Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem as pessoas falecidas.
O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.
A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.
Pela forte influência das mídias
relativas e cursos de inglês, as comemorações do Halloween (Festa comemorativa
celebrada na véspera de Todos os Santos)
as Escolas brasileiras têm oportunizado espaços para vivenciar essa cultura,
que é mais representativa nos Estados Unidos.
Lá, as crianças também
participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias e partem de porta
em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes,
terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas,
chocolates e doces.
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
Dica: Cada Escola tem sua programação relativa aos diferentes Projetos a serem realizados. Assim, observe e respeite o calendário de comemorações das Instituições nas quais as práticas de Pré-estágios e Estágios acontecem.
1 QUEM É O FANTASMINHA?
M - Lençol decorado com olhos e boca de EVA.
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora solicitará que os alunos fechem os olhos. Após, escolherá um para ser o Fantasminha Maluco que será retirado discretamente do círculo. Então, colocará o lençol sobre o aluno e o levará até os colegas que tentarão descobrir quem é o Fantasminha. Esse brincará com o grupo andando ou correndo pela sala, assustando-os. Ao comando da Professora, as crianças pegarão o lençol pelas pontas para revelar o aluno que está sob o lençol.
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora solicitará que os alunos fechem os olhos. Após, escolherá um para ser o Fantasminha Maluco que será retirado discretamente do círculo. Então, colocará o lençol sobre o aluno e o levará até os colegas que tentarão descobrir quem é o Fantasminha. Esse brincará com o grupo andando ou correndo pela sala, assustando-os. Ao comando da Professora, as crianças pegarão o lençol pelas pontas para revelar o aluno que está sob o lençol.
2 BRINCANDO DE
MÚMIA
M - TNT branco (cortar tiras largas, mais ou menos um
palmo, uni-las com cola quente e enrolar).
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora escolherá um aluno, o qual será enrolado e se transformará na Múmia. Iniciar enrolando o aluno pelos tornozelos e ir subindo até o pescoço (cuidado se for passar a fita pela cabeça para não cobrir os olhos, o nariz e a boca). Solicitar que a Múmia caminhe entre as crianças tendo essas que fugirem da mesma. Após, escolher um outro aluno para desenrolar a Múmia. A brincadeira continua até que todos que desejarem ser Múmias tenham participado.
F - Alunos em círculo, sentados.
D - A Professora escolherá um aluno, o qual será enrolado e se transformará na Múmia. Iniciar enrolando o aluno pelos tornozelos e ir subindo até o pescoço (cuidado se for passar a fita pela cabeça para não cobrir os olhos, o nariz e a boca). Solicitar que a Múmia caminhe entre as crianças tendo essas que fugirem da mesma. Após, escolher um outro aluno para desenrolar a Múmia. A brincadeira continua até que todos que desejarem ser Múmias tenham participado.
Variação: Ter mais de um rolo (fita)
de TNT, fazer duplas e solicitar que um aluno enrole o outro.
3 CORRIDA DAS
VASSOURAS
M - Duas ou três vassouras (podem ser confeccionadas com carqueja).
F - Duas ou três colunas (conforme o número de vassouras disponíveis), em pé.
D - O primeiro aluno de cada coluna colocará a vassoura entre as pernas. Ao comando da Professora, sairá correndo até o ponto determinado pela mesma e retornará passando a vassoura para o próximo da coluna que repetirá a ação. Assim, até que todos tenham realizado a brincadeira. Conforme a idade da Turma, pode ser realizada de forma competitiva.
F - Duas ou três colunas (conforme o número de vassouras disponíveis), em pé.
D - O primeiro aluno de cada coluna colocará a vassoura entre as pernas. Ao comando da Professora, sairá correndo até o ponto determinado pela mesma e retornará passando a vassoura para o próximo da coluna que repetirá a ação. Assim, até que todos tenham realizado a brincadeira. Conforme a idade da Turma, pode ser realizada de forma competitiva.
Variação: Entre a coluna e o ponto determinado pela Professora,
poderão ser colocados materiais como PET's ou cones para que os alunos os
contornem.
4 A BRUXA
Anda de vassoura (vrum, vrum, vrum ... correr pela
ambiente da aula)
E tem um narigão ( apontar para o nariz)
É má e feiosa (fazer cara de brava abrindo e fechando
as mãos ao lado do rosto)
E mexe um caldeirão ... (juntar as
mãos e fazer movimentos circulares simulando mexer o caldeirão com uma colher)
Que tem:
- Asas de morcego (abrir os braços à altura dos ombros ... mexer para cima e para baixo como se estivesse voando)
- Patas de aranha (bater os pés no chão)
- Pitadas de formiga (movimento de pinça com indicadores e polegares)
- Dentes de piranha (simular mordida)
É a bruxa ... haaa
Tão malvada .. haaa
Que quer pegar ... haa
A criançada ... haaa
Obs.: no
haaa, pular para frente simulando que vai pegar alguém!
Mas, a bruxa tem um segredo!
Segredo?
É ...
Grite com ela ... haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
(gritar)
Que ela morre de medo! (sair
correndo ou fazer que está se escondendo)
Você pode
substituir a última frase por:
Que ela te enche de beijos! (atirar ou
dar beijos nos colegas).
A Bruxa tá
braba!
Braba, braba,
braba!
A Bruxa tá
braba!
Braba, braba,
braba!
A Bruxa tá
braba!
Braba, braba,
braba!
Cuidado! Ela
vai te pegar...
Pegou!
M - Chapéu de Bruxa (confeccionado com EVA ou papelão).
F - Alunos em círculo, sentados.
D - Escolher um para ser a Bruxa que sairá do círculo e
ficará de costas para os colegas. Enquanto a Bruxa canta, os alunos do círculo
passam o chapéu de cabeça em cabeça. Quando a mesma cantar/gritar
"Pegou!", o aluno que está com o chapéu troca de lugar com a Bruxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário