A
bola é provavelmente a diversão mais antiga que se tem conhecimento.
Historiadores relatam que nos desenhos das cavernas da pré-história há homens com bolas nas mãos.
Eram provavelmente feitas de pedras e com objetivo de auxiliar na caça.
Historiadores relatam que nos desenhos das cavernas da pré-história há homens com bolas nas mãos.
Eram provavelmente feitas de pedras e com objetivo de auxiliar na caça.
Usada como diversão, o primeiro registro é de um jogo chamado kemari,
criado em 4500 a.C. no Japão. Era um jogo parecido com o futebol, mas a
finalidade mesmo era fazer treinamento de guerra com sua prática.
Para brincar e se divertir pode ser com uma bola, bolinha ou bolão.
Elas podem ser confeccionadas de diferentes e variados materiais
e alegram as férias, finais de semana, aulas de Educação Física...
Basta ter um tempinho livre ou alguém oportunizar um espaço para
brincar, jogar e aprender com a queridinha da maioria!
e alegram as férias, finais de semana, aulas de Educação Física...
Basta ter um tempinho livre ou alguém oportunizar um espaço para
brincar, jogar e aprender com a queridinha da maioria!
http://www.smartkids.com.br/especiais/brincadeiras-com-bola.html
1 BOLAS E PANOS
1.1 Controlando
a bola
M - Bolas de borracha e retângulos de TNT.
F - Organizar a Turma em grupos (6 a 8 alunos).
D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT e uma bola. Cada aluno deverá segurar um pedaço do TNT. Ao comando da Professora colocarão a bola encima do mesmo e tentarão executar o que será solicitado.
F - Organizar a Turma em grupos (6 a 8 alunos).
D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT e uma bola. Cada aluno deverá segurar um pedaço do TNT. Ao comando da Professora colocarão a bola encima do mesmo e tentarão executar o que será solicitado.
- Fazer a bola rolar no sentido horário.
- Fazer a bola rolar no sentido anti-horário.
- Fazer a bola rolar de um lado a outro do TNT.
- Lançar a bola para cima e pegar com o tecido.
1.2 Não deixe a
bola cair
M - Uma bola de borracha e dois retângulos de TNT ou
lençol.
F - Turma organizada em dois grupos, os quais ficarão frente a frente a uma distância determinada pela Professora.
D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT. A Professora sorteará com qual grupo a bola iniciará. Ao seu comando os alunos colocarão a bola encima do TNT e tentarão lançá-la para o grupo adversário que tentará recebê-la e devolvê-la sem deixar cair no chão.
F - Turma organizada em dois grupos, os quais ficarão frente a frente a uma distância determinada pela Professora.
D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT. A Professora sorteará com qual grupo a bola iniciará. Ao seu comando os alunos colocarão a bola encima do TNT e tentarão lançá-la para o grupo adversário que tentará recebê-la e devolvê-la sem deixar cair no chão.
Variação: Colocar entre os grupos uma corda. A bola terá que
passar por cima da mesma para o grupo adversário. Poderão ser utilizados dois
ou três pedaços de TNT de cada lado da corda formando assim mais grupos.
2 COM QUEM ESTÁ A BOLINHA?
D - Um aluno será escolhido e ficará com a bolinha à frente da fileira e de costas para os colegas. Ao comando da Professora o aluno destacado lançará a bolinha por cima da cabeça, para trás, em direção à fileira permanecendo na posição. Os colegas então deverão tentar pegá-la. O aluno que conseguir pegar a bolinha cruzará os braços nas costas escondendo-a, sendo que os demais, ao perceberem a ação, se posicionarão ao lado do colega formando a fileira novamente. A Professora então, pedirá ao aluno destacado que fique de frente para a fileira e tente descobrir com quem está a bolinha. Caso não acerte, terá mais uma tentativa. A brincadeira continua até que todos tenham lançado a bolinha.
M - Bolinhas pequenas de plástico coloridas e um lençol ou pedaço de T.N.T grande.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora e uma ajudante colocarão as bolinhas coloridas sobre o lençol e convidarão os alunos para se posicionarem embaixo do mesmo. O lençol será balançado e ao sinal da Professora as bolinhas serão lançadas para o alto e o lençol recolhido. As crianças então tentarão pegar o maior número de bolinhas e aproveitar o banho imaginário de chuva.
Dica: Explorar a quantidade e cores de bolinhas pegas pelos alunos.
M - Bolas de plástico pequenas, dois baldes e cordas finas.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - Colocar um balde vazio no centro do círculo e as bolinhas dentro do outro, o qual estará amarrado com as cordas e distante do mesmo Ao comando da Professora os alunos pegarão as pontas das cordas, carregarão o balde e tentarão virá-lo fazendo com que o maior número de bolinhas caiam dentro do balde vazio.
5 A BOLA ESTÁ COM QUEM?
M - Uma bola e uma venda
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
2 COM QUEM ESTÁ A BOLINHA?
M - Uma bolinha de plástico ou papel.
F - Alunos em fileiras, em pé.
F - Alunos em fileiras, em pé.
D - Um aluno será escolhido e ficará com a bolinha à frente da fileira e de costas para os colegas. Ao comando da Professora o aluno destacado lançará a bolinha por cima da cabeça, para trás, em direção à fileira permanecendo na posição. Os colegas então deverão tentar pegá-la. O aluno que conseguir pegar a bolinha cruzará os braços nas costas escondendo-a, sendo que os demais, ao perceberem a ação, se posicionarão ao lado do colega formando a fileira novamente. A Professora então, pedirá ao aluno destacado que fique de frente para a fileira e tente descobrir com quem está a bolinha. Caso não acerte, terá mais uma tentativa. A brincadeira continua até que todos tenham lançado a bolinha.
3 CHUVA DE BOLINHAS
M - Bolinhas pequenas de plástico coloridas e um lençol ou pedaço de T.N.T grande.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora e uma ajudante colocarão as bolinhas coloridas sobre o lençol e convidarão os alunos para se posicionarem embaixo do mesmo. O lençol será balançado e ao sinal da Professora as bolinhas serão lançadas para o alto e o lençol recolhido. As crianças então tentarão pegar o maior número de bolinhas e aproveitar o banho imaginário de chuva.
Dica: Explorar a quantidade e cores de bolinhas pegas pelos alunos.
M - Bolas de plástico pequenas, dois baldes e cordas finas.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - Colocar um balde vazio no centro do círculo e as bolinhas dentro do outro, o qual estará amarrado com as cordas e distante do mesmo Ao comando da Professora os alunos pegarão as pontas das cordas, carregarão o balde e tentarão virá-lo fazendo com que o maior número de bolinhas caiam dentro do balde vazio.
5 A BOLA ESTÁ COM QUEM?
M - Uma bola e uma venda
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - A Professora escolherá um aluno para ser vendado. Outro para ficar com a bola. Ao seu comando, o aluno passará a bola para um colega e assim até que a ela peça para parar. Neste instante o aluno vendado terá que descobrir com quem a bola está. Terá 3 chances para acertar. Caso não consiga, a venda será tirada e o mesmo descobrirá quem está com a bola.
6 ALTA FREQUÊNCIA
M - Bolas e bambolês.
F - Alunos dentro dos bambolês organizados em círculo no ambiente da aula, em pé.
D - A Professora colocará as bolas no centro do círculo de bambolês sendo que a quantidade das mesmas deverá ser a de uma a mais que o número de alunos. Ao comando, a Turma correrá na direção dos bolas com o intuito de pegá-las. Cada aluno poderá pegar uma bola por vez e levar para seu bambolê, o qual representa sua casa. O objetivo da brincadeira é colocar 3 bolas na sua casa. Para tal, o aluno deverá ser rápido, pois poderá pegar a bola da casa do vizinho e ao mesmo tempo evitar que peguem a sua. A brincadeira finaliza quando o primeiro aluno conseguir colocar 3 bolas na sua casa.
6 ALTA FREQUÊNCIA
M - Bolas e bambolês.
F - Alunos dentro dos bambolês organizados em círculo no ambiente da aula, em pé.
D - A Professora colocará as bolas no centro do círculo de bambolês sendo que a quantidade das mesmas deverá ser a de uma a mais que o número de alunos. Ao comando, a Turma correrá na direção dos bolas com o intuito de pegá-las. Cada aluno poderá pegar uma bola por vez e levar para seu bambolê, o qual representa sua casa. O objetivo da brincadeira é colocar 3 bolas na sua casa. Para tal, o aluno deverá ser rápido, pois poderá pegar a bola da casa do vizinho e ao mesmo tempo evitar que peguem a sua. A brincadeira finaliza quando o primeiro aluno conseguir colocar 3 bolas na sua casa.
CRÉDITOS
BARROS, André. Alta Frequência. Escola Eva Vallejo de Atibaia/SP. Brincadeiras e Jogos/Facebook. Abril, 2017.
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