Higiene


  

A higiene corporal é importante no processo de desenvolvimento das crianças e a Escola se traduz em espaço para aprender e praticar hábitos de higiene pessoal, a qual consiste nos cuidados que o indivíduo deve ter com o próprio corpo. Entre eles: lavar as mãos, escovar os dentes depois das refeições, manter-se limpo... São hábitos simples e corriqueiros que evitam doenças de pele, contaminação por bactérias e cáries dentárias.


A higiene pessoal envolve também o dormir bem num ambiente limpo e agradável (temperatura e iluminação adequadas) para relaxar e repor energias. 

Diariamente, as crianças devem ser incentivadas e orientadas para a prática da higiene corporal no contexto escolar conscientizando-se desde cedo da importância desses bons hábitos para sua saúde e a dos colegas.

http://higiene-pessoal.info/





1 ATENÇÃO AOS DENTINHOS



M - Dois dentes confeccionados com isopor e presos num palito de madeira (tipo churrasquinho). Um com a expressão triste e outro alegre.

F - Dispersos pelo ambiente da aula, em pé

D - A Professora ficará com as imagens dos dentinhos, um em cada mão. As crianças se deslocarão pelo ambiente caminhando. Quando for levantado o dentinho com a expressão triste, todos deverão caminhar com a cabeça baixa expressando tristeza pelo dentinho estar mal cuidado. Quando for levantado o dentinho com a expressão alegre, todos deverão caminhar ou saltitar expressando alegria pelo dentinho estar bem cuidado e tratado, saudável.

Obs.: A Professora comandará a brincadeira solicitando a atenção dos alunos a cada troca dos dentinhos. Durante a brincadeira fará intervenções para despertar a consciência sobre a escovação dos dentes.



2 LIMPANDO O DENTÃO



M - Um dentão confeccionado com isopor, pequenos pedaços de papéis pretos com durex num dos lados e uma cadeira. 

F - Alunos organizados em duas colunas, em pé. 

D - Ao comando da Professora o primeiro aluno de cada coluna correrá em direção ao dentão e retirará um pedaço de papel preto. Após, retornará ao final da sua coluna. Os demais colegas darão continuidade à brincadeira. Assim, todos contribuirão para a limpeza do dentão.



3 BANHO IMAGINÁRIO
 
M -  Uma bolinha pequena ou qualquer objeto que simbolize o sabonete.

F - Alunos dispersos pela sala de aula, em pé. 

D - A Professora convidará as crianças para tomarem um banho diferente: um banho imaginário! Solicitará que peguem seus sabonetes e liguem o chuveiro. Após, citará diferentes partes do corpo a serem limpas para que fiquem cheirosos e livres de doenças. E, assim, de forma lúdica e divertida irá brincar de tomar banho através da demonstração de variados movimentos que enfatizam a higiene pessoal.


4 O SAPO NÃO LAVA O PÉ    



O sapo não lava o pé (fazer movimento de negação com o indicador e tocar no pé)
Não lava porque não quer (fazer movimento de negação)
Ele mora lá na lagoa (estender o braço para cima e para o lado apontando com o indicador a direção da lagoa)
E não lava o pé porque não quer! (fazer movimento de negação e tocar o pé)
Mas, que chulé... (abanar o nariz)

D - Cantar e dançar realizando diferentes movimentos conforme solicita a
Variação: Substituir as vogais iniciando com a letra A e dando continuidade até a letra U.


Outra versão da música  

O sapo já lava o pé
Já lava porque quer
Ele mora lá na lagoa
E já lava o pé porque quer!
E não tem mais chulé...
 

 


5 BICHO PAPÃO
 
Bicho Papão hoje está doente
Bicho Papão não escova os dentes

Bicho Papão não educação
Almoça e janta sempre sem lavar as mãos  
Almoça e janta sempre sem lavar as mãos

Não, não
Eu não sou não, não

Não e não
Como o Bicho Papão

Eu não sou não, não
Eu não sou não, não

Não e não
Como o Bicho Papão! 

F - Alunos em círculo de testa, sentados.

D - A Professora cantará com os alunos a música explorando os diferentes movimentos sugeridos pela letra da mesma. Após perguntará se alguém faz igual ao Bicho Papão ou cuida bem dos dentinhos, mãos...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário