QRC 1

Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino Médio Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa



QRC = QUADRO RESUMO DE CONHECIMENTOS

Nas aulas de Educação Física podemos trabalhar muitos conhecimentos que contribuirão no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos.


Lembre-se que é preciso compreendê-los para melhor desenvolvê-los. A postagem  ajudará a nortear seus estudos, porém é preciso buscar, sempre, mais informações para ampliar seus conhecimentos bem como aplicá-los conforme diálogos e orientações em aula.

As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem serão a lúdica e a dialética.


CONHECIMENTOS
Conceitos... O que significam? 
____________________________________________________________________________________________________________


COOPERAÇÃO















Através dela se aprende a considerar o outro como um parceiro e não como um adversário.  O objetivo principal é a participação de todos em busca de uma meta em comum, sem agressão física considerando o ritmo de cada um.



COMPETIÇÃO

É importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.




DIRECIONALIDADE








É o deslocamento de objetos ou de pessoas em um determinado espaço em função de um ponto determinado.



EQUILÍBRIO
 
É a manutenção do corpo em uma mesma posição durante um determinado tempo. Pode ser dinâmico ou estático.



ESQUEMA CORPORAL





É a consciência do próprio corpo, de suas partes e dos movimentos que o mesmo pode realizar.



EXPRESSÃO CORPORAL



 






É a expressão criativa através de movimentos corpóreos.



FREIO INIBITÓRIO






É o domínio do movimento no tempo e no espaço que permite a criança se organizar dentro de limites.




JOGOS INTELECTUAIS


 

Caracterizam-se pela capacidade cognitiva, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.




LATERALIDADE






É a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda. 
Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo. Os movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas um dos lados. 
Uma criança nasce ambidestra e entre 06 a 08 anos ela define sua lateralidade ocorrendo assim a predominância motora de um dos lados do corpo.




MOTRICIDADE AMPLA




É a realização de movimentos envolvendo as grandes massas musculares.




MOTRICIDADE FINA

É a realização de pequenos movimentos usando pequenas massas musculares.

Labial: relacionada aos lábios. Ex: assoviar, assoprar e gesticular.
 

Lingual: relacionada aos movimentos da língua. Ex:  imitar barulhos ou sons.


Pedal: relacionada aos movimentos dos pés e dedos.
  


Ocular: relacionada aos movimentos dos olhos. Ex: acompanhar com os olhos um certo movimento, sem mexer a cabeça.
 


Manual/Digital: relacionada aos movimentos das mãos e dedos

Imagem relacionada  

Resultado de imagem para desenhos de pes   Resultado de imagem para desenhos de maos





PERCEPÇÕES

É a aquisição de conhecimentos por meio dos sentidos, do mundo exterior e do próprio corpo. É o fenômeno de captar, distinguir, perceber, associar e interpretar sensações.




Percepções Simples: audição, olfato, paladar, tato e visão.




Percepções Complexas: espacial e temporal, figura-fundo, coordenação viso-motora.

   





PRÉ-DESPORTIVOS


São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras.


RITMO




















Diz respeito à movimentação própria de cada indivíduo. Pode ser acelerado, lento ou cadenciado.




SOCIALIZAÇÃO





Socialização é todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.





ATENÇÃO ALUNAS E ALUNOS

O QRC em .doc (editor de texto) está disponível na Vice Direção da Escola para xérox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário