Finados

 
 
Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem as pessoas falecidas.
                 
 O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Pela forte influência das mídias relativas e cursos de inglês, as comemorações do Halloween (Festa comemorativa celebrada na véspera de Todos os Santos) as Escolas brasileiras têm oportunizado espaços para vivenciar essa cultura, que é mais representativa nos Estados Unidos.

Lá, as crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm


Dica: Cada Escola tem sua programação relativa aos diferentes Projetos a serem realizados. Assim, observe e respeite o calendário de comemorações das Instituições nas quais as práticas de Pré-estágios e Estágios acontecem. 







 1 QUEM É O FANTASMINHA?   


M - Lençol decorado com olhos e boca de EVA. 

F - Alunos em círculo, sentados. 

D - A Professora solicitará que os alunos fechem os olhos. Após, escolherá um para ser o Fantasminha Maluco que será retirado discretamente do círculo. Então, colocará o lençol sobre o aluno e o levará até os colegas que tentarão descobrir quem é o Fantasminha. Esse brincará com o grupo andando ou correndo pela sala, assustando-os. Ao comando da Professora, as crianças pegarão o lençol pelas pontas para revelar o aluno que está sob o lençol.



2 BRINCANDO DE MÚMIA

 


M - TNT branco (cortar tiras largas, mais ou menos um palmo, uni-las com cola quente e enrolar). 

F - Alunos em círculo, sentados. 

D - A Professora escolherá um aluno, o qual será enrolado e se transformará na Múmia.  Iniciar enrolando o aluno pelos tornozelos e ir subindo até o pescoço (cuidado se for passar a fita pela cabeça para não cobrir os olhos, o nariz e a boca). Solicitar que a Múmia caminhe entre as crianças tendo essas que fugirem da mesma. Após, escolher um outro aluno para desenrolar a Múmia. A brincadeira continua até que todos que desejarem ser Múmias tenham participado.



Variação: Ter mais de um rolo (fita) de TNT, fazer duplas e solicitar que um aluno enrole o outro. 







3 CORRIDA DAS VASSOURAS




M - Duas ou três vassouras (podem ser confeccionadas com carqueja). 

F - Duas ou três colunas (conforme o número de vassouras disponíveis), em pé. 

D - O primeiro aluno de cada coluna colocará a vassoura entre as pernas. Ao comando da Professora, sairá correndo até o ponto determinado pela mesma e retornará passando a vassoura para o próximo da coluna que repetirá a ação. Assim, até que todos tenham realizado a brincadeira.  Conforme a idade da Turma, pode ser realizada de forma competitiva.

Variação: Entre a coluna e o ponto determinado pela Professora, poderão ser colocados materiais como PET's ou cones para que os alunos os contornem.
 



4 A BRUXA 


Anda de vassoura (vrum, vrum, vrum ... correr pela ambiente da aula)

E tem um narigão ( apontar para o nariz)

É má e feiosa (fazer cara de brava abrindo e fechando as mãos ao lado do rosto)

E mexe um caldeirão ... (juntar as mãos e fazer movimentos circulares simulando mexer o caldeirão com uma colher)


Que tem:

  • Asas de morcego (abrir os braços à altura dos ombros ... mexer para cima e para baixo como se estivesse voando)
  • Patas de aranha (bater os pés no chão)
  • Pitadas de formiga (movimento de pinça com indicadores e polegares)
  • Dentes de piranha (simular mordida) 

É a bruxa ... haaa 
Tão malvada .. haaa
Que quer pegar ... haa
A criançada ... haaa

Obs.: no haaa, pular para frente simulando que vai pegar alguém!

Mas, a bruxa tem um segredo!

Segredo?

É ... 

Grite com ela ... haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (gritar)
Que ela morre de medo! (sair correndo ou fazer que está se escondendo)

Você pode substituir a última frase por:

Que ela te enche de beijos! (atirar ou dar beijos nos colegas).
 




5 BRUXA BRABA 



A Bruxa tá braba!
Braba, braba, braba!

A Bruxa tá braba!
Braba, braba, braba!

A Bruxa tá braba!
Braba, braba, braba!

Cuidado! Ela vai te pegar...

Pegou!

M - Chapéu de Bruxa (confeccionado com EVA ou papelão).

F - Alunos em círculo, sentados.

D - Escolher um para ser a Bruxa que sairá do círculo e ficará de costas para os colegas. Enquanto a Bruxa canta, os alunos do círculo passam o chapéu de cabeça em cabeça. Quando a mesma cantar/gritar "Pegou!", o aluno que está com o chapéu troca de lugar com a Bruxa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário