Identidade





Cada criança tem suas características e é única.
 Portanto, é necessário e importante que ela reconheça sua identidade e a valorize.

            Nas brincadeiras a descoberta do eu e do nós podem ser explorados para fortalecer a compreensão do individual e do coletivo com o objetivo de estabelecer o respeito às diferenças e individualidades bem como as igualdades e o senso comum.




1 PISANDO NA SOMBRA   



F - Alunos dispersos pela quadra, em pé. 

D - Ao comando da Professora, os alunos se deslocarão, caminhando ou correndo, na tentativa de pisarem nas sombras de seus colegas e evitando que os mesmos pisem na sua. 

Variação: Propor aos alunos que ao pisarem na sombra de alguém, esse terá que ficar imóvel até que todas as sombras sejam pisadas. Ou, quem teve a sombra pisada e ficou imóvel, poderá ser salvo, liberto quando um outro colega a pisar novamente. 

Obs.: Conversar com os alunos sobre a posição solar e observar as sombras antes de iniciar a brincadeira.



2 DENTRO DO DESENHO  



M - Várias barras de giz. 

F - Alunos dispersos pela quadra, em decúbito dorsal. 

D - A Professora contornará os corpos dos alunos com giz no chão da quadra. Ao seu comando, os mesmos deverão trocar de lugar uns com outros e verificar se o desenho que escolheu é maior ou menor que o seu corpo. Pode ser solicitado deitar em decúbito dorsal ou ventral.


3 FOCA NO COLEGA E TENTA NÃO RIR!  

Resultado de imagem para desenhos de caretas

F - Alunos em duplas, frente a frente, em pé.

D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora, terá que fazer caretas na tentativa de fazer seu colega rir. Esse terá que resistir. Se rir, será o próximo a fazer caretas.

4 ESPELHO, ESPELHO MEU! Resultado de imagem para desenhos dE ESPELHOS


F - Alunos em duplas, frente a frente, em pé.

D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora fará diferentes movimentos, os quais deverão ser repetidos pelo colega. Quando determinado, os papeis se inverterão.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário