Animais

 

Cachorros, Gatos ...
Bois, Cavalos ...
Leões, Elefantes ...
Peixes, Tubarões ...
Borboletas, Joaninhas ...

Os diferentes tipos de animais que existem (terrestres, aquáticos, aéreos) encantam as crianças. Então, brincar explorando as formas como se locomovem, os sons que emitem para se comunicarem, seus tamanhos e cores 
possibilita aprendizagens significativas sobre os mesmos.







1 GATINHO PERDIDO... 
 
     

F - Turma em círculo de testa, sentados 

D - Um aluno será escolhido para ser o GATINHO PERDIDO e ficará no centro do círculo. Ao comando da Professora se deslocará imitando o animal. Quando decidir, escolherá um colega e ficará parado na frente do mesmo "miando" e fazendo movimentos semelhantes aos que os gatos fazem. Esse colega, terá que olhar o Gatinho, colocar a mão na sua cabeça e dizer: Coitadinho do Gatinho! Durante a interação, não poderá rir. Se não conseguir ficar sério, trocará de lugar com o colega tornando-se assim o GATINHO PERDIDO. 

Variação: Sugerir que as crianças imitem diferentes animais. Por exemplo: cachorro, leão, coelho, sapo...



2 PASSEIO DOS BICHOS     


M - Crachás com figuras de bichos (terrestres, aéreos e aquáticos) e bambolês. 

F -  Alunos em duplas, em pé. 

D - A Professora distribuirá os crachás para as crianças (colar no peito). Após, solicitará que as mesmas procurem os coleguinhas que têm o mesmo bicho no crachá e formem duplas. Essas deverão caminhar até os bambolês distribuídos no chão da quadra e se posicionarem dentro dos mesmos. Ao comando da Professora as duplas deverão deslocar-se (passear) pela quadra imitando o bicho do crachá e quando solicitado deverão voltar para os bambolês (casas).

Variação: A Professora poderá trocar  os integrantes da dupla e deixar dois bichos diferentes juntos. Assim, quando passearem cada um imitará um bicho. Poderá solicitar o retorno ao bambolê apenas de um dos bichos.


  
3 A RAPOSA  

Eu conheço uma raposa
Que gosta de comer capim
De tanto comer capim
Ela ficou fazendo assim

D - Após cantarem “Ela ficou fazendo assim”, citar diferentes movimentos para as crianças realizarem. 

Por exemplo: 
Pular num pé só;
Correr;
Caminhar de costas;
Saltitar;
Rolar;
Engatinhar;
Bater palmas;
Girar;
Dançar.



4 FAMÍLIA TUBARÃO
  
Bebê tubarão (movimentos de pinça) ... cantar baixinho
Bebê tubarão


Mamãe tubarão (movimentos com todos os dedos, abrindo e fechando a mão) ... cantar um pouco mais alto
Mamãe tubarão

Papai tubarão (movimentos com os dois braços estendidos à frente do corpo, abrindo e fechando, batendo as palmas das mãos) ... cantar alto
Papai tubarão

Peixinhos nadando pra lá e pra cá (movimentar os braços à frente do corpo para a direita e esquerda mexendo os dedos para cima e para baixo ... 

Cuidado que o tubarão vai te pegar! (caminhar ou correr atrás das crianças para abraçá-las).


5 CARANGUEJO 

Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é...

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré!

Ora palma, palma, palma
Ora pé, pé, pé
Ora roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!

F -
Crianças em duplas, frente a frente, em pé.

D - Cantar a música e realizar os movimentos propostos na letra.



   

 6 DOIS PATINHOS

Dois patinhos na lagoa
Começaram a nadar... a nadar!
Quando viram uma minhoca
Começaram a puxar

Puxa pra lá,
Puxa pra cá...
Cuidado pra minhoca não arrebentar!

Puxa pra lá,
Puxa pra cá... Cuidado pra minhoca não arrebentar! 
Arrebentou!  

Que meleca!

F - Crianças em duplas, de mãos dadas, em pé.

D - A professora iniciará cantando a música e realizando os movimentos solicitados na mesma com as crianças. Por exemplo: de nadar, imitar uma minhoca com os dedos, braços ou corpo inteiro. Quando o grupo cantar "Puxa pra lá, Puxa pra cá", as duplas se deslocarão para frente e para trás sendo que no "arrebentou" soltarão as mãos e as levantarão acima da cabeça movimentando-as.

Variação: As crianças poderão brincar em círculo de testa, sentadas. Executar movimentos com as mãos (2 patinhos = dois dedos indicando a quantidade); nadar (movimentos circulares com os braços ao lado do corpo); virão uma minhoca (uma das mãos acima dos olhos e mexendo a cabeça para a direita e esquerda); começaram a puxar (dar as mãos aos colegas e inclinar o tronco para direita e esquerda); arrebentou (soltar as mãos e levantar os braços); que meleca (fazer cara de nojo).



7 MINHOCA, ME DÁ UMA BEIJOCA?     

Minhoca, Minhoca
Me dá uma beijoca!
Não dou, não dou, não dou...
Então eu vou roubar! 

Minhoco, Minhoco
Você é mesmo um louco!
Beijou do lado errado...
A boca é do outro lado!

F - Crianças dispersas pela sala, em pé.

D - Cantar explorando a letra e criando diferentes movimentos com as crianças. Por exemplo: Minhoca/Minhoco (movimentos de flexão e extensão dos dedos); Não dou (movimento de negação com o dedo indicador)...



8 BORBOLETINHA 

Borboletinha tá na cozinha
Fazendo chocolate para madrinha

Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro e nariz de pica-pau, pau, pau!

F -
Crianças em círculo de testa, em pé.

D - Bater palmas cantando e construindo diferentes movimentos através da exploração da letra música.


9 A COBRA NÃO TEM PÉ 

Veja como é engraçado!
A Cobra não tem pé e anda!
Vamos descobrir como ela faz para se deslocar?

A Cobra não tem pé,
A Cobra não tem mão,
Como é que ela sobe
No pezinho do limão?

A Cobra vai subindo...
Vai, vai, vai.
Vai se enrolando...
Vai, vai, vai.

A Cobra não tem pé,
A Cobra não tem mão,
Como é que ela sobe
No pezinho do limão?
A Cobra vai descendo...
Vai, vai, vai.
Vai se desenrolando...
Vai, vai, vai.


10 A BARATA 

Você conhece uma Barata mentirosa como esta da cantiga?

A Barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da Barata
Ela tem é uma só.

Ah, ah, ah, oh, oh, oh
Ela tem é uma só.

A Barata diz que tem
Um anel todo de ouro
É mentira da Barata
Este anel é do Besouro

Ah, ah, ah, oh, oh, oh
Este anel é do Besouro.


11 A GALINHA DO VIZINHO 

Será que seu Vizinho tem uma Galinha que bota ovo amarelinho?

A Galinha do Vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota 1, Bota 2, Bota 3, Bota  4, Bota 5,
Bota 6, Bota 7, Bota 8, Bota 9, Bota 10!



12 ROLINHA VOOU 

Que tal voar como a Rolinha?

Rolinha voou, voou!
Caiu no laço
Se embaraçou

Oi me dá abraço
Que eu desenbarço
A minha Rolinha
Que caiu no laço.


13 PEIXE VIVO  

Que tal pular como o Peixe vivo?

Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?

Como poderei viver?
Como poderei viver?

Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?

Os Pastores desta Aldeia já me fazem zombaria!
Por me ver assim chorando!
Por me vê assim chorando!

Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?


14 UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE 

Você já viu um Elefante de perto? Ele é muito grande!
Um Elefante incomoda muita gente,
Dois Elefantes incomodam, incomodam muito mais.

Dois Elefantes incomodam, muita gente,
Três  Elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito mais.

Três Elefantes incomodam, muita gente,
Quatro  Elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.

Quatro  Elefantes incomodam, muita gente,
Cinco  Elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.



15 PROCURANDO O BICHINHO

M - Uma venda de tecido.

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé. 

D - A Professora combinará com a turma um bichinho (gato, cachorro, passarinho) para ser imitado (som) no decorrer da brincadeira. Um aluno será escolhido e ficará vendado. Ao sinal da Professora a turma se deslocará e procurará um local para se esconder. Após todos se esconderem, o aluno vendado sairá a procura dos seus colegas (bichinhos), os quais se expressarão imitando o som do bicho escolhido (miau, au-au, piu-piu) para guiá-lo até o esconderijo. O aluno/bichinho que for encontrado será o próximo a usar a venda.

Dica: Ao encontrar um bichinho, antes de retirar a venda, a Professora poderá solicitar ao aluno que tente identificar qual colega está produzindo o som.



16 QUAL SERÁ? 

 

M - Um dado confeccionado com caixas de leite ou caixa de papelão. 

F - Alunos em círculo, em pé. 

D - Em cada lado do dado será fixado um animal (terrestre, aéreo, aquático). Um aluno iniciará a brincadeira jogando o dado para o alto. O animal que cair será imitado por todos. O aluno da direita ou esquerda dará continuidade à brincadeira. 

Dica: O dado tem 6 lados, então serão apenas 6 animais que serão imitados. Portanto, pode-se colocar 2 ou 3 animais em cada lado e o aluno que lançou o dado escolherá qual será imitado. Assim se tem mais opções para imitações, principalmente em turmas numerosas.



17 PEGA-PEGA DOS ANIMAIS Resultado de imagem para desenhos animais
 

M - Uma máscara de animal confeccionada de papelão, cartolina ou tecido. 

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.

D - Um aluno usará a máscara e será o pegador. Ao comando da Professora correrá atrás dos colegas tentando pegá-los. O aluno que for pego será o próximo pegador. 

Variação: Propor ao aluno pegador que corra imitando o animal representado na máscara e aos colegas que fujam fazendo o mesmo. Confeccione vários modelos de máscaras (cachorro, jacaré, pássaro, canguru).

Nenhum comentário:

Postar um comentário