O Folclore é um conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas várias regiões do mundo.
O principal folclorista – isto é, estudioso do Folclore – brasileiro (e um dos maiores do mundo), Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), definiu o folclore como: a cultura popular, tornada normativa pela tradição. Com essa definição, Cascudo pretendia destacar exatamente o que o folclore significa, em sua acepção original, dada pelo antiquário inglês William John Thoms: folk significa povo e lore, instrução, sabedoria. Assim sendo, a cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).
O Folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira.
O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.
As principais lendas e ritos do Folclore Brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça.
As tradições populares são conservadas por meio do Folclore. Através de uma festa, como a do Bomba meu boi, toda uma herança imaterial – isto é, um estoque de valores e sabedoria tradicional é passado de geração em geração. É de suma importância, portanto, o estudo e o conhecimento das práticas do Folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos, das variadas regiões do globo.
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5 BOLICHE DAS LENDAS
M - Cinco Marias (saquinhos confeccionados com tecido e arroz ou areia).
F - Em duplas, sentados.
1 BALANGANDÃ
M - Um balangandã para cada aluno.
F - Dispersos pelo ambiente da aula.
D - A Professora distribuirá um balangandã para cada criança e demonstrará diferentes movimentos que podem ser realizados com o brinquedo. Após, solicitará que os alunos os executem.
Por exemplo:
- Segurar o brinquedo pelo cordão e girar ao lado do corpo rapidamente (ele produzirá som).
- Lançar o balangandã para o alto. Esse subirá e, após descerá com as fitas para cima produzindo um lindo efeito.
Dica: Incentivar as crianças a explorarem diferentes formas de brincar. Pode-se criar coreografias com os brinquedos.
2 BILBOQUÊ
M - Bilboquês confeccionados com PET's e bolinhas de jornal.
F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula.
D - A Professora distribuirá um bilboquê para cada aluno e demonstrará diferentes formas de brincar. Após, solicitará que os alunos os executem.
Por exemplo:
- Lançar a bola de jornal para o alto e tentar pegá-la com o bilboquê. Realizar com a mão direita e esquerda; explorar os lançamentos variando a força e altura.
- Brincar em duplas: um lançando a bolinha para o outro.
Dica: Incentivar as crianças a criarem diferentes formas de brincar.
3 PEGA-PEGA DO SACI
M - Um gorro vermelho confeccionado com TNT.
F - Alunos em círculo, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno e dará ao mesmo o gorro vermelho, o qual representará o Saci. Ao seu comando o Saci sairá correndo na tentativa de pegar um colega. As demais crianças correrão, pelo espaço determinado pela Professora, tentando fugir. Quando uma for pega, ficará parada tentando equilibrar-se num pé, imitando o Saci. A brincadeira continuará até que todos sejam pegos.
Variação: O aluno que for pego poderá receber o gorro vermelho e representar o Saci, passando a ser o próximo pegador.
4 PROCURANDO O SACI
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora esconderá a PET, o Saci, no ambiente da aula (sala ou pátio). Após, solicitará que os alunos o procurem. Quem achar, pegará a PET, levará para o local onde a brincadeira iniciou e terá o direito de esconder o Saci.
5 BOLICHE DAS LENDAS
M - PET's com imagens dos personagens das Lendas fixados e bolas.
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora organizará as PET's à frente das colunas e dará ao primeiro das mesmas uma bola. Esses, ao seu comando, as lançarão em direção às garrafas na tentativa de derrubá-las. Após, verificarão quantos e quais personagens acertaram. A brincadeira continuará com os próximos alunos das colunas e até que todos tenham participado.
6 CORRIDA DOS SACIS
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora demarcará no ambiente da aula um ponto de saída e chegada. Os alunos, ao seu comando, tentarão saltitar numa perna só entre os pontos. Repetir a brincadeira solicitando que troquem a perna de apoio.
Variação: Brincar saltitando com as duas pernas; brincar em duplas, saltitando numa perna só e de mãos dadas; brincar em duplas, saltitando numa perna só, porém com uma perna amarrada na do colega.
7 CINCO MARIAS
M - Cinco Marias (saquinhos confeccionados com tecido e arroz ou areia).
F - Em duplas, sentados.
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