Caracterizam-se pela organização em forma de colunas ou fileiras
e pelo revezamento na execução das atividades (tipo "bate e volta").
Podem ser utilizados diferentes tipos de materiais ou não.
Estafeta ou revezamento evidencia o percurso feito por vários elementos de uma equipe.
Cada elemento realiza o trajeto que lhe compete.
Cada elemento realiza o trajeto que lhe compete.
A competição evidencia-se de forma natural,
por isso é importante observar cuidadosamente o ano no qual serão aplicadas.
1 CORRIDA COM BAMBOLÊS
M - Quatro bambolês.
F - Duas colunas, em pé.
D - A Professora distribuirá dois bambolês para o primeiro aluno de cada coluna. Esse aluno ficará com um bambolê na mão e colocará o outro no chão. Ao comando da mesma saltará para dentro do bambolê e colocará o que esta na sua mão no chão, a sua frente. Após, saltará para dentro do mesmo, pegará o que ficou nas suas costas, colocará a sua frente e, assim sucessivamente, até o ponto demarcado pela Professora anteriormente tendo que retornar da mesma forma até o segundo colega da coluna ao qual entregará os bambolês para dar continuidade a brincadeira.
2 PASSANDO A BOLA
M - Três bolas.
F - Três colunas, sentados.
D - A Professora distribuirá uma bola para o primeiro aluno de cada coluna que irá segurá-la acima da cabeça. Ao comando, o mesmo terá que passar a bola para o colega que está atrás e assim até o último que após pegá-la terá que correr até o início da coluna e repetir o movimento. O término ocorre quando todos os participantes ocuparem as posições iniciais.
Variação: Realizar a brincadeira com os alunos em pé.
2 BOLA AO TÚNEL
M - Duas bolas.
F - Duas colunas, em pé.
D - A Professora distribuirá uma bola para o primeiro aluno de cada coluna que irá segurá-la a altura do peito. Ao comando, o mesmo terá que passar a bola, por entre as pernas, para o colega que está atrás e assim até o último que após pegá-la terá que correr até o início da coluna e repetir o movimento. O término ocorre quando todos os participantes ocuparem as posições iniciais.
Variação: Fazer a bola ir e retornar por entre as pernas, finalizando a brincadeira quando a mesma chegar no início da coluna. Outra possibilidade, é o primeiro aluno fazer a bola rolar por toda a coluna (túnel) até o último integrante que a pegará, correrá até a frente da coluna e repetirá o movimento. O término ocorre quando todos os participantes ocuparem as posições iniciais.
3 BOLA PARA DIREITA OU ESQUERDA
M - Duas bolas.
F - Duas colunas, em pé.
D - A Professora distribuirá uma bola para o primeiro aluno de cada coluna que irá segurá-la a altura do peito. Ao comando, o mesmo terá que passar a bola, pela direita, para o colega que está atrás e assim até o último, que após pegá-la terá que passar, pela esquerda, ao colega da frente. O término ocorre quando a bola chegar ao primeiro da coluna.
Variação: Fazer saída pela esquerda e término pela direita. Também, saída e término pela direita ou saída e término pela esquerda.
F - Duas colunas, em pé.
D - A Professora distribuirá uma bola para o primeiro aluno de cada coluna que irá segurá-la a altura do peito. Ao comando, o mesmo terá que passar a bola, pela direita, para o colega que está atrás e assim até o último, que após pegá-la terá que passar, pela esquerda, ao colega da frente. O término ocorre quando a bola chegar ao primeiro da coluna.
Variação: Fazer saída pela esquerda e término pela direita. Também, saída e término pela direita ou saída e término pela esquerda.
Dica: Você pode combinar as três formas de passar a bola e construir uma única brincadeira.
Por exemplo:
Por exemplo:
- Iniciar passando a bola por cima da cabeça, vai e volta até o início da coluna;
- Após, passar a bola por entre as pernas, vai e volta até o início da coluna;
- Para finalizar sai pela direita e retorna pela esquerda até o início da coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário