Semana Farroupilha


 

 


A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, - See more at: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico#sthash.RaS72W5R.dpuf
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. É regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A semana farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada.Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.

A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.


A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, - See more at: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico#sthash.RaS72W5R.dpuf

É importante apresentar a Cultura Gaúcha às crianças despertando o interesse das mesmas 
pelas tradições do povo do Rio Grande do Sul - RS.
   












1 BRINCANDO COM CAVALOS DE PAU

 


M - Cavalos confeccionados com cabos de vassouras e PET's. 

F - Alunos organizados em fileira, em pé. 

D - A Professora demarcará um espaço na quadra com um ponto de saída e chegada. Após, distribuirá um Cavalo de Pau para cada criança, as quais, ao seu comando, sairão cavalgando pelo espaço demarcado. 

Dica: Deixar as crianças explorarem os brinquedos livremente pela quadra antes de iniciar a brincadeira.



2 TREINANDO SEUS CAVALOS  


M - Cavalos de Pau, garrafas PET's, uma corda pequena e uma cadeira.

F - Alunos organizados em duas colunas, em pé. 

D - A Professora organizará à frente da colunas os materiais distantes uns dos outros: as PET's, a corda e a cadeira. Ao seu comando os primeiros de cada coluna sairão com seus Cavalos de Pau ziguezagueando entre as PET's, saltando a corda e contornando a cadeira. Retornarão ao final das colunas refazendo o trajeto dos materiais e ao concluí-lo passarão a vez aos colegas que aguardam.



3 ACERTE O ALVO

 

M - Bolas confeccionadas com folhas de jornal ou bolas de borracha ou plástico.

F - Alunos organizados em fileiras, em pé. 

D -  Cada aluno receberá uma bola, a qual será lançada no espaço delimitado para a brincadeira quando o seu nome for chamado. O objetivo de cada aluno é tocar a bola o mais distante possível.

Variação: 
A Professora lançará uma bola no espaço determinado para a brincadeira e os alunos tentarão acertá-la quando realizarem seus lançamentos.
Realizar todos os lançamentos de uma vez e verificar qual a bola ficou mais distante do grupo.



4 BRINCANDO DE LAÇAR

M - Uma corda pequena, uma cadeira e um Cavalo de Pau.

F - Alunos organizados em fileira, sentados. 

D -  Prender o Cavalo de Pau na cadeira para firmá-lo. Fazer um laço na corda de forma a permitir lançar e  laçar a cabeça do cavalo. Demonstrar o lançamento da corda e, após chamar uma aluno para iniciar a brincadeira de laçar.

Variação: Quem conseguir uma "vaca de madeira" pode fazer a "Vaca Parada"
 




5 CORRIDA DOS CHAPÉUS

M - Dois Chapéus de Gaúcho.

F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.

D - Cada coluna escolherá um integrante para ficar a sua frente no local determinado pela Professora. Os primeiros alunos de cada coluna ficarão com os Chapéus. Ao sinal da Professora esses sairão correndo em direção aos colegas destacados e colocarão os Chapéus nas suas cabeças. Retornarão às colunas, tocarão uma de suas mãos nos colegas que esperam a vez e irão para o final da mesma. Esses buscarão os Chapéus e darão para os próximos das colunas e, assim até que todos tenham participado. 

Variação: A brincadeira poderá ser realizada de forma competitiva. Assim, vencerá a coluna que estiver primeiro na formação inicial.



6 FANDANGO DA VASSOURA
 

M - Uma vassoura enfeitada, Cd com músicas tradicionais da Cultura Gaúcha.

F - Alunos em duplas, de mãos dadas ou abraçados, em pé.

D - A Professora organizará as crianças no ambiente da aula e ficará com a vassoura. Enquanto a música toca todos dançam alegremente e ela dança com a vassoura. Após um tempo, escolherá uma criança e dará a vassoura a mesma, que dançará um pouco e passará para outro colega. E, assim até que a música pare.



7 RESGATE A BANDEIRA

M - Uma Bandeira do RS (de tecido em tamanho pequeno).

F - Alunos organizados em fileiras, frente a frente, sentados.

D - A Professora dará um número a cada integrante de uma das fileiras e os repetirá na outra. Esses, ao serem chamados, deverão se levantar e correr rapidamente em direção à Bandeira, a qual estará localizada entre as fileiras. O objetivo de cada aluno é pegar a Bandeira do RS primeiramente e levá-la para o seu grupo. Repetir a brincadeira enquanto houver interesse.

1   2   3   4   5   6   7   8   9  



1   2   3   4   5   6   7   8   9  



8 TACO ou TACOBOL


Brincadeiras do Sul: Taco. Foto: Danny Yin 

M - Duas garrafas PET's grandes com um pouco de areia dentro, uma bolinha de tênis ou borracha e dois tacos (pedaços de madeira).

F - Alunos em duplas, em pé.

D - Formam-se duas duplas, cada uma composta por um rebatedor (que segura um taco de madeira) e um arremessador (que está com a bola). Eles ficam em uma base (um círculo desenhado no chão) e no centro dela encontra-se uma PET. Quem arremessa deve tentar derrubar a garrafa do time adversário jogando a bola com a mão. Cabe ao rebatedor do outro time defendê-la. Se a garrafa for derrubada, o time que atirou a bola ganha um ponto. Se o rebatedor conseguir defendê-la ou se a bolinha não acertar a garrafa, quem jogou deve correr para pegá-la e voltar à sua base. Enquanto isso, os adversários correm, fazendo um "oito" nas duas bases e, quando se encontram, batem os tacos. Cada volta completa, sem que o arremessador tenha voltado para seu lugar de origem, vale um ponto. O time que completar cinco pontos ou mais primeiro vence a partida. Feito isso, as funções são invertidas: rebatedores vão para o arremesso e arremessadores vão para as rebatidas.

Variação: Brincar com as crianças menores apenas tentando acertar e derrubar a PET com a bolinha; ou acrescentando o taco para rebater a bolinha impedindo que a mesma toque a PET.



9 DANÇA DO PEZINHO

"Ai bota aqui, ai bota ali
O teu pezinho,
O teu pezinho bem juntinho
com o meu.

Ai bota aqui, ai bota ali
O teu pezinho
O teu pezinho o teu pezinho
Ao pé do meu.


E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu (bis)

E no chegar desse teu corpo
Um abraço quero eu (bis)


Agora que estamos juntinhos
Dá cá um abraço e um beijinho (bis)"








10 DANÇA DO MAÇANICO

"Maçanico, maçanico
Maçanico do banhado (bis)
Quem não dança o maçanico
Não arruma namorado (bis)

Maçanico, maçanico,
Mas que bicho impertinente! (bis)
Maçanico vai-te embora!
Na tua casa chegou gente! (bis)"








11 REVEZAMENTO DE CUIAS


           

M - Duas cuias de porongo.
.
F - Alunos em duas colunas, em pé.

D - A Professora colocará à frente e distante das colunas (de 3 a 4 metros) uma mesa pequena (pode ser uma cadeirinha) onde as Cuias terão que ser colocadas.Os integrantes das colunas ficarão à frente dessas, distantes uns dos outros (de 3 a 4 metros).  Os últimos das colunas ficarão com as Cuias. Ao sinal da Professora correrão até os colegas que estão posicionados a sua frente e as entregarão, ficando parados nos seus lugares; esses darão continuidade fazendo o mesmo; e, assim até os primeiros das colunas que correrão até os pontos onde as Cuias serão colocadas. Repetir revezando as posições.


4 3 2 1
1 4 3 2
2 1 4 3
3 2 1 4
4 3 2 1




12 AMARRANDO LENÇOS



M - Lenços de Gaúcho (pode utilizar TNT para confeccionar os lenços para a brincadeira)
.
F - Alunos em colunas, em pé.

D - Cada coluna escolherá um integrante para ficar a sua frente no local determinado pela Professora. Os primeiros alunos de cada coluna ficarão com os Lenços. Ao sinal da Professora esses sairão correndo em direção aos colegas destacados e passarão os Lenços ao redor dos seus pescoços dando um nó no peito. Após, retornarão às colunas, tocarão uma de suas mãos nos colegas que esperam a vez e irão para o final da mesma. Esses darão continuidade à brincadeira buscando os Lenços, os quais deverão ser desamarrrados e entregues para os próximos da coluna. E, assim, até que todos tenham participado.


13 PARABÉNS

Parabéns,
Parabéns,
Saúde e felicidade!
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e alegria na lavoura da amizade!




13 SOU DO SUL

Eu sou do Sul
É só olhar pra ver que eu sou do Sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Que eu sou do Sul
...
 

14 RODA DE CHIMARRÃO  

M - Chimarrão (pronto para tomar).
F - Alunos em círculo, sentados.

D - Apresentar o Chimarrão  e oferecer às crianças. Enquanto, um toma e aprecia este costume, os demais poderão cantar músicas tradicionais do RS e conversar sobre a Cultura Gaúcha.
Dica:  
  • Você poderá fazer o Chimarrão na Roda para que as crianças observem como ele é montado. 
  • Caso alguma criança não queira experimentar o Chimarrão, a deixe à vontade, não insista. Apenas, ofereça. 
  • Tome cuidado com a temperatura da água.
  •  Observe os pequenos quando estiverem com o mate na mão para que não o virem e não se machuquem com a bomba.

15 FUGINDO DO "CUSCO"

M - Uma máscara de cachorro, o "Cusco".

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.

D - Um aluno será escolhido para usar a máscara e representará o "Cusco". Esse terá que correr atrás dos colegas pela quadra tentando pegá-los. Quando conseguir pegar alguém, passará a máscara e o aluno que foi pego será o próximo "Cusco".

16 QUAL COR CAIRÁ?

M - Uma dado de cores.

F - Alunos em fileira, em pé.

D - Um aluno será escolhido para iniciar a brincadeira. Esse lançará o dado no espaço delimitado pela Professora. O objetivo da brincadeira é verificar quem consegue fazer com que o dado caia com a cor solicitada (por exemplo: vermelho) para cima. Cada um realiza um lançamento e, após todos lançarem, a brincadeira é repetida.




17 ALINHAVANDO BOLSAS E BOTAS

M - Bolsas, botas de TNT (perfurados nas extremidades) e fita colorida.

F - Alunos organizados conforme mapeamento da Turma, sentados.

D - A Professora distribuirá as bolsas para as meninas e as botas para os meninos juntamente com as fitas. Após, mostrará como os mesmos os alinhavarão.

Dica: Você poderá fazer as bolsas e botas de EVA ou papelão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário