Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável para as crianças garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, 
bom estado de saúde e crescimento. Por isso, é preciso apresentar desde cedo alimentos saudáveis
 e orientá-las da importância desses para suas vidas.

A Escola se traduz em espaço para incentivar e colaborar sobre esta questão significativa,
juntamente com os familiares e amigos.

Sabe-se que a soma de uma alimentação saudável, a higiene correta e a prática regular de atividades físicas 
é o segredo para a aquisição e manutenção da saúde e uma vida com qualidade e mais feliz.











1 PROCURANDO FRUTAS 


 

M - Frutas (uma de cada) e pedaços de TNT (para colocar sob as frutas). Se preferir poderá utilizar imagens ou frutas confeccionadas com materiais alternativos. 

F -  Alunos em fileira, em pé. 

D - A Professora escolherá diferentes frutas e as organizará no ambiente onde a aula acontecerá, umas distantes das outras. Os alunos deverão se deslocar até a fruta que a Professora citar. 

Dicas: 

  • Explorar as cores, formatos e sabores para citar as frutas. 
  • Oportunizar aos alunos a escolha da fruta preferida fazendo assim uma salada de frutas ao se deslocarem.
  • Explorar a quantidade de frutas que estão nas brincadeiras realizando a contagem das mesmas.
  • Questionar sobre a ingestão de frutas  para descobrir quais são mais consumidas. 
  • Oportunizar diferentes formas de deslocamento até as frutas (caminhando, correndo, saltando, engatinhando...).

Variação: Utilizar legumes e verduras junto às frutas.




2 TOQUE NAS FRUTAS!   

            
 


M - Frutas confeccionadas com E.V.A.  

F -  Alunos organizados em colunas, em pé. 

D - A Professora colará em uma parede, à frente de cada coluna, uma fruta cuidando para que as mesmas fiquem mais altas que as crianças. Ao seu comando os primeiros de cada coluna deverão correr até as mesmas e saltar a sua frente tentando tocá-las com uma das mãos. Após, retornarão correndo à coluna e se posicionarão no final da mesma. Os segundos darão continuidade à brincadeira. E, assim até que todos participem.


Variação: Ir subindo gradativamente a altura das frutas.





3 QUEM CHEGA PRIMEIRO?




M - Uma fruta confeccionada com E.V.A.  

F -  Alunos organizados em duas colunas, em pé. 

D - A Professora perfurará a fruta e colocará uma cordinha fina para prendê-la na goleira da quadra ou em um outro local que a permita ficar suspensa.  Ao seu comando os primeiros alunos de cada coluna correrão em direção à fruta na tentativa de tocá-la primeiro. Após a participação, os alunos se posicionarão ao lado do local onde a brincadeira está sendo realizada para não atrapalharem os próximos colegas. E, assim até que todos participem. 



Dica: As frutas poderão ser fixadas numa parede.

Variação: A Professora poderá realizar a brincadeira de forma competitiva, ou seja, verificar qual coluna (grupo) conseguiu tocar, primeiramente, mais vezes na fruta. 








4 COLHENDO FRUTAS!

 

            

M - Frutas de E.V.A. (laranja, banana, maçã, morango...) , árvores de papelão e cestas confeccionadas com caixas de leite. 

F -  Alunos em círculo, em pé. 

D - A Professora iniciará a brincadeira distribuindo as cestas aos alunos. Após, explicará que as frutas estão nas árvores e precisam ser colhidas, pois já estão maduras e prontas para comer. Então, solicitará que as crianças caminhem ou corram até uma determinada árvore para colherem as frutas e as colocarem dentro das cestinhas. E, assim, desenvolverá a brincadeira com diferentes comandos para que os alunos se desloquem pelo ambiente da aula em busca das frutas.


Por exemplo:  
  

  • Vamos colher as laranjas?   

  • Que lindas estão as maçãs! Vamos apanhá-las?

Obs.: Cuidar o tipo de fruta e a árvore na qual ela se desenvolve. 

Dica: Explorar as cores, as formas e as características das frutas quanto aos sabores (doce, ácida... ), cheiros, tamanhos e quantidades expostas na brincadeira. 





5 TOMATINHO VERMELHO  
          
Tomatinho vermelho

Pela estrada rolou (girar)

Um grande caminhão veio (abrir os braços e após aproximar as mãos fechadas e balançar os braços para um lado e outro)

E o Tomatinho esmagou (aproximar as mãos abertas)

Pobre do Tomatinho (aproximar as mãos do rosto e fazer cara de pena)

Coitado do Tomatinho (repetir o movimento anterior)

Ketchup virou (bater palmas e dançar)

Ketchup virou (repetir o movimento anterior)


F - Alunos em círculo, em pé.


D - A Professora cantará e dançará com os alunos a música explorando os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma. 



5 MEU ALMOÇO


Meu almoço (tocar o peito com as mãos)

Meu almoço

Vou comer (movimentos de extensão e flexão dos dedos à frente da boca)

Vou comer

Pra ficar fortinho (braços estendidos na linha dos ombros: flexionar e estender)

Pra ficar fortinho

E crescer (caminhar na ponta dos pés com os braços estendidos acima da cabeça)

E crescer


D - Esta música pode ser cantada no deslocamento ao refeitório. Também, na hora do lanche onde se substitui a palavra  almoço por lanchinho.

 6 ALECRIM DOURADO



Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim

F - Crianças em círculo de testa, em pé.

D - Construir, com a ajuda dos alunos, uma coreografia considerando a letra da música.



7 NA CESTA TEM: Imagem relacionada

F - Crianças em círculo de testa, sentados.

D - A Professora iniciará a brincadeira dizendo: "Na cesta tem: banana!" O aluno a sua direita continuará a brincadeira dizendo: "Na cesta tem: banana e laranja!" Na sequência, o próximo dirá: "Na cesta tem: banana, laranja e melão!" A brincadeira continuará até que todos tenham participado. Caso um aluno não consiga lembrar da sequência, a brincadeira iniciará novamente de onde parou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário