Família



Grupo de pessoas que se amam e convivem!

Cada um tem a sua e deve valorizá-la para alcançar a felicidade.

Cada EMEI ou Escola tem a forma de comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais sendo que muitas optam por um Projeto sobre Família. Então, contextualize suas práticas conforme realidade.

Nas brincadeiras onde aparece a palavra MÃE pode-se substituir por qualquer membro da família.


 





1 MAMÃE DISSE PARA:



F -  Alunos em fileira, à frente da Professora, em pé. 

D - A Professora representará a Mamãe e solicitará ao alunos (filhos) que realizem diferentes movimentos. Como por exemplo: correr no lugar, saltitar, bater palmas, pular para frente, para trás, para um lado e outro, dançar, girar, rebolar, correr pelo ambiente da aula, caminhar, engatinhar, rolar, etc. 

Variação: Oportunizar a participação das alunas (meninas) através da substituição da Mamãe. O Personagem poderá ser o Papai ou qualquer membro da família.




2 ONDE ESTÃO AS COISAS DA MAMÃE?              


        

M - Objetos escolhidos para representar a Mamãe. 

F -  Alunos em  círculo de testa, sentados. 

D - A Professora organizará no centro do círculo e mostrará aos alunos coisas que a Mamãe usa. Como por exemplo: bolsa, sapato, batom, lenço, pulseira, óculos, blusa, etc. Após visualizarem os objetos, a Professora solicitará que os alunos formem um círculo de costas e fechem os olhos. Então, escolherá um dos objetos para esconder no ambiente da aula. Ao comando, os alunos abrirão os olhos e novamente formarão um círculo de testa para descobrir qual objeto está faltando e sair a procura do mesmo. Ao encontrar o objeto, o aluno deverá levá-lo para o centro do círculo. 

Variação: Ao invés de esconder um de cada vez, a Professora poderá esconder dois ou três. Se desejar poderá esconder todos de uma só vez.





3 MAMÃE POSSO IR?   


                                           

F -  Alunos em fileira, à frente da Professora, em pé

D - A Professora representará a Mamãe e iniciará a brincadeira posicionando-se a uma certa distância das crianças que travarão um diálogo com a mesma. 

Crianças: Mamãe posso ir? 
Professora: Sim! 
Crianças: Quantos passos? 
Professora: Dirá o número de passos que as crianças terão que dar. 

A brincadeira continuará até as crianças alcançarem a Mamãe. 

Variações:    

A Professora poderá:

  • ·   Chamar um aluno por vez para realizar o deslocamento. Observar quem chega primeiro ao lado da Mamãe, pois esse será o substituo dela;
  • ·   Variar as formas de deslocamento, solicitando que os alunos imitem animais, por exemplo: dois passos de elefante,  cinco passos de formiguinha, etc;




4 AJUDANDO A MAMÃE!   


       

M - Brinquedos variados (podem ser os da sala de aula) dentro de uma caixa.

F -  Alunos dispersos pelo ambiente da aula, em pé.

D - A Professora convidará os alunos para retirarem os brinquedos da caixa e os deixará brincar por um determinado tempo. Após, as crianças explorarem os brinquedos a mesma solicitará ajuda para guardá-los na caixa. Enquanto organizam o ambiente a Professora  conversará com os alunos a respeito da importância de cooperar com a Mamãe na organização dos brinquedos em casa e, também, com a Professora e os coleguinhas na sala de aula e na Escola.




5 BRINCANDO COM AS COISAS DA MAMÃE  

M - Tijolos de seis furos, pedaços de TNT, canos de PVC, placas confeccionadas com papelão, imagens de batom, sabonete, perfume, creme hidratante, escova de cabelo e esmalte.

F -  Alunos em fileira, em pé.

D - A Professora organizará os materiais antecipadamente dispondo-os numa coluna ou espalhando-os pelo ambiente onde a aula será realizada. Iniciará a brincadeira colocando a fileira à frente dos materiais e antes de dar o comando para se deslocarem, a Professora conversará com os alunos explorando o tema. 

Por exemplo:

·        Qual o nome do item da placa?

·        Como a Mamãe o utiliza?

·        Quantos têm na placa?

·        Quais cores eles têm?

·        Quais são seus tamanhos?

Dica: Os alunos poderão brincar ziguezagueando entre os materiais.




6 PROCURANDO AS COISAS DA MAMÃE



   
              

M - Coisas da Mamãe: bolsa, sapato, batom, lenço, pulseira, óculos, blusa, vestido, perfume, creme hidratante, escova de cabelo e esmalte.

F -  Alunos em círculo de testa, em pé.

D - A Professora organizará os materiais antecipadamente dispondo-os pelo ambiente onde a aula será realizada. Iniciará a brincadeira solicitando que todos os alunos se dirijam a uma determinada Coisa da Mamãe. A brincadeira seguirá até que as crianças tenham passado por todos os itens escolhidos para a brincadeira explorando diferentes formas de deslocamentos.


Por exemplo: 

·        Caminhar até a bolsa da Mamãe;

·        Correr até o vestido da Mamãe;

·        Engatinhar até o batom da Mamãe;

·        Saltitar até o esmalte da Mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário