
A
Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas,
- See more at:
http://www.semanafarroupilha.com.br/historico#sthash.RaS72W5R.dpuf
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. É regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por
um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a
definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que
envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na
prática ocorrem os festejos as manifestações culturais, artísticas e
onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a
cavalo.
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos
e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A semana
farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar,
tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se
caracterizando de forma adequada.Com as moças de vestido de prenda e os
homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.
A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade,
ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição
Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos
Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a
aproximação dos povos.
A
Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas,
- See more at:
http://www.semanafarroupilha.com.br/historico#sthash.RaS72W5R.dpuf
É importante apresentar a Cultura Gaúcha às crianças despertando o interesse das mesmas
pelas tradições do povo do Rio Grande do Sul - RS.
pelas tradições do povo do Rio Grande do Sul - RS.

1 BRINCANDO COM CAVALOS DE PAU

M - Cavalos confeccionados com cabos de vassouras e PET's.
F - Alunos organizados em fileira, em pé.
D - A Professora demarcará um espaço na quadra com um ponto de saída e chegada. Após, distribuirá um Cavalo de Pau para cada criança, as quais, ao seu comando, sairão cavalgando pelo espaço demarcado.
Dica: Deixar as crianças explorarem os brinquedos livremente pela quadra antes de iniciar a brincadeira.
2 TREINANDO SEUS CAVALOS

M - Cavalos de Pau, garrafas PET's, uma corda pequena e uma cadeira.
F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.
D - A Professora organizará à frente da colunas os materiais distantes uns dos outros: as PET's, a corda e a cadeira. Ao seu comando os primeiros de cada coluna sairão com seus Cavalos de Pau ziguezagueando entre as PET's, saltando a corda e contornando a cadeira. Retornarão ao final das colunas refazendo o trajeto dos materiais e ao concluí-lo passarão a vez aos colegas que aguardam.
3 ACERTE O ALVO

M - Bolas confeccionadas com folhas de jornal ou bolas de borracha ou plástico.
F - Alunos organizados em fileiras, em pé.
Variação:
- A Professora lançará uma bola no espaço determinado para a brincadeira e os alunos tentarão acertá-la quando realizarem seus lançamentos.
- Realizar todos os lançamentos de uma vez e verificar qual a bola ficou mais distante do grupo.
4 BRINCANDO DE LAÇAR
M - Uma corda pequena, uma cadeira e um Cavalo de Pau.
F - Alunos organizados em fileira, sentados.
D - Prender o Cavalo de Pau na cadeira para firmá-lo. Fazer um laço na corda de forma a permitir lançar e laçar a cabeça do cavalo. Demonstrar o lançamento da corda e, após chamar uma aluno para iniciar a brincadeira de laçar.
Variação: Quem conseguir uma "vaca de madeira" pode fazer a "Vaca Parada" .
5 CORRIDA DOS CHAPÉUS
M - Dois Chapéus de Gaúcho.
F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.
D - Cada coluna escolherá um integrante para ficar a sua frente no local determinado pela Professora. Os primeiros alunos de cada coluna ficarão com os Chapéus. Ao sinal da Professora esses sairão correndo em direção aos colegas destacados e colocarão os Chapéus nas suas cabeças. Retornarão às colunas, tocarão uma de suas mãos nos colegas que esperam a vez e irão para o final da mesma. Esses buscarão os Chapéus e darão para os próximos das colunas e, assim até que todos tenham participado.
Variação: A brincadeira poderá ser realizada de forma competitiva. Assim, vencerá a coluna que estiver primeiro na formação inicial.
6 FANDANGO DA VASSOURA
M - Uma vassoura enfeitada, Cd com músicas tradicionais da Cultura Gaúcha.
F - Alunos em duplas, de mãos dadas ou abraçados, em pé.
D - A Professora organizará as crianças no ambiente da aula e ficará com a vassoura. Enquanto a música toca todos dançam alegremente e ela dança com a vassoura. Após um tempo, escolherá uma criança e dará a vassoura a mesma, que dançará um pouco e passará para outro colega. E, assim até que a música pare.
7 RESGATE A BANDEIRA
M - Uma Bandeira do RS (de tecido em tamanho pequeno).
F - Alunos organizados em fileiras, frente a frente, sentados.
D - A
Professora dará um número a cada integrante de uma das fileiras e os
repetirá na outra. Esses, ao serem chamados, deverão se levantar e
correr rapidamente em direção à Bandeira, a qual estará localizada entre
as fileiras. O objetivo de cada aluno é pegar a Bandeira do RS primeiramente e levá-la para o seu grupo. Repetir a brincadeira enquanto houver interesse.
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3 4 5 6 7 8 9
8 TACO ou TACOBOL
M - Duas garrafas PET's grandes com um pouco de areia dentro, uma bolinha de tênis ou borracha e dois tacos (pedaços de madeira).
F - Alunos em duplas, em pé.
D - Formam-se duas duplas, cada uma composta por um
rebatedor (que segura um taco de madeira) e um arremessador (que está com a bola). Eles ficam
em uma base (um círculo desenhado no chão) e no centro dela encontra-se
uma PET. Quem arremessa deve
tentar derrubar a garrafa do time adversário jogando a bola com a mão. Cabe ao rebatedor do outro time
defendê-la. Se a garrafa for derrubada, o time que atirou a bola ganha
um ponto. Se o rebatedor conseguir defendê-la ou se a bolinha não
acertar a garrafa, quem jogou deve correr para pegá-la e voltar à sua
base. Enquanto isso, os adversários correm, fazendo um "oito" nas duas
bases e, quando se encontram, batem os tacos. Cada volta completa, sem
que o arremessador tenha voltado para seu lugar de origem, vale um
ponto. O time que completar cinco pontos ou mais primeiro vence a
partida. Feito isso, as funções são invertidas: rebatedores vão para o
arremesso e arremessadores vão para as rebatidas.
Variação: Brincar com as crianças menores apenas tentando acertar e derrubar a PET com a bolinha; ou acrescentando o taco para rebater a bolinha impedindo que a mesma toque a PET.
9 DANÇA DO PEZINHO
"Ai bota aqui, ai bota ali
O teu pezinho,
O teu pezinho bem juntinho
com o meu.
Ai bota aqui, ai bota ali
O teu pezinho
O teu pezinho o teu pezinho
Ao pé do meu.
E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu (bis)
E no chegar desse teu corpo
Um abraço quero eu (bis)
Agora que estamos juntinhos
Dá cá um abraço e um beijinho (bis)"
10 DANÇA DO MAÇANICO
"Maçanico, maçanico
Maçanico do banhado (bis)
Quem não dança o maçanico
Não arruma namorado (bis)
Maçanico, maçanico,
Mas que bicho impertinente! (bis)
Maçanico vai-te embora!
Na tua casa chegou gente! (bis)"
11 REVEZAMENTO DE CUIAS
M - Duas cuias de porongo.
.
F - Alunos em duas colunas, em pé.
D - A Professora colocará à frente e distante das colunas (de 3 a 4 metros) uma mesa pequena (pode ser uma cadeirinha) onde as Cuias terão que ser colocadas.Os integrantes das colunas ficarão à frente dessas, distantes uns dos outros (de 3 a 4 metros). Os últimos das colunas ficarão com as Cuias. Ao sinal da Professora correrão até os colegas que estão posicionados a sua frente e as entregarão, ficando parados nos seus lugares; esses darão continuidade fazendo o mesmo; e, assim até os primeiros das colunas que correrão até os pontos onde as Cuias serão colocadas. Repetir revezando as posições.
4 3 2 1
1 4 3 2
2 1 4 3
3 2 1 4
4 3 2 1
12 AMARRANDO LENÇOS
M - Lenços de Gaúcho (pode utilizar TNT para confeccionar os lenços para a brincadeira)
.
F - Alunos em colunas, em pé.
13 PARABÉNS
Parabéns,
Parabéns,
Saúde e felicidade!
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e alegria na lavoura da amizade!
13 SOU DO SUL
Eu sou do Sul
É só olhar pra ver que eu sou do Sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Que eu sou do Sul
...
14 RODA DE CHIMARRÃO

M - Chimarrão (pronto para tomar).
F - Alunos em círculo, sentados.
D - Apresentar o Chimarrão e oferecer às crianças. Enquanto, um toma e aprecia este costume, os demais poderão cantar músicas tradicionais do RS e conversar sobre a Cultura Gaúcha.
Dica:
- Você poderá fazer o Chimarrão na Roda para que as crianças observem como ele é montado.
- Caso alguma criança não queira experimentar o Chimarrão, a deixe à vontade, não insista. Apenas, ofereça.
- Tome cuidado com a temperatura da água.
- Observe os pequenos quando estiverem com o mate na mão para que não o virem e não se machuquem com a bomba.
15 FUGINDO DO "CUSCO"

M - Uma máscara de cachorro, o "Cusco".
F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.
D - Um aluno será escolhido para usar a máscara e representará o "Cusco". Esse terá que correr atrás dos colegas pela quadra tentando pegá-los. Quando conseguir pegar alguém, passará a máscara e o aluno que foi pego será o próximo "Cusco".
16 QUAL COR CAIRÁ?

M - Uma dado de cores.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - Um
aluno será escolhido para iniciar a brincadeira. Esse lançará o dado no espaço delimitado pela Professora. O objetivo da brincadeira é verificar quem consegue fazer com que o dado caia com a cor solicitada (por exemplo: vermelho) para cima. Cada um realiza um lançamento e, após todos lançarem, a brincadeira é repetida.
17 ALINHAVANDO BOLSAS E BOTAS
M - Bolsas, botas de TNT (perfurados nas extremidades) e fita colorida.
F - Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.
D - A Professora distribuirá as bolsas para as meninas e as botas para os meninos juntamente com as fitas. Após, mostrará como os mesmos os alinhavarão.
Dica: Você poderá fazer as bolsas e botas de EVA ou papelão.
17 ALINHAVANDO BOLSAS E BOTAS
M - Bolsas, botas de TNT (perfurados nas extremidades) e fita colorida.
F - Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.
Dica: Você poderá fazer as bolsas e botas de EVA ou papelão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário