Cachorros, Gatos ...
Bois, Cavalos ...
Leões, Elefantes ...
Peixes, Tubarões ...
Borboletas, Joaninhas ...
Os diferentes tipos de animais que existem
(terrestres, aquáticos, aéreos) encantam as crianças. Então, brincar explorando
as formas como se locomovem, os sons que emitem para se comunicarem, seus
tamanhos e cores
possibilita aprendizagens significativas sobre os
mesmos.
1
GATINHO PERDIDO...
F - Turma em círculo de testa,
sentados
D - Um aluno será escolhido para ser
o GATINHO PERDIDO e ficará no centro do círculo. Ao comando da
Professora se deslocará imitando o animal. Quando decidir, escolherá um colega
e ficará parado na frente do mesmo "miando" e fazendo movimentos
semelhantes aos que os gatos fazem. Esse colega, terá que olhar o Gatinho,
colocar a mão na sua cabeça e dizer: Coitadinho do Gatinho! Durante a interação,
não poderá rir. Se não conseguir ficar sério, trocará de lugar com o colega
tornando-se assim o GATINHO PERDIDO.
Variação:
Sugerir
que as crianças imitem diferentes animais. Por exemplo: cachorro, leão, coelho,
sapo...
2
PASSEIO DOS BICHOS
M - Crachás com figuras de bichos
(terrestres, aéreos e aquáticos) e bambolês.
F -
Alunos em
duplas, em pé.
D - A Professora distribuirá os
crachás para as crianças (colar no peito). Após, solicitará que as mesmas
procurem os coleguinhas que têm o mesmo bicho no crachá e formem duplas. Essas
deverão caminhar até os bambolês distribuídos no chão da quadra e se posicionarem
dentro dos mesmos. Ao comando da Professora as duplas deverão deslocar-se
(passear) pela quadra imitando o bicho do crachá e quando solicitado deverão
voltar para os bambolês (casas).
Variação:
A
Professora poderá trocar os integrantes da dupla e deixar dois bichos
diferentes juntos. Assim, quando passearem cada um imitará um bicho. Poderá
solicitar o retorno ao bambolê apenas de um dos bichos.
3 A RAPOSA
Eu conheço uma raposa
Que gosta de comer capim
De tanto comer capim
Ela ficou fazendo assim
D - Após
cantarem “Ela ficou fazendo assim”, citar diferentes movimentos
para as crianças realizarem.
Por exemplo:
Pular num pé só;
Correr;
Caminhar de costas;
Saltitar;
Rolar;
Engatinhar;
Bater palmas;
Girar;
Dançar.
4 FAMÍLIA TUBARÃO
Bebê
tubarão
(movimentos de pinça) ... cantar baixinho
Bebê
tubarão
Mamãe
tubarão
(movimentos com todos os dedos, abrindo e fechando a mão) ... cantar um pouco
mais alto
Mamãe
tubarão
Papai
tubarão (movimentos
com os dois braços estendidos à frente do corpo, abrindo e fechando, batendo as
palmas das mãos) ... cantar alto
Papai
tubarão
Peixinhos
nadando pra lá e pra cá (movimentar os braços à frente do corpo para a direita e esquerda
mexendo os dedos para cima e para baixo ...
Cuidado
que o tubarão vai te pegar! (caminhar ou correr atrás das crianças para abraçá-las).
5 CARANGUEJO
Palma,
palma, palma
Pé, pé,
pé
Roda, roda,
roda
Caranguejo
peixe é...
Caranguejo não é peixe
Caranguejo
peixe é
Caranguejo
só é peixe
Na
enchente da maré!
Ora palma, palma, palma
Ora pé,
pé, pé
Ora roda,
roda, roda
Caranguejo
peixe é!
F - Crianças em duplas, frente a frente, em pé.
D - Cantar a música e realizar os
movimentos propostos na letra.
6 DOIS PATINHOS
Dois
patinhos na lagoa
Começaram
a nadar... a nadar!
Quando
viram uma minhoca
Começaram
a puxar
Puxa pra lá,
Puxa pra
cá...
Cuidado
pra minhoca não arrebentar!
Puxa pra
cá... Cuidado pra minhoca não arrebentar!
Arrebentou!
Que
meleca!
F - Crianças em duplas, de mãos
dadas, em pé.
D - A professora iniciará cantando a
música e realizando os movimentos solicitados na mesma com as crianças. Por
exemplo: de nadar, imitar uma minhoca com os dedos, braços ou corpo inteiro.
Quando o grupo cantar "Puxa pra lá, Puxa pra cá", as duplas se
deslocarão para frente e para trás sendo que no "arrebentou"
soltarão as mãos e as levantarão acima da cabeça movimentando-as.
Variação:
As
crianças poderão brincar em círculo de testa, sentadas. Executar movimentos com
as mãos (2 patinhos = dois dedos indicando a quantidade); nadar (movimentos
circulares com os braços ao lado do corpo); virão uma minhoca (uma das mãos
acima dos olhos e mexendo a cabeça para a direita e esquerda); começaram a
puxar (dar as mãos aos colegas e inclinar o tronco para direita e esquerda);
arrebentou (soltar as mãos e levantar os braços); que meleca (fazer cara de
nojo).
7
MINHOCA, ME DÁ UMA BEIJOCA?
Minhoca,
Minhoca
Me dá uma
beijoca!
Não dou,
não dou, não dou...
Então eu
vou roubar!
Minhoco, Minhoco
Você é
mesmo um louco!
Beijou do
lado errado...
A boca é
do outro lado!
F - Crianças dispersas pela sala, em
pé.
D - Cantar explorando a letra e
criando diferentes movimentos com as crianças. Por exemplo: Minhoca/Minhoco
(movimentos de flexão e extensão dos dedos); Não dou (movimento de negação com
o dedo indicador)...
8
BORBOLETINHA
Borboletinha
tá na cozinha
Fazendo
chocolate para madrinha
Poti, poti
Perna de
pau
Olho de
vidro e nariz de pica-pau, pau, pau!
F - Crianças em círculo de testa, em pé.
D - Bater palmas cantando e
construindo diferentes movimentos através da exploração da letra música.
9
A COBRA NÃO TEM PÉ
Veja como
é engraçado!
A Cobra
não tem pé e anda!
Vamos
descobrir como ela faz para se deslocar?
A Cobra
não tem pé,
A Cobra
não tem mão,
Como é
que ela sobe
No
pezinho do limão?
A Cobra
vai subindo...
Vai, vai,
vai.
Vai se
enrolando...
Vai, vai,
vai.
A Cobra
não tem pé,
A Cobra
não tem mão,
Como é
que ela sobe
No
pezinho do limão?
A Cobra
vai descendo...
Vai, vai,
vai.
Vai se
desenrolando...
Vai, vai,
vai.
10 A BARATA
Você conhece uma Barata mentirosa como esta da
cantiga?
A Barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da Barata
Ela tem é uma só.
Ah, ah, ah, oh, oh, oh
Ela tem é uma só.
A Barata diz que tem
Um anel todo de ouro
É mentira da Barata
Este anel é do Besouro
Ah, ah, ah, oh, oh, oh
Este anel é do Besouro.
11 A GALINHA DO VIZINHO
Será que seu Vizinho tem uma Galinha que bota ovo
amarelinho?
A Galinha do Vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota 1, Bota 2, Bota 3, Bota 4, Bota 5,
Bota 6, Bota 7, Bota 8, Bota 9, Bota 10!
12 ROLINHA VOOU
Que tal voar como a Rolinha?
Rolinha voou, voou!
Caiu no laço
Se embaraçou
Oi me dá abraço
Que eu desenbarço
A minha Rolinha
Que caiu no laço.
13 PEIXE VIVO
Que tal pular como o Peixe vivo?
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?
Como poderei viver?
Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
Os Pastores desta Aldeia já me fazem zombaria!
Por me ver assim chorando!
Por me vê assim chorando!
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
14 UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE
Você já viu um Elefante de perto? Ele é muito
grande!
Um Elefante incomoda muita gente,
Dois Elefantes incomodam, incomodam muito
mais.
Dois Elefantes incomodam, muita gente,
Três Elefantes incomodam, incomodam,
incomodam muito mais.
Três Elefantes incomodam, muita gente,
Quatro Elefantes incomodam, incomodam,
incomodam, incomodam muito mais.
Quatro Elefantes incomodam, muita gente,
Cinco Elefantes incomodam, incomodam,
incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
15 PROCURANDO O BICHINHO
M - Uma venda de tecido.
F - Alunos dispersos pelo ambiente da
aula, em pé.
D - A Professora combinará com a
turma um bichinho (gato, cachorro, passarinho) para ser imitado (som) no
decorrer da brincadeira. Um aluno
será escolhido e ficará vendado. Ao sinal da Professora a turma se deslocará e
procurará um local para se esconder. Após todos se esconderem, o aluno vendado
sairá a procura dos seus colegas (bichinhos), os quais se expressarão imitando
o som do bicho escolhido (miau, au-au, piu-piu) para guiá-lo até o esconderijo.
O aluno/bichinho que for encontrado será o próximo a usar a venda.
Dica: Ao encontrar um bichinho, antes de retirar a venda, a Professora poderá solicitar ao aluno que tente identificar qual colega está produzindo o som.
M - Um dado confeccionado com caixas
de leite ou caixa de papelão.
F - Alunos em círculo, em pé.
D - Em cada lado do dado será fixado
um animal (terrestre, aéreo, aquático). Um aluno iniciará a brincadeira jogando
o dado para o alto. O animal que cair será imitado por todos. O aluno da
direita ou esquerda dará continuidade à brincadeira.
Dica: O dado tem 6 lados, então serão
apenas 6 animais que serão imitados. Portanto, pode-se colocar 2 ou 3 animais
em cada lado e o aluno que lançou o dado escolherá qual será imitado. Assim se
tem mais opções para imitações, principalmente em turmas numerosas.
17 PEGA-PEGA DOS ANIMAIS
M - Uma máscara de animal
confeccionada de papelão, cartolina ou tecido.
F - Alunos dispersos pelo ambiente da
aula, em pé.
D - Um aluno usará a máscara e será o
pegador. Ao comando da Professora correrá atrás dos colegas tentando pegá-los.
O aluno que for pego será o próximo pegador.
Variação:
Propor ao
aluno pegador que corra imitando o animal representado na máscara e aos colegas
que fujam fazendo o mesmo. Confeccione vários modelos de máscaras (cachorro,
jacaré, pássaro, canguru).
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