Cada criança tem suas
características e é única.
Portanto, é necessário e importante que ela
reconheça sua identidade e a valorize.
Nas brincadeiras a descoberta do eu e do nós podem ser
explorados para fortalecer a compreensão do individual e do coletivo com o
objetivo de estabelecer o respeito às diferenças e individualidades bem como as
igualdades e o senso comum.
1 PISANDO NA SOMBRA
F - Alunos dispersos pela quadra, em pé.
D - Ao comando da Professora, os alunos se deslocarão, caminhando ou correndo, na tentativa de pisarem nas sombras de seus colegas e evitando que os mesmos pisem na sua.
Variação: Propor aos alunos que ao pisarem na sombra de alguém, esse terá que ficar imóvel até que todas as sombras sejam pisadas. Ou, quem teve a sombra pisada e ficou imóvel, poderá ser salvo, liberto quando um outro colega a pisar novamente.
Obs.: Conversar com os alunos sobre a posição solar e observar as sombras antes de iniciar a brincadeira.
D - Ao comando da Professora, os alunos se deslocarão, caminhando ou correndo, na tentativa de pisarem nas sombras de seus colegas e evitando que os mesmos pisem na sua.
Variação: Propor aos alunos que ao pisarem na sombra de alguém, esse terá que ficar imóvel até que todas as sombras sejam pisadas. Ou, quem teve a sombra pisada e ficou imóvel, poderá ser salvo, liberto quando um outro colega a pisar novamente.
Obs.: Conversar com os alunos sobre a posição solar e observar as sombras antes de iniciar a brincadeira.
2 DENTRO DO
DESENHO
M - Várias barras de giz.
F - Alunos dispersos pela quadra, em decúbito dorsal.
D - A Professora contornará os corpos dos alunos com giz no chão da quadra. Ao seu comando, os mesmos deverão trocar de lugar uns com outros e verificar se o desenho que escolheu é maior ou menor que o seu corpo. Pode ser solicitado deitar em decúbito dorsal ou ventral.
F - Alunos dispersos pela quadra, em decúbito dorsal.
D - A Professora contornará os corpos dos alunos com giz no chão da quadra. Ao seu comando, os mesmos deverão trocar de lugar uns com outros e verificar se o desenho que escolheu é maior ou menor que o seu corpo. Pode ser solicitado deitar em decúbito dorsal ou ventral.
3 FOCA NO COLEGA E TENTA NÃO RIR!
F - Alunos em duplas, frente a frente, em pé.
D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora, terá que fazer caretas na tentativa de fazer seu colega rir. Esse terá que resistir. Se rir, será o próximo a fazer caretas.
4 ESPELHO, ESPELHO MEU!
F - Alunos em duplas, frente a frente, em pé.
D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora fará diferentes movimentos, os quais deverão ser repetidos pelo colega. Quando determinado, os papeis se inverterão.
D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora, terá que fazer caretas na tentativa de fazer seu colega rir. Esse terá que resistir. Se rir, será o próximo a fazer caretas.
4 ESPELHO, ESPELHO MEU!
F - Alunos em duplas, frente a frente, em pé.
D - A dupla escolherá quem comandará inicialmente a brincadeira. O escolhido, ao sinal da Professora fará diferentes movimentos, os quais deverão ser repetidos pelo colega. Quando determinado, os papeis se inverterão.
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