita adesiva.


Variação: Você poderá utilizar também figuras das mãos.




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