SEMANA
DO MEIO AMBIENTE: INÍCIO DE JUNHO
Na Conferência das
Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se
o meio ambiente da seguinte forma: “O meio ambiente é o conjunto de componentes
físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou
indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades
humanas.”
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira,
estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como “o conjunto de
condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica,
que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.”
Resumidamente o meio ambiente “envolve todas as
coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, ou em alguma região dela, que
afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos”, por isso é extremamente
urgente e necessário nos sensibilizarmos e conscientizarmos da importância dos
cuidados e preservação do planeta através de práticas simples e diárias.
A Escola se traduz em contexto significativo para as
crianças aprenderem desde cedo que o Meio Ambiente é responsabilidade de todos
e que sem ele não se sobrevive.
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/09/o-que-e-meio-ambiente
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
1 GIRA GARRAFA...
M - Uma garrafa PET.
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora convidará um aluno para iniciar a brincadeira, o qual fará a PET girar. Quando a mesma parar quem estiver à frente do bico da PET responderá uma pergunta elaborada pela Professora relativa ao Projeto em Ação que está sendo desenvolvido. O aluno que respondeu continuará a brincadeira.
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora convidará um aluno para iniciar a brincadeira, o qual fará a PET girar. Quando a mesma parar quem estiver à frente do bico da PET responderá uma pergunta elaborada pela Professora relativa ao Projeto em Ação que está sendo desenvolvido. O aluno que respondeu continuará a brincadeira.
2 BRINCANDO COM A LIXONILDA
M - Uma caixa de papelão grande decorada com TNT e E.V.A e folhas de jornais ou revistas amassadas em forma de bolinhas.
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora dará para cada aluno duas bolinhas, as quais deverão ser lançadas, ao seu comando, para dentro da Lixonilda. Após todos lançarem, ir aumentando a distância entre as crianças e a caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário