Bolas



A bola é provavelmente a diversão mais antiga que se tem conhecimento. 

Historiadores relatam que nos desenhos das cavernas da pré-história há homens com bolas nas mãos. 

Eram provavelmente feitas de pedras e com objetivo de auxiliar na caça.

Usada como diversão, o primeiro registro é de um jogo chamado kemari, criado em 4500 a.C. no Japão. Era um jogo parecido com o futebol, mas a finalidade mesmo era fazer treinamento de guerra com sua prática.

Para brincar e se divertir pode ser com uma bola, bolinha ou bolão. 

Elas podem ser confeccionadas de diferentes e variados materiais
 e alegram as férias, finais de semana, aulas de Educação Física... 

Basta ter um tempinho livre ou alguém oportunizar um espaço para
 brincar, jogar e aprender com a queridinha da maioria!


http://www.smartkids.com.br/especiais/brincadeiras-com-bola.html 





1 BOLAS E PANOS     

 


1.1 Controlando a bola


M - Bolas de borracha e retângulos de TNT. 

F - Organizar a Turma em grupos (6 a 8 alunos). 

D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT e uma bola. Cada aluno deverá segurar um pedaço do TNT. Ao comando da Professora colocarão a bola encima do mesmo e tentarão executar o que será solicitado.

  • Fazer a bola rolar no sentido horário.
  • Fazer a bola rolar no sentido anti-horário.
  • Fazer a bola rolar de um lado a outro do TNT.
  • Lançar a bola para cima e pegar com o tecido.





1.2 Não deixe a bola cair


M - Uma bola de borracha e dois retângulos de TNT ou lençol. 

F - Turma organizada em dois grupos, os quais ficarão frente a frente a uma distância determinada pela Professora. 

D - Cada grupo receberá um pedaço de TNT. A Professora sorteará com qual grupo a bola iniciará. Ao seu comando os alunos colocarão a bola encima do TNT e tentarão lançá-la para o grupo adversário que tentará recebê-la e devolvê-la sem deixar cair no chão.


Variação: Colocar entre os grupos uma corda. A bola terá que passar por cima da mesma para o grupo adversário. Poderão ser utilizados dois ou três pedaços de TNT de cada lado da corda formando assim mais grupos. 
2 COM QUEM ESTÁ A BOLINHA?

M - Uma bolinha de plástico ou papel.

F -  Alunos em fileiras, em pé. 

D - Um aluno será escolhido e ficará com a bolinha à frente da fileira e de costas para os colegas. Ao comando da Professora o aluno destacado lançará a bolinha por cima da cabeça, para trás, em direção à fileira permanecendo na posição.  Os colegas então deverão tentar pegá-la. O aluno que conseguir pegar a bolinha cruzará os braços nas costas escondendo-a, sendo que os demais, ao perceberem a ação, se posicionarão ao lado do colega formando a fileira novamente. A Professora então, pedirá ao aluno destacado que fique de frente para a fileira e tente descobrir com quem está a bolinha. Caso não acerte, terá mais uma tentativa. A brincadeira continua até que todos tenham lançado a bolinha.

3 CHUVA DE BOLINHAS 

M - Bolinhas pequenas de plástico coloridas e um lençol ou pedaço de T.N.T grande.


F - Alunos em círculo de testa, em pé. 


D - A Professora e uma ajudante colocarão as bolinhas coloridas sobre o lençol e convidarão os alunos para se posicionarem embaixo do mesmo. O lençol será balançado e ao sinal da Professora as bolinhas serão lançadas para o alto e o lençol recolhido. As crianças então tentarão pegar o maior número de bolinhas e aproveitar o banho imaginário de chuva.


Dica: Explorar a quantidade e cores de bolinhas pegas pelos alunos.





4 DESAFIO DAS BOLINHAS
   



M - Bolas de plástico pequenas, dois baldes e cordas finas.



F - Alunos em círculo de testa, em pé. 



D - Colocar um balde vazio no centro do círculo e  as bolinhas dentro do outro, o qual estará amarrado com as cordas e distante do mesmo Ao comando da Professora os alunos pegarão as pontas das cordas, carregarão o balde e tentarão virá-lo fazendo com que o maior número de bolinhas caiam dentro do balde vazio.



5 A BOLA ESTÁ COM QUEM? Resultado de imagem para DESENHO DE BOLA

M - Uma bola e uma venda

F - Alunos em círculo de testa, sentados. 


D - A Professora escolherá um aluno para ser vendado. Outro para ficar com a bola. Ao seu comando, o aluno passará a bola para um colega e assim até que a ela peça para parar. Neste instante o aluno vendado terá que descobrir com quem a bola está. Terá 3 chances para acertar. Caso não consiga, a venda será tirada e o mesmo descobrirá  quem está com a bola.



6 ALTA FREQUÊNCIA


M - Bolas e bambolês.


F - Alunos dentro dos bambolês organizados em círculo no ambiente da aula, em pé. 

D - A Professora colocará as bolas no centro do círculo de bambolês sendo que a quantidade das mesmas deverá ser a de uma a mais que o número de alunos. Ao comando, a Turma correrá na direção dos bolas com o intuito de pegá-las. Cada aluno poderá pegar uma bola por vez e levar para seu bambolê, o qual representa sua casa. O objetivo da brincadeira é colocar 3 bolas na sua casa. Para tal, o aluno deverá ser rápido, pois poderá pegar a bola da casa do vizinho e ao mesmo tempo evitar que peguem a sua. A brincadeira finaliza quando o primeiro aluno conseguir colocar 3 bolas na sua casa.


CRÉDITOS

BARROS, André. Alta Frequência. Escola Eva Vallejo de Atibaia/SP. Brincadeiras e Jogos/Facebook. Abril, 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário