Uma alimentação saudável para as crianças garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade,
bom estado de saúde e crescimento. Por isso, é preciso apresentar desde cedo alimentos saudáveis
e orientá-las da importância desses para suas vidas.
bom estado de saúde e crescimento. Por isso, é preciso apresentar desde cedo alimentos saudáveis
e orientá-las da importância desses para suas vidas.
A Escola se traduz em espaço para incentivar e colaborar sobre esta questão significativa,
juntamente com os familiares e amigos.
Sabe-se que a soma de uma alimentação saudável, a higiene correta e a prática regular de atividades físicas
é o segredo para a aquisição e manutenção da saúde e uma vida com qualidade e mais feliz.
é o segredo para a aquisição e manutenção da saúde e uma vida com qualidade e mais feliz.
1 PROCURANDO FRUTAS
M - Frutas (uma de cada) e pedaços de TNT (para colocar
sob as frutas). Se preferir poderá utilizar imagens ou frutas confeccionadas
com materiais alternativos.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora escolherá diferentes frutas e as organizará no ambiente onde a aula acontecerá, umas distantes das outras. Os alunos deverão se deslocar até a fruta que a Professora citar.
Dicas:
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora escolherá diferentes frutas e as organizará no ambiente onde a aula acontecerá, umas distantes das outras. Os alunos deverão se deslocar até a fruta que a Professora citar.
Dicas:
- Explorar as cores, formatos e sabores para citar as frutas.
- Oportunizar aos alunos a escolha da fruta preferida fazendo assim uma salada de frutas ao se deslocarem.
- Explorar a quantidade de frutas que estão nas brincadeiras realizando a contagem das mesmas.
- Questionar sobre a ingestão de frutas para descobrir quais são mais consumidas.
- Oportunizar diferentes formas de deslocamento até as frutas (caminhando, correndo, saltando, engatinhando...).
Variação: Utilizar legumes e verduras junto às frutas.
2 TOQUE NAS FRUTAS!
M - Frutas confeccionadas com E.V.A.
F - Alunos organizados em colunas, em pé.
D - A Professora colará em uma parede, à frente de cada coluna, uma fruta cuidando para que as mesmas fiquem mais altas que as crianças. Ao seu comando os primeiros de cada coluna deverão correr até as mesmas e saltar a sua frente tentando tocá-las com uma das mãos. Após, retornarão correndo à coluna e se posicionarão no final da mesma. Os segundos darão continuidade à brincadeira. E, assim até que todos participem.
Variação: Ir subindo gradativamente a altura das frutas.
3 QUEM CHEGA PRIMEIRO?
M - Uma fruta confeccionada com E.V.A.
F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.
D - A Professora perfurará a fruta e colocará uma cordinha fina para prendê-la na goleira da quadra ou em um outro local que a permita ficar suspensa. Ao seu comando os primeiros alunos de cada coluna correrão em direção à fruta na tentativa de tocá-la primeiro. Após a participação, os alunos se posicionarão ao lado do local onde a brincadeira está sendo realizada para não atrapalharem os próximos colegas. E, assim até que todos participem.
Dica: As frutas poderão ser fixadas numa parede.
F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.
D - A Professora perfurará a fruta e colocará uma cordinha fina para prendê-la na goleira da quadra ou em um outro local que a permita ficar suspensa. Ao seu comando os primeiros alunos de cada coluna correrão em direção à fruta na tentativa de tocá-la primeiro. Após a participação, os alunos se posicionarão ao lado do local onde a brincadeira está sendo realizada para não atrapalharem os próximos colegas. E, assim até que todos participem.
Dica: As frutas poderão ser fixadas numa parede.
Variação: A Professora poderá realizar a brincadeira de forma competitiva, ou seja, verificar qual coluna (grupo) conseguiu tocar, primeiramente, mais vezes na fruta.
4 COLHENDO FRUTAS!
M - Frutas de E.V.A. (laranja,
banana, maçã, morango...) , árvores de papelão e cestas confeccionadas com
caixas de leite.
F - Alunos em círculo, em pé.
D - A Professora iniciará a brincadeira distribuindo as cestas aos alunos. Após, explicará que as frutas estão nas árvores e precisam ser colhidas, pois já estão maduras e prontas para comer. Então, solicitará que as crianças caminhem ou corram até uma determinada árvore para colherem as frutas e as colocarem dentro das cestinhas. E, assim, desenvolverá a brincadeira com diferentes comandos para que os alunos se desloquem pelo ambiente da aula em busca das frutas.
F - Alunos em círculo, em pé.
D - A Professora iniciará a brincadeira distribuindo as cestas aos alunos. Após, explicará que as frutas estão nas árvores e precisam ser colhidas, pois já estão maduras e prontas para comer. Então, solicitará que as crianças caminhem ou corram até uma determinada árvore para colherem as frutas e as colocarem dentro das cestinhas. E, assim, desenvolverá a brincadeira com diferentes comandos para que os alunos se desloquem pelo ambiente da aula em busca das frutas.
Por exemplo:
- Vamos colher as laranjas?
- Que lindas estão as maçãs! Vamos apanhá-las?
Obs.: Cuidar o tipo de fruta e a árvore na qual ela se desenvolve.
Dica: Explorar as cores, as formas e as características das frutas quanto aos sabores (doce, ácida... ), cheiros, tamanhos e quantidades expostas na brincadeira.
5 TOMATINHO VERMELHO
Tomatinho vermelho
Pela estrada rolou (girar)
Um grande caminhão veio (abrir os
braços e após aproximar as mãos fechadas e balançar os braços para um lado e
outro)
E o Tomatinho esmagou (aproximar
as mãos abertas)
Pobre do Tomatinho (aproximar as mãos do rosto e fazer
cara de pena)
Coitado do Tomatinho (repetir o
movimento anterior)
Ketchup virou (bater palmas e dançar)
Ketchup virou (repetir o movimento anterior)
F - Alunos em círculo, em pé.
D - A Professora cantará e dançará com os alunos a música
explorando os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma.
5 MEU ALMOÇO
Meu almoço (tocar o peito com as mãos)
Meu almoço
Vou comer (movimentos de extensão e flexão dos
dedos à frente da boca)
Vou comer
Pra ficar fortinho (braços estendidos na linha dos ombros:
flexionar e estender)
Pra ficar fortinho
E crescer (caminhar na ponta dos pés com os
braços estendidos acima da cabeça)
E crescer
D - Esta música pode ser cantada no deslocamento ao
refeitório. Também, na hora do lanche onde se substitui a palavra almoço
por lanchinho.
6 ALECRIM DOURADO
Alecrim,
alecrim dourado6 ALECRIM DOURADO
Que nasceu no
campo
Sem ser
semeado
Foi meu amor
Que me disse
assim
Que a flor do
campo é o alecrim
F - Crianças em círculo de testa, em pé.
D - Construir, com a ajuda dos alunos, uma coreografia
considerando a letra da música.
7 NA CESTA TEM:
F - Crianças em círculo de testa, sentados.
7 NA CESTA TEM:
F - Crianças em círculo de testa, sentados.
D - A Professora iniciará a brincadeira dizendo: "Na cesta tem: banana!" O aluno a sua direita continuará a brincadeira dizendo: "Na cesta tem: banana e laranja!" Na sequência, o próximo dirá: "Na cesta tem: banana, laranja e melão!" A brincadeira continuará até que todos tenham participado. Caso um aluno não consiga lembrar da sequência, a brincadeira iniciará novamente de onde parou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário