Jogos

Rosseto Jr. et al (2009) evidenciam que:

Os jogos são atividades ricas em situações imprevistas, as quais o indivíduo tem que responder prontamente assumindo responsabilidades e riscos. O comportamento dos jogadores é determinado pela interligação complexa de vários fatores de natureza psíquica, física, tática e técnica. Os jogadores devem resolver situações que exijam elevada adaptabilidade, ou seja, a capacidade de elaborar e operar respostas às situações aleatórias e diversificadas que ocorrem no jogo, o que supõe o trabalho em equipe para alcançar a vitória ou conquistar objetivos traçados.

Os jogos como instrumentos educacionais devem contribuir par a construção de valores morais e éticos, coibindo a competição exacerbada e a conquista de resultados a qualquer custo.  Assim, a intencionalidade educativa do jogo deve apontar para os seguintes objetivos:

·   Resgatar valores humanos como amizade, cooperação, solidariedade e respeito;
·   Favorecer a integração entre alunos e o meio ambiente;
·   Construir regras, normas e atitudes positivas;
·   Ampliar as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo;
·   Contribuir para a formação de sujeitos críticos e participativos.

Na Seleção dos jogos é preciso considerar alguns critérios e princípios que nortearão a ação pedagógica do Professor. Seguem algumas dicas para a escolha de jogos e aplicação dos mesmos.

PARTICIPAÇÃO DE TODOS ... 
Os esforços do Professor devem convergir para que todos participem efetivamente do jogo. A inclusão é direito de todos! Cuidado com os jogos onde os participantes esperam por muito tempo nas colunas ou fileiras. Evitar dinâmicas onde possam se estabelecer o constrangimento ou humilhação. Valorizar sempre o esforço pessoal dos alunos com apreciação positiva de seus empenhos e conquistas.


COMPLEXIDADE DO JOGO ... 
O jogo não deverá ser muito fácil nem muito difícil, mas sim desafiador para motivar os participantes a investirem esforços na busca pela conquista dos objetivos traçados.


INTERFERÊNCIA DO PROFESSOR ... 
Inicialmente, o Professor deverá fazer interferências necessárias para que o jogo se realize. Porém, com o passar do tempo, essa interferência deverá ser mínima para que os participantes consigam gerenciar, de forma positiva e autônoma, situações-problema que surgirem. É preciso compreender que a cooperação e autonomia são aprendidas na ação de cooperar e dialogar para se chegar a acordos que possam resolver conflitos e desafios inerentes ao jogo. Destaca-se a importância do Professor ser um mediador e estar  sempre acompanhando o grupo.


O ERRO EO ACERTO ... 
Ambos fazem parte do processo de aprendizagem. O Professor deverá oportunizar no jogo a repetição de movimentos sendo que entre erros e acertos, o participante fará adaptações necessárias e aprenderá de forma significativa. É interessante compreender que no jogo o desafio é o mesmo para todos, porém os caminhos para a conquista se diferenciam para cada participante.



A IMPREVISIBILIDADE ... 
E necessério estar atento à formação dos grupos para que se estabeleça um certo equilíbrio e existam chances reais de conquistas para todos. Assim, o Professor deverá organizar os grupos variando as formas de escolher os integrantes e oportunizar a participação dos alunos no processo de escolha. Lembre-se: Só ganhar ou perder não é interessante, pois quem só ganha não se sentirá desafiado e quem só perde poderá ter sua autoestima comprometida. Cuidar a questão de gênero, meninas e meninos podem e devem jogar juntos. 





DIFERENTES TIPOS DE JOGOS 

 



 
JOGOS COOPERATIVOS


Caracterizam-se pela cooperação e ajuda mútua para conquistar um objetivo em comum.








JOGOS COMPETITIVOS


Caracterizam-se pela competição onde evidenciam-se o ganhar e o perder.




JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

Caracterizam-se pela iniciação desportiva através de grandes jogos evidenciando-se os movimentos básicos das principais modalidades desportivas. 




JOGOS INTELECTUAIS


Compreendem os jogos de tabuleiro, de perguntas e respostas e desenvolvem a capacidade cognitiva, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.




                                           


JOGOS SENSORIAIS

Caracterizam-se pelo desenvolvimento de brincadeiras e jogos através dos cinco sentidos evidenciando-se as percepções simples e complexas.

    





_____________________________________________________________________________________




1 BOLA AOS QUATRO CANTOS

M - Quatro bambolês e uma bola de borracha.

F -  Alunos organizados em dois grupos, em pé.

D - Os bambolês serão dispostos nos quatro cantos da quadra, no chão. A Professora escolherá quatro alunos, os quais ficarão dentro dos bambolês, em pé. Esses serão os responsáveis por receberem a bola das mãos dos colegas. Após, realizará um “par ou ímpar” para decidir qual grupo iniciará com a bola, no centro da quadra. Ao seu comando o grupo de posse da bola realizará passes entre os integrantes tentando se deslocar até um dos cantos da quadra para entregar a bola para um colega que esteja dentro do bambolê e assim marcar um (01) ponto. O oponente tentará evitar os passes e deslocamento para “roubar” a bola e tentar marcar pontos também. O jogo continuará pelo tempo determinado.


Observação: Os alunos que estão dentro dos bambolês não poderão sair dos mesmos para pegar a bola. Os dois grupos poderão entregar a mesma para qualquer um dos alunos destacados nos bambolês e assim pontuar.

2 CAÇADOR    Imagem relacionada

M - 1 bola.

F -  Alunos dentro do círculo central da quadra, em pé.

D - A Professora escolherá 2 alunos que serão os caçadores e ficarão nas goleiras da quadra sendo que 1 ficará com a bola e iniciará o jogo. Ao comando, lançará a mesma em direção ao centro da quadra com o objetivo de acertar um ou mais colegas. Se conseguir, os alunos que foram tocados pela bola irão ajudar o colega. Caso não acerte, o colega do lado oposto pegará a bola e dará continuidade ao jogo. Assim, procederão até que não reste nenhum colega no centro da quadra. vencerá o grupo que conseguir "caçar" o mais número de colegas.

Observação: Os alunos que se juntam aos caçadores os ajudarão a caçar lançando a bola alternadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário