Pega - Pega


As brincadeiras de Pega-Pega são ativas e podem ser utilizadas
na Parte Inicial da aula de Educação Física.

LEMBRE-SE

Você poderá aplicar a brincadeira da forma proposta ou fazer variações modificando a sua dinâmica.
Oportunize espaços para que os alunos possam interagir e criar novas forma de brincar!










1 VAI E VEM  Resultado de imagem para PEGA PEGA

M - Quatro arcos (bambolês).

F - Alunos organizados no círculo central da quadra, em pé.

D - A Professora escolherá quatro alunos, os quais serão os Pegadores e ficarão dispostos ao redor do círculo central da quadra, nos pontos demarcados pela mesma. Os arcos serão colocados no chão, nos quatro cantos da quadra e servirão para identificar as Bases para onde os alunos que estão no círculo central (Fugitivos) se deslocarão. Ao comando da Professora os Fugitivos correrão rapidamente em direção a uma Base e os Pegadores de igual forma tentarão pegá-los antes que atinjam o objetivo. Os alunos que chegarem na Base permanecem até um novo comando. Os que foram pegos retornarão ao círculo central observando a brincadeira até que todos os colegas sejam pegos. A brincadeira continuará com o comando para trocar de Base e até que todos estejam no círculo central.

2 JOÃO PALMADA Imagem relacionada

F - Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno que ficará fora do círculo. Esse será o João Palmada! Os alunos do círculo ficarão com as mãos para trás e voltadas para cima. Ao comando da Professora o João Palmada correrá ao redor do círculo. Quando decidir dará uma palmadinha na mão de um colega e sairá correndo para tentar ocupar o seu lugar. Esse correrá atrás do João Palmada tentando pegá-lo. Caso consiga, antes que chegue no seu lugar, ele continuará como João Palmada. Caso não consiga, ocupará a função que era de seu colega inicialmente. A brincadeira continuará até que todos tenham experimentado a função de João Palmada.
3 COLA-DESCOLA   Resultado de imagem para PEGA PEGA

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para ser o Pegador. Ao comando esse sairá correndo com o intuito de tocar um colega, o qual ficará colado se a ação se realizar. Os demais alunos terão a missão de descolar o colega com um simples toque em qualquer parte do corpo. Assim a brincadeira continua com o Pegador colando e os colegas descolando uns aos outros.



4 PEGA CORRENTE  


F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para ser o Pegador. Ao comando esse sairá correndo com o intuito de pegar um colega. Quem for pego, segurará a mão do pegador e os dois correrão atrás dos demais colegas tentando capturá-los para formar a CORRENTE. A brincadeira continuará até que todos sejam pegos.


5 NUNCA 3  Resultado de imagem para desenhos dE PEGA PEGA
  
F - Alunos em duplas, de mãos dadas, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para ser o Pegador. Ao comando esse sairá correndo com o intuito de alcançar uma dupla e segurar a mão de um dos colegas. O colega escolhido/pego segurará a mão do pegador e o outro terá que soltar a mão do colega e sair correndo, pois será o próximo pegador. E assim continuará a brincadeira.


6 GATO E RATO Resultado de imagem para desenhos dE GATO E RATO 

F - Alunos em círculo de testa, de mãos dadas, em pé.

D - A Professora escolherá um aluno para ser o GATO, o qual será o pegador. E outro aluno para ser o RATO, o qual será o fugitivo. O RATO ficará dentro do círculo e o GATO ao redor do mesmo. Uma terceira criança será escolhida para ser a PORTA/RELÓGIO. O GATO baterá quando desejar na PORTA e perguntará se o RATO está. Essa responderá  SIM ou NÃO. Caso diga NÃO, o GATO, perguntará que horas o RATO chegará. E a PORTA/RELÓGIO responderá. Por exemplo: 6 horas. Então, os integrantes do círculo terão que girar 6 vezes e o GATO terá que bater novamente  e repetir a pergunta quando os mesmos pararem de girar.  Quando a resposta for SIM, o RATO terá que fugir do GATO rapidamente, pois o mesmo tentará entrar dentro do círculo para pegá-lo. Mas, seus integrantes deverão impedir, na tentativa de proteger o RATO. Para tal deverão aproximar-se, levantar e abaixar os braços, abrir e fechar as pernas. A brincadeira continuará com a substituição do GATO e do RATO, independente de o RATO ter sido pego ou não. Assim todos poderão experimentar a brincadeira.


7 PEGA RABINHO
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M - Um RABINHO  (tirinha) confeccionado com TNT, papel colorido ou jornal.


F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.


D - A Professora prenderá  um RABINHO no cós da calça de cada aluno/aluna. Ao seu sinal, os mesmos correrão pelo ambiente da aula tentando pegar os RABINHOS uns dos outros.



8 OS PEGADORES SÃO: Resultado de imagem para BRINCADEIRAS INFANTIS

F - Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora dirá: OS PEGADORES SÃO:
Por exemplo:
- Os alunos que estão de camiseta vermelha;
- Os alunos que estão de calça azul;
- Os alunos que estão de boné;
- Os alunos que estão de bermuda;
- Os alunos que tem cabelo loiro;
- Os alunos que tem cabelo preto;
- As meninas;
- Os meninos.

Toda vez que a Professora chamar um grupo, esses serão os pegadores e os demais fugitivos. A brincadeira acontecerá entre as linhas limítrofes da quadra e toda vez que um aluno for pego, será colocado no centro da mesma.


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