A higiene corporal é importante no
processo de desenvolvimento das crianças e a Escola se traduz em espaço para aprender
e praticar hábitos de higiene pessoal, a qual consiste nos cuidados que o
indivíduo deve ter com o próprio corpo. Entre eles: lavar as mãos, escovar os
dentes depois das refeições, manter-se limpo... São hábitos simples e
corriqueiros que evitam doenças de pele, contaminação por bactérias e cáries
dentárias.
A
higiene pessoal envolve também o dormir bem num ambiente limpo e agradável
(temperatura e iluminação adequadas) para relaxar e repor energias.
Diariamente, as crianças devem ser incentivadas e orientadas para a prática da higiene corporal no contexto escolar conscientizando-se desde cedo da importância desses bons hábitos para sua saúde e a dos colegas.
http://higiene-pessoal.info/
M - Dois dentes confeccionados com isopor e presos num palito de madeira (tipo churrasquinho). Um com a expressão triste e outro alegre.
F - Dispersos pelo ambiente da aula, em pé.
D - A Professora ficará com as imagens dos dentinhos, um em cada mão. As crianças se deslocarão pelo ambiente caminhando. Quando for levantado o dentinho com a expressão triste, todos deverão caminhar com a cabeça baixa expressando tristeza pelo dentinho estar mal cuidado. Quando for levantado o dentinho com a expressão alegre, todos deverão caminhar ou saltitar expressando alegria pelo dentinho estar bem cuidado e tratado, saudável.
Obs.: A Professora comandará a brincadeira solicitando a atenção dos alunos a cada troca dos dentinhos. Durante a brincadeira fará intervenções para despertar a consciência sobre a escovação dos dentes.
Obs.: A Professora comandará a brincadeira solicitando a atenção dos alunos a cada troca dos dentinhos. Durante a brincadeira fará intervenções para despertar a consciência sobre a escovação dos dentes.
2 LIMPANDO O DENTÃO
M - Um dentão confeccionado com isopor, pequenos pedaços de papéis pretos com durex num dos lados e uma cadeira.
F - Alunos organizados em duas colunas, em pé.
D - Ao comando da Professora o primeiro aluno de cada coluna correrá em direção ao dentão e retirará um pedaço de papel preto. Após, retornará ao final da sua coluna. Os demais colegas darão continuidade à brincadeira. Assim, todos contribuirão para a limpeza do dentão.
3 BANHO IMAGINÁRIO
M - Uma bolinha pequena ou qualquer objeto que simbolize o sabonete.
F - Alunos dispersos pela sala de aula, em pé.
D - A Professora convidará as crianças para tomarem um banho diferente: um banho imaginário! Solicitará que peguem seus sabonetes e liguem o chuveiro. Após, citará diferentes partes do corpo a serem limpas para que fiquem cheirosos e livres de doenças. E, assim, de forma lúdica e divertida irá brincar de tomar banho através da demonstração de variados movimentos que enfatizam a higiene pessoal.
4 O SAPO NÃO LAVA O PÉ
O sapo não lava o pé (fazer
movimento de negação com o indicador e tocar no pé)
Não lava porque não quer (fazer
movimento de negação)
Ele mora lá na lagoa (estender o
braço para cima e para o lado apontando com o indicador a direção da lagoa)
E não lava o pé porque não quer! (fazer
movimento de negação e tocar o pé)
Mas, que chulé... (abanar o nariz)
D - Cantar e dançar realizando diferentes movimentos conforme solicita a
Variação: Substituir as vogais iniciando com a letra A e dando
continuidade até a letra U.
Outra versão da
música
O sapo já
lava o pé
Já lava
porque quer
Ele mora lá
na lagoa
E já lava o
pé porque quer!
E não tem
mais chulé...
5 BICHO PAPÃO
Bicho Papão
hoje está doente
Bicho Papão
não escova os dentes
Bicho Papão
não educação
Almoça e
janta sempre sem lavar as mãos
Almoça e
janta sempre sem lavar as mãos
Não, não
Eu não sou
não, não
Não e não
Como o Bicho
Papão
Eu não sou
não, não
Eu não sou
não, não
Não e não
Como o Bicho
Papão!
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - A Professora cantará com os alunos a música explorando
os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma. Após perguntará se alguém
faz igual ao Bicho Papão ou cuida bem dos dentinhos, mãos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário