Grupo
de pessoas que se amam e convivem!
Cada
um tem a sua e deve valorizá-la para alcançar a felicidade.
Cada EMEI ou Escola tem a forma de comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais sendo que muitas optam por um Projeto sobre Família. Então, contextualize suas práticas conforme realidade.
Nas brincadeiras onde aparece a palavra MÃE pode-se substituir por qualquer membro da família.
Cada EMEI ou Escola tem a forma de comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais sendo que muitas optam por um Projeto sobre Família. Então, contextualize suas práticas conforme realidade.
Nas brincadeiras onde aparece a palavra MÃE pode-se substituir por qualquer membro da família.
1 MAMÃE DISSE PARA:
F - Alunos em fileira, à frente da Professora, em pé.
D - A Professora representará a Mamãe e solicitará ao alunos (filhos) que realizem diferentes movimentos. Como por exemplo: correr no lugar, saltitar, bater palmas, pular para frente, para trás, para um lado e outro, dançar, girar, rebolar, correr pelo ambiente da aula, caminhar, engatinhar, rolar, etc.
Variação: Oportunizar a participação das alunas (meninas) através da substituição da Mamãe. O Personagem poderá ser o Papai ou qualquer membro da família.
D - A Professora representará a Mamãe e solicitará ao alunos (filhos) que realizem diferentes movimentos. Como por exemplo: correr no lugar, saltitar, bater palmas, pular para frente, para trás, para um lado e outro, dançar, girar, rebolar, correr pelo ambiente da aula, caminhar, engatinhar, rolar, etc.
Variação: Oportunizar a participação das alunas (meninas) através da substituição da Mamãe. O Personagem poderá ser o Papai ou qualquer membro da família.
2 ONDE ESTÃO
AS COISAS DA MAMÃE?
M - Objetos escolhidos para representar a Mamãe.
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - A Professora organizará no centro do círculo e mostrará aos alunos coisas que a Mamãe usa. Como por exemplo: bolsa, sapato, batom, lenço, pulseira, óculos, blusa, etc. Após visualizarem os objetos, a Professora solicitará que os alunos formem um círculo de costas e fechem os olhos. Então, escolherá um dos objetos para esconder no ambiente da aula. Ao comando, os alunos abrirão os olhos e novamente formarão um círculo de testa para descobrir qual objeto está faltando e sair a procura do mesmo. Ao encontrar o objeto, o aluno deverá levá-lo para o centro do círculo.
Variação: Ao invés de esconder um de cada vez, a Professora poderá esconder dois ou três. Se desejar poderá esconder todos de uma só vez.
F - Alunos em círculo de testa, sentados.
D - A Professora organizará no centro do círculo e mostrará aos alunos coisas que a Mamãe usa. Como por exemplo: bolsa, sapato, batom, lenço, pulseira, óculos, blusa, etc. Após visualizarem os objetos, a Professora solicitará que os alunos formem um círculo de costas e fechem os olhos. Então, escolherá um dos objetos para esconder no ambiente da aula. Ao comando, os alunos abrirão os olhos e novamente formarão um círculo de testa para descobrir qual objeto está faltando e sair a procura do mesmo. Ao encontrar o objeto, o aluno deverá levá-lo para o centro do círculo.
Variação: Ao invés de esconder um de cada vez, a Professora poderá esconder dois ou três. Se desejar poderá esconder todos de uma só vez.
3 MAMÃE POSSO
IR?
F - Alunos em fileira, à frente da Professora, em pé
D - A Professora representará a Mamãe e iniciará a brincadeira posicionando-se a uma certa distância das crianças que travarão um diálogo com a mesma.
Crianças: Mamãe posso ir?
D - A Professora representará a Mamãe e iniciará a brincadeira posicionando-se a uma certa distância das crianças que travarão um diálogo com a mesma.
Crianças: Mamãe posso ir?
Professora: Sim!
Crianças: Quantos passos?
Professora: Dirá o número de passos que as crianças terão que dar.
A brincadeira continuará até as crianças alcançarem a Mamãe.
Variações:
A Professora poderá:
Crianças: Quantos passos?
Professora: Dirá o número de passos que as crianças terão que dar.
A brincadeira continuará até as crianças alcançarem a Mamãe.
Variações:
A Professora poderá:
- · Chamar um aluno por vez para realizar o deslocamento. Observar quem chega primeiro ao lado da Mamãe, pois esse será o substituo dela;
- · Variar as formas de deslocamento, solicitando que os alunos imitem animais, por exemplo: dois passos de elefante, cinco passos de formiguinha, etc;
4 AJUDANDO A
MAMÃE!
M - Brinquedos variados (podem ser os da sala de aula)
dentro de uma caixa.
F - Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.
D - A Professora convidará os alunos para retirarem os
brinquedos da caixa e os deixará brincar por um determinado tempo. Após, as
crianças explorarem os brinquedos a mesma solicitará ajuda para guardá-los na
caixa. Enquanto organizam o ambiente a Professora conversará com os
alunos a respeito da importância de cooperar com a Mamãe na organização dos
brinquedos em casa e, também, com a Professora e os coleguinhas na sala de aula
e na Escola.
5 BRINCANDO
COM AS COISAS DA MAMÃE
M - Tijolos de seis furos, pedaços de TNT, canos de PVC, placas confeccionadas com papelão, imagens de batom, sabonete, perfume, creme hidratante, escova de cabelo e esmalte.
M - Tijolos de seis furos, pedaços de TNT, canos de PVC, placas confeccionadas com papelão, imagens de batom, sabonete, perfume, creme hidratante, escova de cabelo e esmalte.
F - Alunos em fileira, em pé.
D - A Professora organizará os materiais antecipadamente
dispondo-os numa coluna ou espalhando-os pelo ambiente onde a aula será
realizada. Iniciará a brincadeira colocando a fileira à frente dos materiais e
antes de dar o comando para se deslocarem, a Professora conversará com os
alunos explorando o tema.
Por exemplo:
·
Qual o nome do item da placa?
·
Como a Mamãe o utiliza?
·
Quantos têm na placa?
·
Quais cores eles têm?
·
Quais são seus tamanhos?
Dica: Os alunos poderão brincar
ziguezagueando entre os materiais.
M - Coisas da Mamãe: bolsa, sapato, batom, lenço, pulseira, óculos, blusa, vestido, perfume, creme hidratante, escova
de cabelo e esmalte.
F - Alunos em círculo de testa, em pé.
D - A Professora organizará os materiais antecipadamente
dispondo-os pelo ambiente onde a aula será realizada. Iniciará a brincadeira
solicitando que todos os alunos se dirijam a uma determinada Coisa da Mamãe. A brincadeira seguirá
até que as crianças tenham passado por todos os itens escolhidos para a
brincadeira explorando diferentes formas de deslocamentos.
Por exemplo:
·
Caminhar até a
bolsa da Mamãe;
·
Correr até o
vestido da Mamãe;
·
Engatinhar até o
batom da Mamãe;
·
Saltitar até o
esmalte da Mamãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário