Semana dos Povos Indígenas
19 a 25 abril
Lei 11.6445/08
19 a 25 abril
Lei 11.6445/08
1 O GAVIÃO E OS PASSARINHOS
M - Giz.
F - Alunos ocupando os galhos da árvore (desenho) traçado na quadra, sentados.
D - A Professora e os alunos desenharão na quadra uma grande árvore cheia de galhos. Um aluno será escolhido e ganhará o papel de gavião. As demais crianças serão os passarinhos. Cada uma delas escolherá um galho e sentará sobre o mesmo. Depois de todos acomodados em seus galhos, o gavião sai à caça dos passarinhos, que deverão sair (levantar-se) de seus galhos batendo as asas na tentativa de fugir do predador. Esse voará (correrá) em direção aos pássaros, que deverão fazer várias manobras para distraí-lo. Quando um dos passarinhos for capturado, ele deverá ficar em um refúgio escolhido pelo gavião, o qual tentará capturar todo o bando.
F - Alunos ocupando os galhos da árvore (desenho) traçado na quadra, sentados.
D - A Professora e os alunos desenharão na quadra uma grande árvore cheia de galhos. Um aluno será escolhido e ganhará o papel de gavião. As demais crianças serão os passarinhos. Cada uma delas escolherá um galho e sentará sobre o mesmo. Depois de todos acomodados em seus galhos, o gavião sai à caça dos passarinhos, que deverão sair (levantar-se) de seus galhos batendo as asas na tentativa de fugir do predador. Esse voará (correrá) em direção aos pássaros, que deverão fazer várias manobras para distraí-lo. Quando um dos passarinhos for capturado, ele deverá ficar em um refúgio escolhido pelo gavião, o qual tentará capturar todo o bando.
Variação:
Poderão ser escolhidos dois ou três alunos para serem os gaviões.
2 CABO DE
GUERRA
M - Uma corda grande e um lenço.
F - Duas colunas frente a frente, em pé.
D - A Professora marcará o meio da corda amarrando um
lenço, o qual ficará sobre um espaço demarcado da quadra. Após solicitará que
os dois grupos formados se posicionem, um em cada ponta da corda segurando-a
com as duas mãos. Ao seu comando, os alunos deverão puxar a corda fortemente
tentando deslocar o lenço para o seu lado fazendo com que o mesmo saía do
espaço demarcado.
3 INDIOZINHOS 1
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora cantará e construirá com os alunos diferentes movimentos explorando a letra da música.
4 INDIOZINHOS 2
D - A Professora cantará e construirá com os alunos diferentes movimentos explorando a letra da música.
D - A Professora escolherá um aluno para entrar na canoa e navegar enquanto os colegas cantarão e dançarão a música A CANOA VIROU.
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa do (Nome do aluno que está dentro na canoa)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar
Eu tirava o (Nome do aluno que está dentro da canoa)
Lá do fundo do mar
Quando a música terminar todos os alunos ajudarão o coleguinha que está dentro da canoa a sair da mesma. A brincadeira continuará até que todos tenham navegado dentro da canoa.
1,2,3
Indiozinhos
4,5,6
Indiozinhos
7,8,9
Indiozinhos
10 num
pequeno bote
Vinham
navegando pelo rio abaixo
Quando um
jacaré se aproximou
E o pequeno
bote dos Indiozinhos
Quase, quase
virou!
Mas, não
virou!
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora cantará e construirá com os alunos diferentes movimentos explorando a letra da música.
Dica: Enquanto cantam e dançam as
crianças poderão se deslocar em colunas pelo ambiente da aula como se
estivessem navegando pelo rio.
4 INDIOZINHOS 2
1,2,3
Indiozinhos
4,5,6
Indiozinhos
7,8,9
Indiozinhos
10 num
pequeno bote
10, 9, 8
Indiozinhos
7, 6, 5
Indiozinhos
4, 3, 2
Indiozinhos
1 num pequeno
bote
Ia navegando
pelo rio abaixo
Quando um
jacaré se aproximou
E o pequeno
bote do Indiozinho quase, quase virou
Quase, quase
virou
Rema, rema
que valente
Ele vai
pescar e vai caçar
Usa arco e
flecha de verdade
E um lindo cocar
1,2,3
Indiozinhos
4,5,6
Indiozinhos
7,8,9
Indiozinhos
10 num
pequeno bote
10, 9, 8
Indiozinhos
7, 6, 5
Indiozinhos
4, 3, 2
Indiozinhos
1 num pequeno
bote
Ia navegando
pelo rio abaixo
Quando um
jacaré se aproximou
Quase, quase
virou
Quase, quase
virou
Mas, não
virou!
F - Alunos em colunas, em pé.
D - A Professora cantará e construirá com os alunos diferentes movimentos explorando a letra da música.
Dica: Enquanto cantam e dançam as
crianças poderão se deslocar em colunas pelo ambiente da aula como se
estivessem navegando pelo rio.
4 A CANOA VIROU
M - Uma canoa feita de caixa de papelão ou com dois colchões pequenos da sala de aula (dobrados ao meio, paralelos e amarrados nas pontas).
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora escolherá um aluno para entrar na canoa e navegar enquanto os colegas cantarão e dançarão a música A CANOA VIROU.
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa do (Nome do aluno que está dentro na canoa)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar
Eu tirava o (Nome do aluno que está dentro da canoa)
Lá do fundo do mar
Quando a música terminar todos os alunos ajudarão o coleguinha que está dentro da canoa a sair da mesma. A brincadeira continuará até que todos tenham navegado dentro da canoa.
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