Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino Médio Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa
Nas aulas de Educação Física podemos trabalhar muitos conhecimentos que contribuirão no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos.
Lembre-se que é preciso compreendê-los para melhor desenvolvê-los. A postagem ajudará a nortear seus estudos, porém é preciso buscar, sempre, mais informações para ampliar seus conhecimentos bem como aplicá-los conforme diálogos e orientações em aula.
As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem serão a lúdica e a dialética.
CONHECIMENTOS
Conceitos... O que significam?
____________________________________________________________________________________________________________
COOPERAÇÃO
COMPETIÇÃO
É importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
DIRECIONALIDADE
É o deslocamento de objetos ou de pessoas em um determinado espaço em função de um ponto determinado.
É a manutenção do corpo em uma mesma posição durante um determinado tempo. Pode ser dinâmico ou estático.
É a consciência do próprio corpo, de suas partes e dos movimentos que o mesmo pode realizar.
É o domínio do movimento no tempo e no espaço que permite a criança se organizar dentro de limites.
JOGOS INTELECTUAIS
Caracterizam-se pela capacidade cognitiva, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.
É a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda.
Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo. Os movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas um dos lados.
Uma criança nasce ambidestra e entre 06 a 08 anos ela define sua lateralidade ocorrendo assim a predominância motora de um dos lados do corpo.
É a realização de movimentos envolvendo as grandes massas musculares.
MOTRICIDADE FINA
É a realização de pequenos movimentos usando pequenas massas musculares.
Labial: relacionada aos lábios. Ex: assoviar, assoprar e gesticular.
Lingual: relacionada aos movimentos da língua. Ex: imitar barulhos ou sons.
Pedal: relacionada aos movimentos dos pés e dedos.
Ocular: relacionada aos movimentos dos olhos. Ex: acompanhar com os olhos um certo movimento, sem mexer a cabeça.
Manual/Digital: relacionada aos movimentos das mãos e dedos
PERCEPÇÕES
É a aquisição de conhecimentos por meio dos sentidos, do mundo exterior e do próprio corpo. É o fenômeno de captar, distinguir, perceber, associar e interpretar sensações.
Percepções Complexas: espacial e temporal, figura-fundo, coordenação viso-motora.
PRÉ-DESPORTIVOS
São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras.
RITMO
Diz respeito à movimentação própria de cada indivíduo. Pode ser acelerado, lento ou cadenciado.
SOCIALIZAÇÃO
Socialização é todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
ATENÇÃO ALUNAS E ALUNOS
O QRC em .doc (editor de texto) está disponível na Vice Direção da Escola para xérox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário