Semana Consciência Negra



LEI 11.645/08



Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

No decorrer da história, algumas Leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade.
 
Dia Nacional da Consciência Negra  




ABAYOMI

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

 

 








1 BRINCANDO COM A ABAYOMI    

M - Uma Abayomi.

F - Alunos em círculo, em pé.

D - A Professora mostrará a Abayomi para os alunos e após a esconderá no ambiente da aula. Ao seu comando a Turma deverá procurá-la. O aluno que encontrar a boneca será o responsável por escondê-la.


2 CORES DA ÁFRICA  

M - Tiras de TNT nas cores (vermelho, azul, branco, verde, amarelo e preto).

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.

D - A Professora amarrará no pulso de cada aluno uma tira de TNT. Os alunos correrão pela quadra misturando as cores. A professora escolherá uma cor e falará em voz alta seu nome. Por exemplo: azul. A cor chamada então correrá atrás das demais, tentando pegá-las. Quando conseguir, está será a nova cor pegadora.


3 COM QUEM ESTÁ A ABAYOMI?  

M - Uma Abayomi.

F - Alunos em círculo de testa, sentados.

D - A Professora entregará a Abayomi para um aluno. Esse, então caminhará ao redor do círculo e escolherá um colega para deixar a boneca nas suas costas que ao perceber terá que se levantar e correr atrás do mesmo para pegá-lo, antes que sente no seu lugar. A brincadeira continua com a participação dos demais alunos.

Dica: Cantar ou tocar algum instrumento musical enquanto o colega destacado se desloca.



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