Podem ser recreativas, culturais, intelectuais ou competitivas.
São planejadas tarefas que desafiam os participantes, que se organizam em grupos!
Tem como objetivo principal pôr à prova as habilidade físicas ou conhecimentos específicos dos membros das equipes.
Tem como objetivo principal pôr à prova as habilidade físicas ou conhecimentos específicos dos membros das equipes.
GINCANA BACANA
M - Cadeira, chapéu, colher, laranja, água, balde, caneca, PET, sacos grandes, bacia, bolinhas coloridas, bambolês e balas.
F - Turma organizada em dois grupos.
D - A Professora explicará e demonstrará cada tarefa antes de iniciar. Mediante dificuldades e erros, as crianças serão orientadas e ajudadas para que consigam executar as propostas.
TAREFAS
1 Equilibrando laranjas


M - Duas colheres de sopa e duas laranjas (pode ser bolinhas).
F - Duas colunas, em pé.
D - Serão colocadas à frente de cada coluna três cadeiras (podem ser PET's). O primeiro aluno de cada coluna receberá uma colher, uma laranja e um chapéu. Ao comando da Professora, os alunos deverão colocar o chapéu, segurar a colher com uma das mãos e colocar a laranja encima da mesma. Após, percorrer o trajeto a sua frente ziguezagueando entre as cadeiras. Retornar e entregar os materiais para o próximo da coluna e assim sucessivamente até o último.
2 Transportando água

M - Duas canecas de plástico, dois baldes com água e duas PET's.
F - Duas colunas, em pé.
D - Serão colocadas à frente de cada coluna um balde com água e distante do mesmo uma PET vazia. O primeiro aluno de cada coluna receberá uma caneca de plástico. Ao sinal da Professora, os alunos deverão correr até o balde, encher a caneca e correr até a PET para colocar a água. Retornar e entregar a caneca para o próximo da coluna e assim sucessivamente até o último.
M - Dois sacos grandes (podem ser de estopa, plásticos ou confeccionados de TNT).
F - Duas colunas, em pé.
D - A Professora demarcará e mostrará o ponto até onde os alunos deverão deslocar-se. Cada aluno receberá um saco. Ao comando, deverão entrar para dentro do mesmo, saltitar até a marca estabelecida e retornar passando o saco para o próximo da coluna que dará continuidade a brincadeira.
4 Procurando a surpresa



M - Uma bacia grande, várias bolinhas coloridas, três cadeiras, dois bambolês e balas (uma para cada criança).
F - Uma fileira, em pé.
D - A Professora organizará o material antecipadamente colocando as bolinhas coloridas e as balas dentro da bacia. À frente da fileira ficarão as três cadeiras, um bambolê no chão e outro seguro pela Professora. Ao comando, será chamado um aluno para passar por baixo das cadeiras, pular dentro do primeiro bambolê, passar por dentro do segundo e correr até a bacia para procurar a surpresa usando apenas uma das mãos e com os olhos fechados. Quando o aluno encontrar a bala, outro será chamado para realizar a proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário