Festa Junina

 

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabe-se que, além daquilo que tipifica tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas), há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro.

Apresentar aos alunos a Cultura das Festas Juninas e contextualizá-las no ambiente escolar através de brincadeiras e atividades pedagógicas é importante para que os mesmos as conheçam e valorizem.









1 CADEIA











M - Tiras coloridas de TNT presas nas goleiras da quadra. 

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé. 

D - A Professora escolherá um aluno para ser o pegador, o qual correrá atrás dos colegas tentando capturá-los e direcioná-los para a "Cadeia". Os alunos que forem pegos deverão permanecer no local até que todos os colegas sejam capturados. A brincadeira continua com a escolha de um novo pegador. 

Variação: A Professora poderá escolher dois pegadores.


 
2 PESCARIA








M - Uma caixa de papelão grande com serragem; peixinhos coloridos confeccionados com E.V.A; pedaços de papéis com sugestões de movimentos impressos (correr no lugar, saltitar, girar, dançar, engatinhar, bater palmas, etc); clips de metal; uma varinha de madeira pequena; cordão;  e, um pedaço de ímã. 

Atenção:  
  • Colar em cada peixinho um papel com determinado movimento e colocar um clips. 
  • Prender o ímã no cordão e o mesmo na varinha de madeira.

F - Alunos em círculo de testa, sentados. 

D - A Professora escolherá um aluno para iniciar a "Pescaria" , o qual receberá a varinha e terá que pescar um dos peixinhos. Assim que conseguir, auxiliado pela Professora, lerá o movimento e o executará juntamente com seus colegas. Oportunizar a pesca a todos os alunos.



3 COLHENDO MILHO

M - Palitos de madeira(tipo de picolé) amarelos para representar os milhos.  

F - Alunos em duplas, em pé. 

D - A Professora organizará um espaço no ambiente da aula distribuindo os palitos de madeira pelo chão. No  lado oposto organizará os alunos. Ao seu comando as duplas deverão fazer um carrinho de mão (um aluno ficará em pé e o outro apoiará suas mãos no chão, suspendendo suas pernas, as quais serão pegas pelo colega). Assim, se deslocarão até o milharal para realizar a colheita. Cada dupla deverá pegar o maior número de palitos e colocá-los nas costas do aluno que representa o carrinho de mão (mãos no chão) e retornar ao ponto de onde partiram. Ao chegarem contarão o número de milhos que conseguiram transportar.

 

4 O CHAPÉU ENTROU NA RODA

Resultado de imagem para gifs de chapeu de festa junina

M - Um chapéu de palha. 

F - Alunos em círculo de testa, sentados. 

D - A Professora iniciará a brincadeira cantando a seguinte música:

" O chapéu entrou na roda
Ele passa de mão em mão

Ele vai, ele vem
Ele ainda não chegou

Ele vai, ele vem
Ele já chegou!"

Após ensinar a letra às crianças, mostrará o chapéu, o qual será passado de mão em mão enquanto cantam. Quando a música terminar Ele já chegou!, o aluno que estiver com o chapéu responderá uma pergunta relativa à Festa Junina (conhecimentos desenvolvidos na semana do Projeto) feita pela Professora. Após, iniciará a brincadeira escolhendo a direção que o chapéu será passado.



5 PEGA-PEGA DO CHAPÉU


M - Um chapéu de palha. 

F - Alunos dispersos pela quadra, em pé. 

D- A Professora escolherá um aluno para ser o pegador e dará ao mesmo um chapéu para colocar na cabeça. Esse correrá atrás dos colegas tentando pegá-los. Quando conseguir passará o chapéu para o colega que foi pego, o qual o colocará na cabeça identificando-se como o novo pegador.


6 PULA FOGUEIRA





M - Fogueiras confeccionadas com rolos de papel higiênico e papel celofane ou seda. 

F - Alunos em coluna, em pé. 

D - A Professora distribuirá as fogueiras, deixando um espaço entre as mesmas, formando uma linha reta. Ao seu comando o primeiro da coluna correrá e pulará as fogueiras. Assim que terminar, o segundo brincará e, assim sucessivamente, até o último.  

Variação: Distribuir as fogueiras formando diferentes figuras (círculo, quadrado, zigue-zague) no chão para as crianças pularem. Também, deixá-las dispersas no ambiente incentivando as mesmas para criarem novos movimentos para pularem as fogueiras.


7 ACERTE OS CAIPIRAS

M - Imagens grandes de caipiras desenhadas em papelão e duas bolas de papel.

F - Alunos em colunas, em pé.

D - A Professora dará para o primeiro aluno de cada coluna uma bola. Ao seu sinal esses lançarão as bolas em direção aos caipiras tentando acertar seus pés. Após, buscarão as bolas e passarão para os colegas que aguardam a vez nas colunas. 



8 CORRIDA DO SACO  

M - Dois sacos de estopa, plásticos ou TNT.

F - Alunos em duas colunas, em pé.

D - O primeiro aluno de cada coluna receberá um saco. Os alunos entrarão para dentro dos mesmos e os segurarão pelas bordas. Ao sinal da Professora se deslocarão pulando até o ponto demarcado e retornarão para as colunas passando os sacos para os colegas que esperam a vez. 

Obs.: A brincadeira poderá ser realizada de forma competitiva ou apenas para desafiar os alunos a se deslocarem pulando dentro de sacos. 



IDEIA      BACANA
9 OVO NA COLHER
 
M - Quatro colheres de sopa e quatro ovos cozidos.

F - Alunos organizados em quadro colunas, em pé.

D - O primeiro aluno de cada coluna receberá uma colher e um ovo. Ao sinal da Professora colocará o ovo na colher e a segurará apenas com uma das mãos e com os braços estendidos. Assim, se deslocará até o ponto demarcado equilibrando o ovo na colher. Caso o mesmo caia, o aluno poderá juntá-lo, colocá-lo na colher e continuar do ponto onde parou. Retornará à coluna e passará a colher e o ovo para o coluna que espera a vez. A brincadeira continuará até que todos tenham participado.

Obs.: A brincadeira poderá ser realizada de forma competitiva ou apenas para desafiar os alunos a se deslocarem tentando equilibrar o ovo na colher.




Variação: Carregar a colher na boca. Porém, a brincadeira só poderá ser realizada dessa forma se tiver uma colher para cada aluno observando as questões de higiene e saúde.











10 CORRIDA DOS CHAPÉUS
  

M - Dois chapéus e duas cadeiras.

F - Alunos em duas colunas, em pé. Dois alunos destacados, sentados nas cadeiras à frente das colunas.

D - O primeiro aluno de cada coluna receberá um chapéu e o colocará na cabeça. Ao sinal da Professora correrá até o colega que está sentado, tirará o chapéu e colocará na sua cabeça. Após, retornará para o final da coluna. O aluno que aguarda a vez sairá correndo quando o colega passar ao seu lado e buscará o chapéu. O seguinte dará continuidade à brincadeira levando o chapéu. E, assim sucessivamente, até que todos tenham participado.
Obs.: A brincadeira poderá ser realizada de forma competitiva ou apenas para desafiar os alunos a se deslocarem rapidamente levando e trazendo os chapéus.


11 DANÇA DAS LARANJAS
 

M -  Laranjas, Cd com músicas de Festa Junina e aparelho de som. 

F - Alunos em duplas, em pé. 

D - A Professora distribuirá uma laranja para cada dupla, a qual a colocará entre as testas. Quando a música tocar, as duplas dançarão pelo ambiente da aula, tentando não deixar as laranjas cair. Caso não consigam segurá-las, podem pegá-las e continuarem na brincadeira.

Variação: Fazer de forma competitiva eliminando as duplas que não conseguirem segurar as laranjas. 

Dica: Quando os alunos forem menores, sugerir que segurem as laranjas entre as mãos, entre as barrigas, etc. 
12 ESTOURA BALÕES  

M -  Balões coloridos e cordões. 

F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé. 

D -  A Professora amarrará um balão no tornozelo de cada criança. Ao seu comando, essas deverão deslocar-se pelo espaço destinado à brincadeira, tentando impedir que os colegas estourem seu balão e ao mesmo tempo tentando estourar o balão de alguém. Quem ficar sem balão permanece na brincadeira tentando estourar os balões dos colegas.
13 PULANDO BANDEIRINHAS  

M -  Bandeiras confeccionadas com folhas de jornal ou revistas e cordão. 

F - Alunos em coluna, em pé. 

D - O cordão de bandeirinhas será seguro pela Professora e um ajudante. Os alunos saltarão por cima das mesmas e retornarão à formação inicial. A cada passagem a Professora elevará o cordão desafiando os alunos a saltarem mais alto.

Variação: O cordão poderá ser utilizado a partir da altura em que os alunos não conseguiram mais saltar, ou seja, a Professora  os desafiará solicitando que passem por baixo do mesmo até não conseguirem mais.


14 CARREGANDO MILHOS 


M - Bambolês e espigas de milho confeccionadas com PET's pequenas e TNT. 

F - Alunos em colunas, em pé. 

D -  A Professora distribuirá aos primeiros alunos das colunas uma espiga de milho, os quais, ao seu sinal, correrão até os bambolês e as deixarão dentro do mesmo. Após, retornarão às colunas e os colegas que esperam a vez, as buscarão para passarem aos próximos e, assim até que todos tenham participado.



15 BIGODE DO CAIPIRA
M -  Um caipira desenhado no quadro, um bigode confeccionado com folha de papel preto e fita dupla face atrás e uma venda. 

F - Alunos sentados conforme mapeamento da Turma. 

D - A Professora escolherá um aluno que ficará com o bigode e será vendado. Ao seu comando, o mesmo tentará acertar o bigode no rosto do caipira. A brincadeira continua com a participação de todos os alunos.




16 PULA FOGUEIRA 


Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor






17 CAI, CAI BALÃO

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão
Não cai não, não cai não, não cai não, cai na rua do sabão 

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão
Não cai não, não cai não, não cai não, cai na rua do sabão 

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá, tenho medo de apanhar

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá, tenho medo de apanhar

 
18 CAPELINHA DE MELÃO  


Capelinha de melão é de São João 
É de cravo, é de rosa, é de manjericão

São João está dormindo
Não acorda não
Acordai, acordai, acordai João!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário